Bacharel em Ciências Sociais (ULBRA) Universidade Luterana do Brasil Canoas/RS

Blog: http://www.sillaaa.wordpress.com / [email protected]

 CORRUPÇÃO ELEITORAL E SOCIAL,

A PRIVADA PÚBLICA ESTÁ CHEIA.

Autor: Justino Amorim da Silva

 

Nosso País infelizmente ainda caminha na estrada da corrupção, a nossa realidade nos impulsiona a cada vez mais fazer uma trincheira de defesa contra esta corrupção exacerbada a qual assola nossa sociedade brasileira afetando sua população, principalmente os mais necessitados que pelo fato de viverem na miséria se tornam refém deste modelo corruptível ao qual está nos levando para o caos social, se é que não já estamos neste caos, acreditamos que sim.

Atualmente a pauta nos telejornais tem sido a corrupção no governo do PT da Presidenta Dilma Rousseff. A pergunta que se pode fazer é porque só agora no governo do PT a Mídia-Imprensa resolveu bater tão forte na questão da corrupção?

Não existiu corrupção nos governos anteriores? Parece piada! O fato é que estamos vivendo uma guerra partidária e esta guerra está sendo financiada pela elite partidária de outrora a qual esteve no poder por décadas e que muito pouco se fez pelo país em termos de políticas públicas e sociais voltadas principalmente para as classes mais necessitadas. A corrupção de fato também invadiu a bancada governamental dos governantes petistas, mais esta praga maligna já está enraizada na política brasileira independe ela de partido A, B ou C.

Quando saímos nas ruas ou ligamos a TV o que se houve é mais um escândalo de corrupção seja no governo do PT ou em algum órgão público, partidário e até no Poder Judiciário e assim vai se chegando até os cidadãos.

Se fizermos um histórico político no Brasil dos partidos que mais assumiram o poder no País iremos perceber que não foi o PT, PTB, PCdoB, e outros partidos menores, mais sim o PMDB que passou décadas no poder político do país, depois PSDB que nasce da Raiz PMDBISTA. Mais o fato aqui é a corrupção que virou um CANCER PÙBLICO e SOCIAL. Digo Público porque ela está em todos os órgãos públicos do país e também Social porque a sociedade também já está contaminada pelo vírus cancerígeno desta patologia corruptiva social pública.

 Portanto, devemos combater a corrupção em todos os níveis, neste sentido, devemos pensar como estamos agindo com relação a nossa cidadania no que se refere aqui ao combate à corrupção eleitoral em especial, mais também a outras formas de corrupção. Fica difícil erradicar esta praga maligna em um país onde a própria sociedade está infectada por esta patologia social. Se pensarmos bem, cada um de nós já praticou ou ainda pratica algo corruptível. Ex: passar meu serviço de banco ao amigo que está na frente da fila é uma forma de corrupção, claro que hoje diminuiu devido às fichas eletrônicas, ou por melhoria de consciência, mais ainda existe e de maneira mais moderna. Também se percebe a corrupção quando alguém molha a mão do guarda de transito, do amigo que trabalha em determinado órgão público (DETRAN) e ai vai. Às vezes nossas falas sobre os políticos que roubam dinheiro público não procedem, porque nossa prática também tem sido corrupta, infelizmente. 

Queremos enfatizar que: Se Nossos representantes são corruptos, temos alguma culpa no cartório, porque na maioria das vezes não os denunciamos e quando denunciamos percebemos uma morosidade e a não punição dos corruptos, pois, há conivência e má vontade de resolver este mal.

 Não basta elegermos o candidato e deixá-lo livre em sua função, precisamos estar de olho verificando, exigindo o exercício de sua função e se for o caso denunciar os atos corruptíveis.

 O COCÔ da Corrupção está tão impregnado nos órgãos público e especialmente na política brasileira que já se sente o mau cheiro de longe, quando se ver um político ou funcionário público logo deduzimos lá vem mais um ladrão, o problema aqui neste ponto é um pré-julgamento, ou seja, julgar algum político de corrupto sem o conhecer antes de fato quem é ele e qual o seu caráter ou reputação, mais, no entanto, o povo brasileiro já está desacreditado de alguém honesto na política ou nos setores público deste país, principalmente nos Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. 

 Parte do povo brasileiro infelizmente já está também caindo na corrupção, mais se os governantes que ganham muito bem têm altas regalias e ainda roubam o dinheiro público, o que o povo vai pensar e fazer. Se nossos representantes não dão bons exemplos, dificilmente teremos resultados positivos.

 Aristóteles em seu livro (Política) Diz que todo ser humano é um ser social e político. A função do cidadão para este autor grego é cuidar da (polis) cidade para o bem de todos, neste sentido, parece que estamos longe desta responsabilidade como cidadãos pertencentes a Polis - Cidade.

 Ainda que as visões de Aristóteles fossem excludentes em sua ideologia e em seu tempo, mais ele já nos deixa uma boa direção. O problema é que estamos acomodados. Nem sequer temos a coragem de formar um grupo seja ele elitizado ou mais coletivo para cuidar e zelar da Cidade, Estado, País ou comunidade.

 Povo com fome, sem educação, saúde corre o risco de se contaminar ou de pisar na merda.

 Mas como alimentar a esperança de que o Brasil venha a mudar, se a nossa classe dirigente continua a mesma?  Com essa gente que tomou de assalto o poder deste país, só uma mente doentia é capaz de acreditar que moralizar a política brasileira é possível.

 Como já diz o antigo ditado popular em merda quanto mais se meche ela fede mais. A corrupção no Brasil já deu na tampa da privada pública, já não cabe mais nenhuma latrina de merda da corrupção nestas privadas, pois, as fosses correm o risco de explodir assim como explodiram os bueiros na cidade de São Paulo. Bosta acumulada por muito tempo gera gás, e gás com aquecimento global causa explosão.

 Caso tentarmos esgotar a corrupção será um sacrifício social brasileiro e correremos o risco da contaminação se espalhar para tudo quanto é lado atingindo as pessoas com um mau cheiro infernal. Se quisermos banir a corrupção teremos que assumir um compromisso ético social, porém, correremos o risco de alguns de nós sermos contaminados pelos excrementos desta corrupção.