Muito se tem visto pessoas sendo controladas pelo dinheiro, onde os cifrões do “dinheiro” tem sido um peso em algumas situações incontroláveis. Mas como controlar o dinheiro para que o dinheiro não nos controle?

Em primeiro lugar devemos fazer uma reflexão quando estamos com o peso dos cifrões em nossas costas. Já se chegou num patamar incontrolável e o 1º passo é aceitar que se está endividado e precisa de ajuda.

Se você não se planejar, vai viver apagando “incêndios”. Mas o que é Planejar? Decidir o que fazer antes de fazer. Decidir como o dinheiro será usado, antes dele ser recebido.

Estabeleça uma lista de prioridades, comprar por desejo ou por necessidade?

Comprar por desejo trata-se de satisfazer mais o ego motivado pelo modismo.

Um exemplo muito comum são os diversos lançamentos de telefones celulares. Tenho necessidade de trocar meu aparelho por um outro com mais funções? De fato utilizarei todas as funções que o aparelho dispõe? Caso não já identificamos que aquele gasto não é necessário.

Comprar por necessidade está relacionado a suprir aquilo que de fato é necessário

Três perguntas básicas ajudam no equilíbrio financeiro:

  1. A despesa realmente é necessária? Ou será possível conseguir o mesmo efeito pessoal sem usar dinheiro ou por gastar menos?
  2. A despesa contribui ou impede a minha riqueza/felicidade?
  3. Esta é uma compra planejada ou de impulso? Estou sentindo pressionado para comprar algo que não tenho certeza que preciso?

E para não pecar mais no lado financeiro pessoal, vamos estabelecer a seguinte palavra P-E-C-A, que significa Planejar, Executar, Controlar e Agir.

O gerenciamento adequado das finanças é o diferencial entre sonhadores e realizadores.

                                                                                                                    

Rinaldo Neves – Economista & Consultor Titular da RN CONSULTORIA Empresarial

www.rnconsultoriaempresarial.hd1.com.br