COPRECHAJUGLO E SASEMUN: GRUPOS DE CRENTES DISTINTOS E INCONCILIÁVEIS

 

Todos já sabemos, de sobejo, que o cristianismo hodierno é composto de dois grandes grupos: O COPRECHAJUGLO, formado por crentes que, pela fé, descansam no Senhor Jesus Cristo e na bem-aventurança da Salvação Eterna; e o SASEMUN, composto de crentes adeptos da atormentadora gangorra religiosa, o interminável sobe-e-desce que engendra no coração dos tímidos (Ap.21:8) a amissilibilidade, isto é, salvos neste momento, mas perdidos daqui a pouco; ou, na melhor das hipóteses, salvos neste dia e perdidos no dia seguinte; ou ainda, na mais excelente das hipóteses, salvos hoje e perdidos futuramente.

De antemão, mister se faz a explanação da significância das palavras, visto que o método escolástico requer a elucidação antecipada dos vocábulos importantes da tese a ser desenvolvida. Por ser muito prático e eficiente esse método vamos adotá-lo.

Destarte, consideremos as palavras CRENTE, CRISTÃO, EVANGÉLICO, PROTESTANTE, RELIGIOSO e SALVO, lembrando que nem todas as pessoas que ostentam estes títulos são salvas.

CRENTE: Todo ser humano é crente, visto que crê em algo ou em alguém; assim sendo, dois são os tipos de crentes: O crente natural e o crente espiritual.

O crente natural, registrado em 1Co.2:14, crê conforme o ditame de sua consciência e sua fé comum (Mt.8:10; 9:21,22,28; 15:28; Mc.5:28,34; 9:24; 10:52; Lc.7:9; 8:44,48; 18:42; Jo.4:48,50,53; 5:46; At.8:13; 14:9,10), evidenciando então uma crença efêmera e, portanto, findável.

As Escrituras Sagradas, por serem completas, narram o episódio de Simão, um crente natural; ele era crente, batizado, mas não salvo. Vejamos a severa Palavra de Deus dirigida a ele, por instrumentalidade do Apóstolo Pedro: “E CREU até o próprio Simão e, SENDO BATIZADO, ficou de contínuo com Filipe; e admirava-se, vendo os sinais e os grandes milagres que se faziam. (…) Quando Simão viu que pela imposição das mãos dos Apóstolos se dava o Espírito, ofereceu-lhes dinheiro, dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos, receba o Espírito Santo. Mas disse-lhe Pedro: Vá tua prata CONTIGO À PERDIÇÃO, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus. Tu não tens parte nem sorte neste ministério, PORQUE O TEU CORAÇÃO NÃO É RETO DIANTE DE DEUS. ARREPENDE-TE, POIS, DESSA TUA MALDADE, e roga ao Senhor para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; pois vejo que ESTÁS EM FEL DE AMARGURA, E EM LAÇOS DE INIQUIDADE.” (At.8:13,18-23)

O crente espiritual, registrado em 1Co.2:15, bem ao contrário do natural (id.v.14), é a pessoa que, segundo as Escrituras Sagradas, arrependendo-se dos seus pecados, confia evangelicamente no Senhor Jesus Cristo (Mc.1:15) como o seu Único e Todo Suficiente Salvador (At.4:12) e, em resultado, desfruta de Salvação Eterna (Jo.10:28). Da Vida Eterna eternamente inamissível (id.17:12). Entrou definitivamente no estado de Graça (2Tm.1:9), Segurança (Jo.10:28-30) e Paz (id.14:27) no qual está incondicionalmente certo de sua Salvação (Rm.5:1-5), garantida esta pela Graça e pela Verdade Divina (id.5:1-11; 8:38-39; 1Co.1:8-9), e nessa Graça (que é Amor) permanece para todo o sempre (Fl.1:6).

Então, o crente espiritual não é aquele que está apenas salvo. Ele é permanente e eternamente salvo, ou seja, nem os seus possíveis pecados poderão demovê-lo de tão grande Salvação (1Co.5:4,5), porquanto a sua fé, que é preciosa (2Pd.2:1), é dom de Deus (Ef.2:8), e o faz crer de modo pleno e especial (Mt.9:2; 16:16,17; Mc.2:5; 5:18-20; 8:29; Lc.1:46,47; 5:20; 7:48-50; 8:38,39; 9:20; 17:19; 19:8,9; Jo.1:49,50; 4:25,26,41,42; 6:68,69; 8:11; 9:35-38; 11:26,27; At.6:5; 8:36-38; 9:17,18; 10:44; 16:31-34).

