Nos dias de hoje cada vez mais as pessoas estão ultilizando de novas tecnologias inclusive da própria Internet.
Dentro desta nova técnologia entre as muitas tecnologias a internet esta criando uma nóva rede de recursos e informações praticamente sem limites de alcance.Modificando varios conceitos que temos ou seja a internet cada vez mais esta se apresentando como uma forma de quebrar fronteiras e barreiras entre póvos e nações.
Dentro deste novo momento da técnologia estamos vendo a ascensão dos seguintes conceitos:
Linguagem: Uma nóva forma de Linguagem que segue a padrões linguisticos próprios locais fala-se inclusive da criação de uma nova forma forma de linguagem e comunicação dentro da internet.
Novas formas de relacionamentos:A Internet esta trazendo a todos uma nóva forma de relacionamentos tanto pessoais como profissionais como recriando nóvos relacionamentos com os chamados relacionamento dos relacionamentos ou seja um relacionamento que gerá um novo relacionamento as chamadas redes de relacionamentos.
A cultura do acesso movel: ou seja o acesso a internet de qualquer parte do  mundo sem precisar ter um computado ou algum equipamento conectato a cabos isso praticamente consolida a capacidade da internet de romper foronteiras e barreiras técnologicas(ou seja estamos indo em rumo a uma internet cada vez mais independente e acessivel) Apresentando-se assim como um instrumento acessivel a todos.

Baseado nestes e outros conceitos que estão vindo a tona com a internet então cria-se uma nóva cultura a cibercultura.
Mas ai vem a questão:
Será que está cibercultura veio para substituir a cultura como conhecemos?
A resposta depende do que conhecemos como cultura.
Aqui vamos adotar como entendimento de cultura como um conjunto de costumes e módos que variam de local a local.
Partindo desta Ideia inicial de cultura que colocamos neste artigo podemos dizer que a cibercultura não mais é do que uma cultura que teoricamente estaria presente somente na internet.
Porem muitas vezes nos deparamos com verdadeiros choques culturais entre a cultura de um pais e esta cibercultura.Pois na pratica ocorre justamente o contrario da chamada cibercultura influenciar diretamente uma determinada cultura chegando até mesmoa substituir a cultura de um povo.
Para entedermos esta questão temos que analisar a cibercultura e a cultura sob dois pontos de vistas um positivo e um negativo.
De um lado temos Uma mega rede de computadores que possui uma imensa rede de pessoas que a ultilizam para diversos fins.Pessoas provenientes de diversas culturas de diversas partes do mundo.
Isso se reflete na formação da chamda cibercultura pois a mesma passa a incorporar habitos e costumes de determinado povo e depois e segundo momento passa a se criar novos habitos novos criando assim uma propria cultura.
De um outro lado temos os costumes de um povo que prevalece a gerações e que vem sendo usado ao longo de gerações e tambem é valido para determinado local.
Quando se fala em assimilação se fala em processos de ajuntar elementos de uma determinada cultura e anexa-los a outra ou simplesmente se substituir uma cultura pela outra.
Porem muitas vezes a criação desta nova cultura local que e promovida com a chamada cibercultura tem como resultado os choques culturais.
Mas por que a este choque de culturas?
A Resposta não seria necessariamente na chamada cibercultura ou na cultura local.
Resposta a esta perunta seria resumida em uma unica questão falta de dialogo mutuo entre as culturas(Entre a chamda cibercultura e a cultura local).
Pois é possivel se ter pacificamente uma cultura local respeitada como acontece em muitos paises como a India e o japão e se ter a cibercutura a serviço da cultura local.
A cibercultura provem da cultura local e ambas podem ser usadas pacificamente.
Porem ocorre muitas vezes a tentativa tanto da cibercultura como da própria cultura local de assimilar ou seja uma querer substituir a outra.E é justamente neste ponto que ocorre o choque de culturas.
Alem desta questão cultural que existe com a cibercultura temos alguns pontos tambem de reflexão sobre a Internet como:
Antigas questões sociais: Como tornar a Internet acessivel para todos?Como educar as pessoaspara uso da Internet?Questões como estas temos que levar em consideração quando falamos de Internet pois grande parte da população não tem acesso a internet ou precisam serem conscientizados sobre o uso da internet.
Esta questão poderia ser facilmente respondida dizendo basta que o governo invista em projétos de inclusão digital e em educação.
Porem se analisarmos esta questão mais afundo vamos ver que a solução deste problema não depende somente de investimentos do governo. 
Depende de um esforço conjunto de setores da sociedade envolvendo:
Governo: Investindo mais na educação e em projétos de inclusão digital.

Sociedade:A Internet é de controle de cada pessoa e cabe a cada um de nós estarmos debatendo estes e outros assuntos.
Empresas:Investindo cada vez mais no acesso a internet e na educação de seus produtos.
Dentro tambem desta nova cultura temos uma nova questão a ser debatida:

Qual o impacto que a Internet nos trás?

Para responder a essa questão vamos estar vendo mais afundo os seguintes pontos:
Pesquisas mostram que o brasileiro cada vez mais tem mais tempo de acesso a internet.
Esta Informação possui dois pontos de vistas:
O Positivo:ou seja cada vez mais pessoas estão acessando a internet portanto cada vez mais pessoas tem acesso a internet.

O negativo:As pessoas ao acessarem a internet muitas tendem a passar mais horas em frente ao computador oque pode ocasionar diversos problemas fisicos e emocionais e desenvolver comportamentos cada vez mais isolados

Deixo-lher aqui uma pequena questão para a sua refleão:
Oque você acha de relacionamentos desenvolvidos via internet?

André Luis