INTERNET

A internet, ou a rede mundial de computadores surgiu durante a Guerra Fria na década de 1960. Ela foi criada a princípio para ser utilizada com objetivos militares pelos americanos, para que fosse uma comunicação alternativa no caso de as comunicações convencionais sofrerem danos ou fossem destruídas pelos inimigos. Foi a partir de 1970 e 1980 que ela começou a ser utilizada também para meios acadêmicos. A partir da década de 1990 tivemos o grande boom da internet, foi quando também os computadores começaram a ficar com valores mais acessíveis para compra da população, a conexão ainda era discada e a reclamação de pais com os filhos era muito comum devido ao alto consumo e gastos com a conta de telefone, pois era necessário utilizar a linha de telefone para acessar a rede mundial de computadores.

Nessa época surgiram grandes portais de busca, como o Google e Cadê, portais como AOL, IG nos forneciam um software discador, para que através dele pudéssemos nos conectar a internet, salas de bate-papo do UOL eram muito comuns e muito utilizada principalmente pelos mais jovens, as trocas de mensagens utilizando o MSN e o ICQ também eram muito frequentes, foram os primeiros passos de interação entre múltiplos usuários.

Na década de 2000 com a chegada da Banda Larga e o crescimento constante de novas tecnologias utilizando a internet, ela se torna algo fundamental no nosso dia-a-dia.

REDES SOCIAIS

Nesse momento surgem as redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, entre outras menos utilizadas, elas tinham o propósito de conectar você com seus amigos, encontrar amigos que não víamos a muito tempo e encurtar as distâncias que existem fisicamente entre as pessoas, o contato não é o mesmo, mas é possível se comunicar com muito mais frequência.

“Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes” (SITE REDES SOCIAIS, 2016)

Com o grande crescimento da utilização das redes sociais por grande parte da população, as organizações começam a enxergar nesse público um novo meio de comunicação, através das redes sociais, principalmente pelo Facebook e Twitter.

O crescimento foi tão grande que hoje existe um profissional responsável por cuidar desse tipo de comunicação dentro das organizações, pessoa (s) responsável (eis) por expor a outras pessoas o conteúdo midiático da organização, ele é responsável por manter essa comunicação com o público dentro das redes sociais de modo que consiga elaborar também relatórios quantitativos e qualitativos das campanhas realizadas nas redes sociais.

“Analista de Mídias Sociais: Elabora textos para as redes sociais, dissemina o conteúdo em comunidades e blogs relevantes, interage com participantes nos diferentes pontos de contato, mantém contato com os principais multiplicadores em redes sociais (líderes em comunidades e blogueiros), acompanha a presença nas redes sociais (quantitativa e qualitativa), identifica o crescimento da presença online, gera relatórios de desempenho de campanha e garante o fluxo de informações entre agência, cliente e redes sociais.”(CATHO ONLINE, 2016)

REDES SOCIAIS: AS MAIS UTILIZADAS

FACEBOOK

O Facebook foi lançado e disponibilizado na internet no inicial de 2004 criado por 4 Universitários de Harvard e tem hoje sua figura principal Mark Zuckenberg, a princípio eles criaram o site para comparar garotas da universidade, dando a elas uma classificação de acordo com sua beleza, porém ele mostrou que teria um grande potencial de integrar pessoas por afinidades ou assuntos de interesse. No início era utilizado apenas pelos alunos, mas logo ele deixou os muros da universidade e em 2006 ele foi liberado a todos os usuários que tivessem 13 anos ou mais.

O número de usuários cresce constantemente no Brasil e no mundo, já são mais de 1,6 bilhões de pessoas conectadas.O Facebook divulgou, no final de janeiro, os números referentes ao último trimestre de 2015 na maior rede social do planeta. De acordo com os dados, já são 1,6 bilhão de usuários mensais espalhados pelo mundo, do quais 99 milhões são brasileiros, ou seja, 8 a cada 10 brasileiros estão no Facebook. Diariamente são 1,04 bilhão de pessoas conectadas à rede, sendo que, destas, 934 milhões realizam essa conexão também via mobile (através de celulares ou tablets) –  das quais 823 milhões estão no Facebook exclusivamente no mobile. No Brasil, são 89 milhões de usuários móveis ativos mensais no Facebook – quase 90%. (SITE GUIA-SE, 2016)Hoje é a maior rede social do mundo, através dele podemos compartilhar textos, links, vídeos e fotos. É uma plataforma multi-tarefas que atinge diversos públicos diferentes. 

