RESENHA
COPA DO MUNDO NO BRASIL OU VERGONHA PARA O BRASIL
Parece ser um tema de obrigação no dia adia a dia dos brasileiros mais o gira em torno deste evento ilustre pode ser mais caro do que os brasileiros imaginam além do futebol que estará em jogo o seu dinheiro também está em jogo são projetos que envolvem bilhões de dólares muitos gastos feitos com nossos tributos recursos públicos com um único intuito de atender as exigências da FIFA uma infra estrutura impecável.
O futebol é taxado como uma paixão popular, mais não podemos deixar de dizer que dentro deste sistema existe outro lado que pode ser bem mais escuro do que pensamos passou a ser um negócio bilionário ao longo dos anos muitos tem construído fortunas tornando-se ricos é algo difícil pra entrar no ramo não te exige nenhum diploma, basta o famoso jeitinho brasileiro não se iludam a FIFA não tem nenhum representante da sociedade civil ou pública impera o corporativismo.
IMPACTOS NA SOCIEDADE E ECONOMICAMENTE
A Copa deverá gerar 3,63 milhões de empregos/ano R$ 6,48 bilhões de renda para a população e no período 2010-014, além de uma arrecadação
tributária adicional de R$ 18,13 bilhões. Mais fica uma pergunta sem resposta o salário do trabalhador é suficiente para o seu sustento já que a construção civil, alimentos, bebidas prestação de serviços, eletricidade, água, gás limpeza urbana e serviço de informação serão responsáveis pelas maiores vagas de emprego, com prazo determinado com o fim do evento os ditos serviços temporários contribuindo para uma arrecadação de tributos aos cofres públicos de municípios, estados e federação contribuindo para o crescimento do PIB mais vale a pena lembrar que será um impacto momentâneo e sistemático, pois todo impacto positivo vai depender dos agentes envolvidos (Estekholderes) para abraçar e aproveitar todas as oportunidades do evento e todo seu legado.
Não podemos deixar de dizer que tem efeitos positivos na imagem do Brasil em sediar um evento onde os olhos do mundo estão ao seu redor mais temos uma tarefa muito árdua a ser cumpridas, exigências imposta pela FIFA ao serem cumpridas o Brasil sela sua imagem de Pais competente como um patamar socioeconômico e cultura mais será que está imagem também é selada com a nação brasileira? Serão doze cidades sede dos jogos da copa do mundo situada em cinco macrorregiões do Pais com infra estruturas diferenciadas, capacidade e adequação de estádios e com as normas do evento deixando para a população como se fosse uma obrigação se adequar ás normas para sediar o evento.
Segundo a FGV para montarmos todo este cenário custa a cerca de C$ 22,46 bilhões de gastos ao Brasil para garantir a infraestrutura para o evento C$ 112,79 $ bilhões o País movimentará a produção em cadeia de efeitos
indiretos e induzidos, C$ 142,39 bilhões adicionais, gerando 3,63 milhões de empregos-ano e C$ $63,48 bilhões de renda para população, o que vai impactar, inevitavelmente, o mercado de consumo interno.
Gerando também uma arrecadação tributária adicional de C$ 18,13 bilhões aos cofres e municípios, estados e federação tendo um impacto no PIB em torno de C$ 64,25 bilhões impactando diversos setores da economia.
Segundo o ministro de espotes Orlando Silva, "O Mundial no Brasil vai gerar mais de 700 mil empregos" mas a onda passa e tudo é momentâneo podemos correr o risco de ficar na história grandesinvestimos em prol de uma alegria momentanea pois vivemos em um pais onde a grande concentração de renda em uma pequena parcela da população eonde existe o outro lado da população que são excluidos da sociedade margimalizados na pobreza onde impera o a politica do assistencialismo como medida paliativa por mais que a midia tem anuciado a queda da pobreza tudo está muito longe de uma realidade conivente com o contexto de vida atual.
Na africa tudo foi festa talvez o grande orgulho e beneficio da nação foi o ato de elevar a sua auto-estima ao levantar bandeira desprezada pela população branca algo que será lembrado pela história. Mais tudo passou a vida voltou ao normal toda exitação da empressa Sul-Africana voltou os seus olhos aos mesmos problemas: criminalidade, abuso policial,estrupadores de crianças, corrupção, protestos, fome, problemas de energia, saúde, educação, guerras etc. Ficou a pergunta sem resposta fomos capazes de sediar um dos eventos mais importantes do mundo mais não somos capazes de resolver nossos próprios problemas será culpa do Apatheide por todos os problemas? Para Zuma não os 16 anos do apartheide não é culpado por tantos problemas.
No Brasil também não deve ser diferente investimentos exagerados em obras com uma alegria passageira o Brasil ainda lidera uma posição no ranking que não consegui avançar em melhorias em saúde e ducação, nos dias atuais os planos de saúde privado tem sofrido um colaso pois aqueles que tem uma condição finaceira equilibrado estão procurando socorrro nos planos muitas vezes sacrificam pagando planos de saúde em prol dos filhos, pois a saude publica é uma crise aguda sendo a polulação mais pobres os mais massacratos por está catastrofe. Na saúde os maires problemas no SUS são a falta de médicos e demora em conseguir consultas ou ultilizar qualquer outro tipo de serviços medicos o sistema é insuficiente e carente na qualidade dos serviços, pela carga tributária altissima que pagamos deveriamos termos serviços de ótima qualidade.
A educação pública é alarmante vários problemas e dificuldades: predios mal conservados, violencia nas escolas, baixo indice de investimentos públicos a sociedade civil não cobra,e nem tão pouco fiscaliza a falta de informação gera deficiencia, o professor nem se fala é um coitadinho ganha menos que outros profissionais não condiz com a realidade da nossa carga tributária deveriamos ter uma ótima qualidade dos serviços prestados onde impera o corporativismo onde nossos governantes não enxergam o sepulcro calhado, tudo está a mil maravilhas. Será copa do mundo no Brasil ou a vergonha do Brasileiros?
Gilsania Ferreira da Matta