CONTROLE SUAS FINANÇAS – NÃO PERCA SEU EMPREGO

Nos países desenvolvidos, a educação financeira é matéria básica nos primeiros anos de colégio, mas sabemos que no Brasil este assunto, apesar de chamar muito a atenção de especialistas, ainda é escasso e na maior parte dos casos a pessoa só atenta quando já está endividada e com sérios problemas financeiros.

Sabe-se que conhecer as próprias finanças, dedicar um tempo para planejar o futuro, conhecer projetos e possibilidades de investimento e aprender a fazer planejamento de gastos regularmente, pode auxiliar em muito a organização a vida financeira de qualquer um.

Mas como este planejamento pode ajudar na manutenção do emprego? Simples, na verdade é muito simples. Já existem estudos comprovando que pessoas com problemas financeiros tendem a ser observadas (quem com um monte de contas a pagar, muitas vezes até sofrendo pressão de agiotas, anda sorrindo por aí?) .

Realmente este funcionário não será visto com bons olhos. É difícil evitar que a pressão de um descontrole financeiro não venha à tona nas nossas tarefas diárias. O funcionário torna-se mais disperso, inquieto, relapso.

Certamente tal profissional não será visto com bons olhos. Isso afeta diretamente a vida profissional, evidentemente, de forma negativa.

Para delinear as razões do temido e tão prejudicial desequilíbrio financeiro, os pesquisadores acentuaram o fator determinante: um imprevisto ou acontecimento que exige uma reserva financeira que muitas vezes não existe. Assim, com uma mudança repentina e a necessidade de fazer algo, são movidos a procurar dinheiro, mesmo que para isto fiquem endividados. Entretanto, a grande maioria das pessoas que se encontra em desequilíbrio financeiro está nesta enrascada por vontade própria, ou seja, normalmente gasta muito mais do que ganha e acaba por perder todo o controle e direcionamento do próprio dinheiro.

Analisando fria e tecnicamente a falta de dinheiro e o endividamento não são considerados problemas e sim consequência afinal se existe o controle da vida financeira e se o individuo mantem suas receitas e despesas na “rédea curta” não vai se colocar na situação de ter um orçamento de R$ 2000 por mês e dever o dobro no mesmo período, logicamente vai virar uma bola de neve. É importante observar o que está ocasionando este desiquilíbrio nas finanças.

O grande problema de pessoas que querem manter um padrão de vida insustentável é que elas começam a se enrolar cada vez mais, porque começam a fazer um empréstimo para pagar outro, uma divida para cobrir a outra e vira uma bola de neve. No ambiente corporativo esse comportamento é muito prejudicial, uma pessoa muito preocupada com suas finanças e que não reconhece o “seu erro” não vai conseguir ter uma estabilidade na sua vida profissional.

Os profissionais que observam o assunto apontam que uma pessoa muito endividada sempre tende a justificar seus gastos e chega a se indispor com os colegas, e é aí que o desequilíbrio financeiro pode causar danos ainda maiores. Os profissionais deixam muito claro que problemas financeiros não justificam uma demissão, mas o comportamento incitado por estes problemas pode atribuir ao funcionário uma pontuação negativa, portanto, cuide de suas finanças e atente-se para seu comportamento diante dos colegas para que seu desempenho, reputação e imagem profissional não sejam punidos como consequência de descontroles financeiros.