Após a tragédia ocorrida em sete de abril de dois mil e onze, em Realengo, no Rio de Janeiro, onde um ex-aluno entrou sem grandes problemas na escola municipal Tasso da Silveira e assassinou doze alunos e deixando mais doze feridos, a questão segurança nas escolas tem sido uma pauta latente. Dias depois da tragédia, parlamentares da comissão de Educação e Cultura decidiram desengavetar o projeto rejeitado em 2008 sobre a instalação de detectores de metais em escolas públicas de todo o Brasil, alegando que hoje a necessidade se tornou maior, e ocorrências iguais a está tem mais chances de ocorrer hoje.

Catracas para Controle de AcessoPara o especialista em segurança pública, Jorge Lordello, esse tipo de situação poderia ter sido evitada. "Existe uma tradição antiga de que em escola e faculdade as pessoas têm acesso livre. Isso é perigoso. O estabelecimento de ensino deve ser seguro a quem frequenta". Ainda de acordo com Lordello, as escolas no Brasil não possuem o plano de segurança adequado. "É fundamental ter um controle de acesso de pessoas, com catracas, controle biométrico, cartão de identificação. Dá pra minimizar esses riscos. Trata-se de um processo inibitório natural".

A prefeitura de Ribeirão preto, cidade localizada a 313 km de São Paulo, já decidiu como irá proteger os alunos da rede municipal de ensino fundamental, irá adotar um sistema de segurança eletrônica. Através da implementação de catracas e controle de acesso biométrico. A catraca será um método que não só garantirá a segurança do aluno, como também irá colaborar com a direção da escola, dando poder a esta de controlar melhor a frequência de seus alunos ? uma vez que a catraca é acionada através do controle de acesso biométrico.

Outras medidas preventivas para a segurança escolar que valem ser lembradas e adotadas são: Alunos devem usar uniformes, a escola deve estimular parcerias entre pais e professores, os alunos devem ser instruídos para que não falem ou aceitem coisas de estranhos e a implementação de seguranças na porta das escolas, além da catraca.