CRISTÃO: Todos, com raríssimas exceções, se dizem cristãos…

Um famoso cantor da MPB, ao ser indagado se era cristão, respondeu: “Sim, eu sou. Eu acho Jesus Cristo um cara muito legal e admiro tudo o que ele fez.” Noutro ensejo, como que a demonstrar o quanto ele é “cristão”, do seu camarim, antes de subir ao palco para realizar o seu show, esse artista olhou para a imagem de sua santa predileta, sua “santa protetora”, e riscou em sua testa o cognominado “sinal da cruz”, com a mesma mão portadora de um fedido e desgraçado cigarro. Ganhei de presente e guardo o DVD que registra esta cena.

Mas, conforme as Escrituras Sagradas, CRISTÃO é o DISCÍPULO, o seguidor de Cristo: e em Antioquia OS DISCÍPULOS pela primeira vez foram chamados CRISTÃOS.” (At.11:26)

EVANGÉLICO: Todos são evangélicos, exceto os religiosos que não creem no Evangelho, o que é lastimável, porquanto o imperativo de se crer no Evangelho é do próprio Jesus Cristo: “Arrependei-vos, E CREDE NO EVANGELHO.” (Mc.1:15)

Então, todos são evangélicos, mas a diferença está em que uns creem no Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, que é o Evangelho Eterno (Ap.14:6); enquanto outros, destituídos da lídima fé, desertam “para outro evangelho” (Gl.1:6), o qual não é outro senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o Evangelho de Cristo.” (id.v.7).

PROTESTANTE: Eu desconheço uma única pessoa neste mundo que não seja protestante. Toda pessoa, independentemente do credo religioso que professa, é protestante, porque está sempre a protestar contra algo ou contra alguém. Como um regular usuário de transporte coletivo que sou, há poucos meses uni-me à imensa massa de populares protestantes contra o abusivo aumento de preço nas passagens do transporte de massa. Impossível não protestar!

Porém, o protestante mais bem-aventurado é aquele que protesta contra a mentira religiosa (Js.24:15; 1Rs.18:40; Sl.115:2-8; 135:15-18; Is.45:20; Dn.3:14-18; 6:5-10; Mt.3:4-12; At.4:5-21; 14:9-18; 17:16,17). No entanto, antes de manifestar o seu protesto a pessoa deve, qual um bereano (At.17:11), examinar desvelada e diariamente as Escrituras, objetivando ficar apto para distinguir a Verdade da mentira.

RELIGIOSO: Ninguém sabe ao certo quantas religiões existem no mundo, mas todas elas formam o universo religioso que se divide em quatro grandes religiões, reveladas em Mt.7:21,22,24,26: Religião de Profissão, Religião do Mérito, Religião de Ouvido e Religião de Prática.

1. RELIGIÃO DE PROFISSÃO: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (v.21)

Quantas pessoas hoje estão praticando a Religião de Profissão, chegando ao absurdo de mercadejar a Palavra de Deus!

Não vou agora entrar no bojo da questão, visto que este assunto dá matéria para um livro inteiro, e de espesso volume. A existência dos profissionais da religião, mestres na tática de iludir a fé dos incautos, é sobejamente sabida por todos…

Mas não fiquemos tristes por causa dessa gente, pois a Palavra de Deus tem que ser cabalmente cumprida. A Bíblia nos adverte sobre eles: “Estes são os escolhos em vossos ágapes, quando se banqueteiam convosco, pastores que se apascentam a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos; são árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas;” (Jd.12). São “homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada.” (1Tm.4:2)

2. RELIGIÃO DO MÉRITO: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu Nome? e em teu Nome não expulsamos demônios? e em teu Nome não fizemos muitos milagres?” (v.22)

Como se vê, os amantes da Religião do Mérito tentarão lembrar algo ao Senhor, no Dia do Juízo, como se Ele não soubesse ou se esquecesse dos seus feitos, aqui na Terra.

