ROSSI o collie vegetariano

 

Eu devia ter uns quinze anos de idade, quando um tio trouxe para a nossa casa um cão da raça collie, de porte grande, lindo, com pelos longos, de cor amarelo claro, focinho comprido, olhos castanhos e comportamento muito dócil. Ele era igualzinho ao cão personagem principal de um filme, que naquela época era exibido pela televisão num seriado chamado Lessie – não havia uma criança que não quisesse ter um cão como aquele.

 

Meu tio havia ganhado o filhote, mas não podia ficar com ele porque morava em uma casa pequena que não tinha quintal para abrigar aquele animal. Na mesma hora, eu aceitei o presente, antes mesmo que minha mãe tivesse tempo de pensar em rejeitá-lo alegando qualquer desculpa.


Minha irmã, cinco anos mais nova do que eu, já se apaixonou pelo cão e começou a escovar seus pelos e fazer-lhe carinho.  Era como se fizéssemos parte da série exibida pela televisão , tínhamos também um cão famoso, a quem demos o nome de “Rossi” – por causa de um jogador  de futebol famoso naquela época.

 

Com o passar do tempo, o Rossi foi crescendo e percebemos que ele possuía uma séria alergia principalmente na região do focinho.  A pele ficava irritada, avermelhada e os pelos caiam, deixando várias falhas.

Levamos o Rossi ao veterinário e recebemos a recomendação de que ele deveria comer verduras e frutas em sua dieta diária de refeições, pois somente assim, junto aos remédios que deveria tomar poderíamos curá-lo.

 

Assim, diariamente dávamos remédio a ele, passávamos pomada nos machucados e também juntávamos cascas de batata, cenoura, beterraba, rabanete, folhas de brócolis, couve, repolho e todas as demais verduras e hortaliças que podíamos misturar no arroz e na ração.

Isso fez com que eu e minha irmã aumentássemos o nosso consumo diário de frutas e verduras para podermos ter em casa sempre muitas folhas, talos e cascas para serem misturadas à comida do Rossi.

 

Percebíamos que sempre que a quantidade de verduras e frutas em suas refeições diminuía a alergia dele aumentava. Assim, tínhamos um controle muito rígido de sua alimentação e também da escovação diária de seus pelos.

 

Graças ao Rossi eu e minha irmã reforçamos a importância de comer frutas, legumes e verduras e devemos a ele a nossa saúde.