A vida moderna, pincipalmente nas grandes cidades, tem significado, muitas vezes, a redução dos espaços habitacionais. As construções mais novas podem ser identificadas com um rápido passar de olhos, pois, diferente das obras de algumas décadas atrás, os prédios de hoje oferecem apartamentos cada vez menores.

Geralmente, o cômodo que perde mais área dentro de uma residência moderna é a cozinha, uma vez que as famílias da atualidade possuem como prática a sua sub-utilização. Levando em consideração que, em muitos lares, pais e mães trabalham fora de casa e, por consequência, também almoçam longe de suas residências, os casais têm, realmente, utilizado menos a cozinha. De qualquer forma, os itens mais comuns dentro de uma cozinha continuam sendo vistos, mesmo que para eles exista um menor espaço.

Nessas horas, a criatividade e o bom gosto devem estar presentes para que, apesar de pequenas, as cozinhas sejam práticas sem deixar o requinte de lado. Por isso, um eletrodoméstico que tem recebido muita aceitação por parte das famílias modernas é o cooktop, como são chamados os fogões de mesa. Eles ocupam um espaço bem menor do que os fogões tradicionais, podendo ser instalados em cima de móveis, sendo assim um utilitário ideal para os novos padrões das moradias atuais.

Os modelos de fogão cooktop também são bastante práticos, pois se encaixam em muitos lugares. Além disso, o design clean, que recebem de seus fabricantes, combina com todos os tipos de decoração de uma cozinha. A facilidade para manter um cooktop limpo é outra vantagem dos fogões de mesa, pois suas linhas simples e arredondadas não permitem que a sujeira fique grudada nos cantinhos.

O cooktop também é muito eficiente na hora de cozinhar os alimentos, uma vez que conta com opções de temperatura. Outro benefício do fogão cooktop é que existem, atualmente, no mercado, três tecnologias diferentes no que diz respeito a sua maneira de funcionamento. Isto é, ele é encontrado no modelo a gás, elétrico e, o mais inovador de todos, no modelo que funciona por indução.

Para entender melhor a diferente entre eles, é possível dizer que o funcionamento do cooktop a gás é bastante semelhante aos modelos de fogão mais comuns, os quais se utilizam de botijões de gás, ou mesmo, do sistema que oferece o gás central. O elétrico, ao contrário do anterior, não precisa de gás, mas sim de energia elétrica, para tanto, o cooktop é ligado na tomada. Já o modelo de fogão que funciona por indução, é o mais interessante de todos, pois não gera chamas, devido ao calor que é gerado por meio de correntes eletromagnéticas, evitando inclusive, a existência de chamas.

A vantagem do cooktop por indução sobre os demais fogões não está apenas no seu visual inovador, que não costuma oferecer as grades dos fogões, mas principalmente a sua segurança por não gerar chamas. Ou seja, o fogão de mesa que funciona com correntes elétricas aciona o seu aquecimento apenas quando detecta panelas em sua superfície, o que praticamente elimina o risco de ocorrerem queimaduras.

No entanto, quem se sente mais seguro com a existência de grades nos fogões, também chamadas de grelhas, pode optar pelo cooktop por indução que vem acompanhado delas. Os fogões de mesa, independente da tecnologia empregada para o seu funcionamento, possuem outra vantagem, que se refere à quantidade de bocas. São encontrados modelos com apenas dois queimadores, quatro opções de bocas, ou mais, como cinco ou seis queimadores, permitindo, assim, que todas as necessidades sejam atendidas.