Correntes na Internet

A Internet é algo maravilhoso, pois se usada de forma correta é uma ferramenta de informação, formação, entretenimento e muitas outras facilidades em nosso dia a dia. Encontramos de tudo na Internet, seja bom ou ruim. Outra utilidade importantíssima da Internet é disseminação rápida e eficaz de informações e comunicação.
Com a massificação da Internet o e-mail tem se tornado cada vez mais um meio de comunicação ágil e eficaz. Tão ágil e eficaz que tem sido usado para a disseminação das famosas "correntes". Temos "correntes" de todos os tipos: para ganhar dinheiro, para divulgar fotos de pessoas desaparecidas e de mensagens religiosas.
As "correntes" que mais circulam e a de maior número, sem dúvidas, são as religiosas. Com certeza você que agora está lendo isso tem recebido quase que diariamente a "visita" de Jesus Cristo, Nossa Senhora, ou algum outro santo ou santa. Pelos meus cálculos no ano de 2010 devo ter recebido uma 365 "visitas" de Jesus Cristo e mais outras tantas de Nossa Senhora ou de algum outro santo ou santa.
Aqui quero me ater mais as "correntes religiosas". Essas correntes normalmente contém um apelo muito emotivo e usam de artifícios que buscam fazer com que as pessoas enviem essas mensagens adiante. Os artifícios bastante comuns são os de que se você não tem vergonha de assumir Deus deve passar para um número X de contatos ou todos seus contatos.
Esses formadores de "correntes religiosas" usam de um meio que pode ser muito comparado com a chantagem. Sim chantagem e o que é pior usam o nome de Deus para chantagear as pessoas. Quantas vezes você já recebeu e-mail que dizia algo parecido com isso: "Não se envergonhe de Deus, pois se fizer isso ele se envergonhará de você".
Ora, convenhamos. Deus usa essas pessoas para criarem e mandarem esses e-mails? Tenho certeza que não. Quem dissemina esse tipo de e-mail muitas vezes nem é tão religioso, mas o faz por se sentir obrigado por ter recebido uma mensagem que praticamente o obriga a fazer isso. Ainda mais os criadores dessas correntes normalmente são pessoas com más intenções que buscam, através da disseminação dessas correntes, formarem uma enorme lista de e-mails para que você receba uma infinidade de e-mails de empresas, sites e organizações que nunca conheceu.
Tenho certeza que cada um é dono de suas próprias decisões e sabe muito bem decidir sobre sua religiosidade sem que algum amigo, ou muitas vezes pessoas que nem conhece, o façam ser religioso através das famosas "correntes". Acreditar que apenas o Cristianismo é o "certo" já me parece excessivo presunçoso e acreditar que alguém é mais ou menos Cristão por enviar ou não uma dessas "correntes" adiantes me parece muito abusivo e invasivo.
As pessoas reproduzem a mensagem achando que estão fazendo o bem, quando, na verdade, estão prejudicando o sistema, pois, independente da procedência e dos objetivos (sejam eles humanitários, de protesto ou de apoio) o que acontece é prejuízo para pessoas e organizações mundo afora, pois o envio indiscriminado de dezenas, centenas e até milhares de mensagens gera um tráfego absurdo, inútil e desnecessário na Internet e demonstra a desinformação dos internautas.¹
Os mal intencionados da internet usam a ingenuidade das pessoas para que essas disseminem pela rede essas "correntes" e assim os auxiliem na sua tarefa de aumentar a lista de e-mails que possuem para que depois possam enviar outros tipos de e-mails, inclusive contendo algum tipo de praga, como vírus, por exemplo.
Então para seu próprio bem e para o bem do bom tráfego da internet, da próxima vez que receber uma dessas "correntes" tome a inteligente atitude de simplesmente apagar o e-mail. Tenha plena certeza que nada irá lhe acontecer se não enviar o e-mail. Não acontecerá nada de bom nem de ruim. Aliás se você não enviar irá acontecer algo bom sim, pois menos pessoas irão receber uma mensagem indesejada e o trânsito de informações pela rede ficará muito melhor. Pensem nisso!

___________________________________________________________
Nota
1. http://www.ufpa.br/dicas/net1/spa-cor.htm