Essa Religião é má, porque ela atua exatamente nos pontos fracos, nas principais carências dos necessitados: a profecia, o exorcismo, a cura física e a prosperidade material. E seus líderes estão por aí, difundindo-a, sempre com a mesma arenga e o mesmo vazio espiritual, e com muita avidez em fomentar, cada vez mais, a malfadada indústria da fé!

Esses líderes, guias cegos (Mt.23:24), querem a todo muque o seu séquito de materialistas buscando seus mirabolantes programas de prosperidade; eles odeiam ao que Jesus ensina, exatamente no Sermão do Monte: “Mas, buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e TODAS ESTAS COISAS vos serão acrescentadas.” (id.6:33)

Ou seja, quem busca primeiramente o Reino de Deus, tem como garantia o acréscimo automático das demais coisas, as coisas necessárias para o nosso bem-estar. O Salmista, bem antes de Jesus, já se antecipou em informar-nos: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle, E ELE TUDO FARÁ.” (Sl.37:5)

Mas não fiquemos tristes por causa dessa gente, pois o versículo 23 revela-nos o que acontecerá a esses lobos devoradores, que praticam as Religiões da Profissão e do Mérito: “Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”

3. RELIGIÃO DE OUVIDO: “Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.” (v.26)

Este ensino de Jesus significa a pessoa que ouviu ou leu todas as palavras deste Sermão, TODAS, sem exceção, e não as coloca em prática, ficando tão somente no campo da teoria. Praticar é fazer, realizar, executar.

A Religião de Ouvido goza de muita aceitação neste contexto do fim. Muitos são os religiosos incapazes de pôr em prática o que Jesus ensinou porque lhes falta o novo nascimento (Jo.3:3); e, faltando-lhes a bênção primeira, que é o novo nascimento, faltar-lhes-á o fruto do Espírito, descrito em Gl.5:22,23. Faltando-lhes o fruto do Espírito, é óbvio, a Religião dessas pessoas só pode mesmo se restringir ao ouvido.

Chama-se Religião de Ouvido porque seus adeptos só pensam na prosperidade material, na cura de suas mazelas, no exorcismo e no inútil rótulo de religiosidade; por isso são “levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro;” (Ef.4:14). Aonde quer que o vento dos “milagres” sopre, correm eles às pressas para lá; assim, uma espécie de “maria-vai-com-as-outras”

4. RELIGIÃO DE PRÁTICA: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um HOMEM PRUDENTE, QUE EDIFICOU A SUA CASA SOBRE A ROCHA.” (v.24)

Eis a bênção!

A Rocha é Jesus Cristo. Ele é o “Rochedo de Israel” (Gn.49:24); a “Rocha Eterna” (Is.26:4); a “Rocha minha e Libertador meu” (Sl.19:14); a “Rocha da nossa salvação” (id.95:1).

Uma casa edificada sobre a Rocha Inabalável, que é Jesus Cristo, só pode ser absolutamente firme e incólume de quaisquer perigos de ruína, pois ela é sábia e desveladamente edificada pelo homem prudente, que é o próprio “edifício de Deus” (1Co.3:9). Ela é deveras diferente da que foi edificada sobre a areia, pelo homem insensato, que é o crente superficial, o crente SASEMUN.

O Apóstolo Pedro, que nunca usurpou ser a Pedra, como muitos querem que ele seja, mas firmado nas Escrituras Veterotestamentárias (Gn.49:24; Sl.118:22: Is.28:16), diz que Jesus é a “PEDRA VIVA, () vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo(1Pd.2:4,5); e, no Livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 4, este Apóstolo, falando aos religiosos que odiavam ao Senhor Jesus Cristo, isto é, falando aos “sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus, () as autoridades, os anciãos, os escribas, e Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, João, Alexandre, e todos quantos eram da linhagem do sumo sacerdote () Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: () seja conhecido de vós todos, () que em Nome de Jesus Cristo, o nazareno, () ELE É A PEDRA que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como PEDRA ANGULAR.” (vv.1,5,6,8,10,11)

O Apóstolo Paulo também confirma que Jesus é a Pedra (Rm.9:33; Ef.2:20).

