Simplesmente caminhar? Caminhada ou corrida são atividades aeróbicas que podemos realizar de forma independente, sem freqüentar um centro de fitness ou ginástica.

No entanto, sabemos qual é a melhor opção? A resposta, é claro, é relativa à pessoa a exercer a atividade, já que não é a mesma de um obeso e sedentário que de uma pessoa treinada, que deseja melhorar a resistência aeróbica.

Ou seja, optar por caminhar ou correr dependerá dos nossos objetivos, nossas preferências e de aptidão do programa a ser desenvolvido.

Andando do jeito, assim como quando andamos pela cidade, não significa um esforço extra para o corpo e, portanto, não produz os benefícios da atividade física.

Portanto, para nos exercitar a andar deve ser um ritmo contínuo e relativamente rápido, para que o nosso corpo receba a elevação da freqüência cardíaca e, assim, queimar calorias.

Claro, correr queima mais calorias do que caminhar, ainda que a diferença possa ser mínima, na velocidade em que andamos, mas há outros fatores a considerar antes de escolher uma ou outra alternativa.

Na caminhada podemos usar Acessórios Fitness, como ser cargas leves de 1 kg nos tornozelos. Primeiro sabemos que ambas são atividades aeróbicas, e, assim, ambas queimam calorias e beneficiam o sistema cardiovascular, mas a caminhada é uma atividade de baixo impacto que não agride as articulações, mas agradável e intensa, por isso é ideal para aqueles que eram sedentários e começam a exercitar se.

Pode se complementar com o uso de Electroestimuladores no abdômen numa freqüência entre três e cinco pontos de intensidade, em quanto se caminha y isso provocar uma grande suor ação.

Além disso, as pessoas obesas sofrem muito o efeito do peso sobre as articulações e um elevado impacto pode danificá-los, portanto, também para eles, a melhor opção é começar a andar devagar até melhorar a sua aptidão.

Para as pessoas que querem melhorar a resistência treinando, alternando períodos de caminhada com corrida, é a melhor opção para um progresso, como reduzir gradualmente os minutos caminhados para chegar à carreira.

Mas para aqueles que têm excelente forma e fitness, o ideal é correr e ajustar o tempo de acordo com seus objetivos.

Por exemplo, se você só quer correr na etapa de aquecimento, vai demorar alguns minutos, no entanto, se quiser melhorar a resistência e queimar calorias, será melhor você correr por cerca de 20 minutos, de modo a estimular a queima de gordura.

Portanto, a escolha entre caminhar ou correr muito depende da pessoa e suas particularidades, é aconselhável sempre consultar um profissional qualificado sobre esta questão que nos permitirá tirar o máximo proveito de qualquer uma das atividades sem submeter o corpo a riscos de saúde.