Lidia Grusegoch – [email protected]

Percebe-se que a coordenação pedagógica na escola tem como função principal à assessoria permanente e continuada ao trabalho docente, cujas principais atribuições, dentre outras, podem ser listadas em quatro dimensões que delineiam o papel deste profissional frente a educação do presente século.
Podemos verificar estes importantes dimensões nos argumentos de Piletti (1998.p.126)
a) Acompanhar o professor em suas atividades de planejamento, docência e avaliação;
b) Fornecer subsídios que permitam aos professores atualizarem-se e aperfeiçoarem- se constantemente em relação ao exercício profissional;
c) Promover reuniões, discussões e debates com a população escolar e a comunidade no sentido de melhorar sempre mais o processo educativo;
d) Estimular os professores a desenvolverem com entusiasmo suas atividades, procurando auxiliá-los na prevenção e na solução dos problemas que aparecem.
Entretanto, o que se percebe no dia a dia do coordenador escolar é que muitos profissionais desconhecem as funções que de fato lhes são atribuídas. Através do curso de especialização Latu senso em coordenação Pedagógica tem permitido muitos profissionais da educação a lançarem olhares sobre a identidade e função do coordenador pedagógico na escola.
Em meio a um processo de leitura e busca permanente de conhecimento, tem percebido a importância e a eficácia do trabalho do coordenador pedagógico, desde que este tenha bem definido sua identidade enquanto profissional. Pois quando nos permitimos lançar o olhar a práxis do coordenador vemos o quanto a mesma tem sido paradoxal.
Vale lembrar que o trabalho dos coordenadores pedagógicos não é mais definido apenas como “atividades de supervisão”, devendo compreender também a gestão pedagógica da escola. Por isso, são significativas as exigências para esses trabalhadores, o que repercute sobre suas condições de trabalho, sua formação e sua identidade. Salto para o Futuro/ TV Escola de 09/04/2012 a 13/04/2012.
Compreendemos que uma das maiores contribuições teóricas que este curso tem oferecido aos profissionais em formação, é realmente de definir a identidade que lhes são pertinente, afim de que as metáforas que existem em torno desta função sejam desmistificadas e que seja evidenciada a função principal do coordenador.
Por outro lado, o que vemos também são ideias que vem definindo-o como profissional que assume uma função de gerenciamento na escola, que atende pais, alunos, professores e também se responsabiliza pela maioria das "emergências" que lá ocorrem, isto é, como uma máquina multifuncional pelo processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Há momentos que o próprio coordenador assume este papel, diante das cobranças e tarefas que lhe são impostas. Isso coloca em foco dificuldades que tem o coordenador pedagógico no desenvolvimento de seu trabalho e a definição do seu campo de atuação na unidade escolar. Assim, por não ter claro o seu papel ou mesmo tendo claro, mas abrindo mão dele por conta das demais tarefas que lhes são atribuídas no interior da escola, acompanha o ritmo ditado pelas metáforas e ideias presentes.
Dado ao fato da falta de clareza de sua identidade, pode ocorrer conflitos nas relações, desarmonizando o cotidiano escolar. A despeito desta trajetória, ainda hoje, muitos profissionais que exercem o cargo ou função de coordenador pedagógico ainda não tem total clareza da identidade e delimitação de sua competência na vida escolar. Tal indefinição além provocar o afastamento da práxis real, favorecer situações de desvios no desenvolvimento do seu trabalho e a assunção de imagens construídas no interior da escola como pertinentes às suas atribuições, das quais o profissional deve dar conta.
Desta forma ao coordenador pedagógico é solicitada a realização de qualquer tipo de tarefa. Fica sob sua responsabilidade realizar trabalhos burocráticos e de secretaria, substituir professores, aplicar provas, resolver problemas com pais e alunos.
Esta especialização nos mostra que tendo a prática e o olhar de docente como referência, o coordenador enfrenta o desafio de construir seu novo perfil profissional e delimitar seu espaço de atuação. Sua contribuição para a melhoria da qualidade da escola e das condições de exercício profissional dos professores dependerá do sucesso alcançado nesta tarefa. Em síntese o curso aponta setas no caminho da construção da identidade deste profissional cada vez mais solícito nas instituições escolares...