Muitas pessoas reclamam que não ganham o suficiente para fazer sobrar dinheiro no final do mês. Mas ao serem questionadas sobre onde gastaram seu suado salário, não é difícil ouvir que não lembram, ou que lembram somente das despesas fixas como prestação de carro, de imóvel, aluguel, faculdade e telefone.

Uma das maneiras máis fáceis de tomar o controle das nossas finanças é começar a anotar todos os nossos gastos diários. As anotações são importantes para sabermos aonde vão aquelas pequenas quantias que temos na carteira, que por serem pequenas não ganham importância, mas que somadas, representam um belo dinheiro.

No início parece um pouco chato, mas assim que começamos a ter surpresas com as anotações, elas passam a fazer parte do nosso dia a dia. Não tente criar mecanismos complexos para os registros, que a tendência é usar por poucos dias e depois parar. Seja no computador ou numa folha de papel, não perca mais tempo, comece logo e da forma mais simples possível a realizar suas anotações.

No final do mês tenho certeza que vocês vão ver que vale a pena investir 5 minutos diários para as anotações.