Quantas vezes você já pensou: "Preciso organizar minhas finanças, mas não tenho tempo" ou "preciso controlar o meu dinheiro, mas não sei como".. Muitas eu creio. E você chegou a fazer alguma coisa a respeito? Muito provavelmente não. Na verdade existem duas questões envolvidas nisso: hábito e praticidade.  Nós sempre temos tempo pra fazer as coisas, acontece é que no fundo não queremos, pois priorizamos outras atividades que achamos mais importante. E se o seu caso é não saber controlar o seu dinheiro, tenho as minhas dúvidas. Só existe duas formas de equilibrar o seu orçamento: Parar de gastar ou ganhar mais dinheiro. Isso todo mundo sabe, até você. Dentro desta ideia , você aplica noções básicas de organização da sua vida cotidiana no seu orçamento. E isso você também sabe fazer. Nada mais simples que tomar nota de tudo que entra e sai pra ter uma visualização clara do seu orçamento.

Mas então por que que a minha vida financeira é um caos? Por que não consigo colocar estas coisas em prática?
Porque lhe falta o hábito e a praticidade. É aí que entra a ferramenta Moneytrackin’ . Esta ferramenta, completamente inserida nos princípios da web 2.0, permite que você possa administrar o seu dinheiro, de uma maneira tão simples e prática que você vai ter prazer de usá-lo. E o uso frequente da ferramenta irá criar o hábito que você precisa pra começar a gerenciar melhor o seu dinheiro e começar a enriquecer. Vamos aprender a usar o MoneyTrackin’?

Moneutrackin'

Pra começar, é importante listar algumas vantagens desta ferramenta:

  • É totalmente GRÁTIS;
  • Totalmente em PORTUGUÊS  e possibilidade de se usar o Real (R$) como moeda;
  • Por ser uma ferramenta web 2.0, ele pode ser acessado de qualquer lugar com acesso à internet, até mesmo do seu smartphone;
  • É simples, prático e tem uma interface clean "à la Google";
  • Possibilidade de gerar relatórios, gráficos e exportá-los para formatos de arquivos comuns, como CSV e XLS;
  • Capacidade de importar dados financeiros de populares softwares de finanças;
  • Interação do usuário numa comunidade onde o objetivo é a ajuda mútua no que diz respeito a controle financeiro. Um verdadeiro branstorm sobre dinheiro.

 Moneytrackin

tela principal do MoneyTrackin

 Você pode criar diversas contas para melhor organizar o seu dinheiro. Eu, por exemplo, criei 4 contas:

- Conta Principal (Fluxo constante de entrada e saída – 65%)
- Conta da Diversão (5% do meu dinheiro para reservado para diversão)
- Conta Educação (10% do meu dinheiro destinado à educação financeira, pessoal etc)
- Conta Liberdade Financeira (20% do meu dinheiro destinado aos investimentos que me levarão à aposentadoria).

Os relatórios e gráficos são de primeira. Trazem de forma clara as informações gerais sobre sua movimentação financeira ordenadas por meses.

O grande diferencial do MoneyTrackin’ sem dúvida é a possibilidade de se relacionar nas comunidades do site, onde podemos trocar informações, dicas, tirar dúvidas e ajudar pessoas a entender a fundo sobre finanças pessoais. 

Rafael é autor do site Renda Dnheiro - www.rendadinheiro.com.br