Controle Residencial com Integração Via Internet

Yara Henriques1, Karine  Melo2

[email protected], [email protected], [email protected]

1Coordenadoria de Informática - Instituto Federal de Sergipe – (IFS) Lagarto, SE - Brasil

2Coordenadoria de Informática - Instituto Federal de Sergipe – (IFS) Lagarto, SE - Brasil

Resumo. Automação residencial é o uso da tecnologia para facilitar e tornar automáticas algumas tarefas habituais que em uma casa ficaria a cargo de seus moradores. Com sensores de presença, temporizadores ou até um simples toque em um botão do controle remoto ou celular é possível acionar tarefas pré-programadas, trazendo maior praticidade, segurança, economia e conforto para os moradores. A automação residencial pode proporcionar aos seus usuários o conforto antes não imaginado. Entre as principais vantagens estão o conforto, otimização do tempo causado pela diminuição das tarefas rotineiras e pela segurança.

Palavras Chaves: automação, residência, comodidade 

1. Introdução

            Conforme [Beatriz Smaal, 2011] a automação residencial é o uso de tecnologia automática para facilitar hábitos do nosso dia-a-dia em uma casa. É um sistema que pode ser usado em controle remoto ou até mesmo pelo celular, controlando luzes, sensores de alarme “e outros dispositivos existentes no ambiente residencial. O sistema busca promover maior segurança, praticidade, economia e conforto aos moradores.

            Automação, do latim Autômatos, que significa mover-se por si, é um sistema que possibilita o controle usando os mecanismos físicos e lógicos e fazendo com que o funcionamento atenda às necessidades dos usuários. Os equipamentos devem centralizar os controles e processos tornando tudo mais simples e automático.

            A automação residencial deve, certamente, ajudar de forma eficiente as atividades diárias, que demandem um alto tempo de execução ou mesmo proporcionar uma sensação de conforto e segurança pelo fato de que algumas tarefas serão realizadas sem a necessidade de ordens diretas.

A evolução da automação residencial, está baseada no fato de permitir a comunicação e controle de um gerenciador central em que todos os equipamentos como celulares ou tabletes e controles remotos estão integrados a um sistema para que haja comunicação entre si e com o ambiente automatizado.

            A automação residencial atende as necessidades de bem-estar e sensação de conforto que os recursos da automação oferecem aos moradores, trazendo todos os conforto e comodidade para os usuários.          

            O apresente trabalho buscou desenvolver uma proposta de automação residencial em que o usuário através de um dispositivo móvel consegue controlar a iluminação dos ambientes de sua casa.