Diante de uma sociedade extremamente preconceituosa, que julga as pessoas pela sua cor, raça, religião e etc. o respeito é algo que parece ter sido deixado para trás. Em busca de uma solução para amenizar esses conflitos, o governo criou uma cota para negros nas universidades públicas de Brasília.
A cota garante mais oportunidades de vagas para negros, entre outros. Pessoalmente, não consigo entender de que forma essas cotas auxiliam a exterminar o preconceito, já que, em meu ver, apenas o tornam cada vez maior.
As cotas, de uma forma indireta, insinuam que os negros precisam de uma ajuda a mais que os brancos e que a sociedade os vê de uma forma ainda mais preconceituosa: pobres, que não são capazes de pagar uma escola particular para sua formação.
Para piorar a situação, ainda foram feitas críticas também indiretas às nossas escolas públicas, julgando-as incapazes de formar com real eficácia um de seus estudantes. Deveria ser estudado um novo projeto de cota, que disponibilizasse vagas não para os negros, e sim para os que não tem condições monetárias para investir em uma educação melhor para seus filhos.
Devemos admitir que as escolas públicas não estão em boas condições e isso é reconhecido até mesmo pelo governo, mas isso não foi alterado.
É claro que é muito bom para o governo que a porcentagem de analfabetização seja alta, assim as pessoas não aprendem a ler os jornais que falam mal de seus governantes, apóiam em suas candidaturas apenas para ganhar um dinheiro, que não conseguem ganhar com seus próprios esforços, já que não são empregados.
Construir moradias parece muito nobre quando vemos pela televisão pessoas desabrigadas sorrindo e abraçando seus "bondosos" candidatos. Também nos parece muito nobre ver os políticos entregando cestas básicas e a bolsa família, mas isso apenas torna as famílias mais e mais dependentes do governo!
Deveriam construir e aprimorar as escolas públicas, investindo na educação, e conseqüentemente, investindo em futuros homens e mulheres empregados, que seriam capazes de sustentar suas famílias sem ajuda alguma dos candidatos. Isso faria do nosso país um país mais consciente, não vamos permitir que o governo coloque rédeas em seus eleitores e nos diga o que fazer. Vamos lutar pelos nossos direitos, vamos construir um Brasil justo, por que, se depender dos nossos políticos, isso nunca vai acontecer.