Jesus Cristo, por sua vez, declarou ser Ele mesmo a PEDRA (Mt.16:18; 21:42; Mc.12:10; Lc.20:17).

Então, o Senhor Jesus Cristo, E SOMENTE ELE, é a Pedra, a Rocha Eterna, em que se firmam os verdadeiros crentes da Religião de Prática, que é a verdadeira religião: “A RELIGIÃO PURA E IMACULADA diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições E GUARDAR-SE ISENTO DA CORRUPÇÃO DO MUNDO.” (Tg.1:27)

SALVO: Por mais paradoxal que parecer possa, as pessoas mais espiritualmente perdidas são as que se intitulam de crentes, cristãs, evangélicas, protestantes, religiosas e salvas. Achar um salvo no meio desse mar de gente do grupo SASEMUN é o mesmo que procurar agulha no palheiro. Porém, com base nas Escrituras Sagradas, somente os crentes COPRECHAJUGLO são verdadeiramente salvos, porque lavados e remidos pelo sangue de Jesus Cristo (Ef.1:7); e, tendo seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro (Ap.13:8), de onde jamais serão riscados, gozam agora de plena certeza de Vida Eterna.

Afinal, o que significam COPRECHAJUGLO e SASEMUN?

SASEMUN significa bio Segundo o Mundo, e há fartos registros desse tipo de sábio nas Escrituras Sagradas. Ele é, de fato, sábio, mas a sua sabedoria não vem de Deus, não desce do Pai das luzes, conforme Tg.1:5,17; restringe-se tão somente a este mundo, visto que dele ele é filho. Diz o Apóstolo Paulo: “Ora, o homem natural (o Sábio Segundo o Mundo) não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” (1Co.2:14)

Sábio Segundo o Mundo é um dos personagens da bela história O PEREGRINO, cujo livro homônimo, de autoria do Pastor batista inglês John Bunyan (28/Novembro/1628 — 31/Agosto/1688), foi publicado na Inglaterra em 1678.

Pobre coitado o Sábio Segundo o Mundo!

Em razão do triste sumiço desse sábio no labirinto do desvario, Paulo pergunta, retoricamente, onde ele está: “Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o questionador deste século? PORVENTURA NÃO TORNOU DEUS LOUCA A SABEDORIA DESTE MUNDO? Visto como na Sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que creem. (id.1:20,21). E o Apóstolo se estende até o v.31, na sublime explanação deste magno assunto.

COPRECHAJUGLO significa: Conheceu, Predestinou, Chamou, Justificou e Glorificou, e é mencionado por Paulo em Rm.8:29,30, exatamente no capítulo onde consta o Cântico de Vitória dos Salvos pelo Senhor Jesus Cristo: Porque os que dantes CONHECEU (apreciou, avaliou, aceitou), também os PREDESTINOU (destinou com antecipação, escolheu desde toda a eternidade) para serem conforme a imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos; e aos que predestinou, a estes também CHAMOU (disse em voz alta o nome do predestinado para que viesse a Ele); e aos que chamou, a estes também JUSTIFICOU (tornou justo, provou a sua inocência, através do sangue e da Ressurreição de Cristo); e aos que justificou, a estes também GLORIFICOU (homenageou, honrou)”.

Relava-se notar que os tempos dos verbos estão no pretérito, numa prova incontestável de que a Obra de Salvação do Crente, realizada pelo Senhor Jesus Cristo, foi e está plenamente consumada: Está consumado…, disse Ele em Jo.19:30.

Conforme as Palavras do Senhor Jesus Cristo, quando de sua exultação no Espírito Santo, as riquezas inescrutáveis da Bem-aventurança Eterna são ocultas aos Sábios Segundo o Mundo e reveladas tão somente aos verdadeiros cristãos: “Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque OCULTASTE estas coisas AOS SÁBIOS e entendidos, e as REVELASTE AOS PEQUENINOS; sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.” (Lc.10:21)

Então, os crentes COPRECHAJUGLO, do Pequeno Rebanho (id.12:32), são bíblica e completamente antagônicos à colossal multidão de crentes SASEMUN (Ap.17:15). Antagônicos porquanto um abismo de dimensão infinita os separa. Aleluia!

Lázaro Justo Jacinto