TWITTER

O Twitter foi lançado em 2006 por Evan Williams, Biz Stone e Jack Dorsey, essa ideia surgiu a partir de um Brainstorm (discussão de ideias) onde eles conversavam sobre criar um serviço de troca de status, algo como o SMS. O seu conceito era o de enviar mensagens curtas através do celular, onde os usuários poderiam digitar no máximo 140 caracteres.

Dois anos antes da fundação do Twitter, Evan Williams havia sido responsável pela criação do Blogger e, juntamente com Biz Stone, trabalhavam na gigante Google. Saíram de lá para formar a Odeo, uma empresa de podcasting que não trouxe resultados em sua área de atuação. O Twitter foi fundado em março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone como um projeto paralelo da Odeo. A ideia surgiu de Dorsey durante uma reunião de discussão de ideias (brainstorming) em que ele falava sobre um serviço de troca de status, como um SMS. Chamado simplesmente de Status, o pré-Twitter tinha como conceito exatamente o envio de mensagens curtas através do celular, em que você receberia um twich (vibração, em tradução livre) no seu bolso quando um update era enviado. Entretanto, a palavra não agradou, pois não mostrava exatamente o que era o serviço. Ao buscar nomes parecidos no dicionário, Dorsey e os outros encontraram a palavra twitter, que em inglês tem dois significados: “uma pequena explosão de informações inconsequentes” e “pios de pássaros”. (SMAAL, Beatriz, 2010)

Hoje ela é muito utilizada não só por usuários comuns, como pelas organizações para manter uma comunicação rápida e eficaz com seus clientes.

A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS PELAS ORGANIZAÇÕES

Com o constante crescimento da utilização da internet pelas pessoas no mundo todo, assim como a facilidade de acesso de forma rápida e de qualquer lugar, cresce também a utilização das redes sociais por pessoas com diversos grupos de interesse distintos.

Com essa grande utilização a possibilidade de se utilizar esse meio de comunicação de diversas maneiras também foi visto com bons olhos pelas organizações.

Elas passaram a utilizar esse canal de comunicação de forma estratégica para interagir com seus clientes. As organizações criaram suas páginas em redes sociais e ali disponibilizam um canal de comunicação aberta com seu público de interesse. Elas publicam ali o lançamento de novos produtos, suas promoções, mensagens institucionais, dentre outras... No Facebook por exemplo, a partir do momento que você cria uma página são as pessoas demonstram interesse e que “curtem” sua página, a partir desse momento já é possível analisar a adesão que sua organização, ou que sua página possui pelos seus clientes ou potenciais clientes, é grande fonte de informações e grande forma de medir a qualidade da sua marca junto ao mercado, bem como o público que costuma consumir seus produtos e/ou serviços.

As organizações disponibilizam não apenas informações sobre seus produtos, mas também maneiras de utilizá-lo. É muito comum empresas de alimentos que possuem páginas no Facebook disponibilizarem receitas que utilizam de seus produtos. É uma comunicação que vai muito além de uma propaganda na televisão, por exemplo, onde você tem 30 segundos para mostrar sua organização ou seu produto e tem um custo muito alto. Utilizando das redes sociais é possível fazer uma comunicação mais informal que te aproxima mais do consumidor, porque ela está no seu canal porque gosta do que é postado ali, porque gosta da sua marca e não porque é obrigada a ver um comercial de televisão no intervalo da novela.

Porém nem só de coisas boas vive a internet e a utilização das redes sociais. Da mesma maneira que um elogio ou uma boa publicação é disseminada de maneira muito rápida, uma reclamação pode fazer um estrago muito grande, rapidamente ela chega a milhares de pessoas que vão compartilhando umas com as outras e pode causar danos profundos na imagem da organização. Mesmo não sendo uma informação verdadeira ela é compartilhada porque as pessoas não têm o costume de buscar a informação na fonte para saber se é ou não verídica, elas simplesmente compartilham, seja uma reclamação ou um elogio.

Por esse motivo é muito importante ter pessoas capacitadas, pacientes, dispostas a resolver possíveis problemas para evitar que a imagem da organização seja arranhada, por isso que as reclamações em redes sociais costumam ser resolvidas de forma rápida.

As redes sociais vieram para ficar e para somar, cabe as pessoas e as organizações tirar o melhor proveito possível delas.

Referências

CATHO ONLINE. Guia de profissões e salários. Disponível em:<http://www.catho.com.br/profissoes/analista-de-midias-sociais>. Acesso em: 07 ago. 2016.

REDES SOCIAIS. O que são redes sociais? Disponível em: <http://redessociais.griff.art.br/redes-sociais/>. Acesso em: 07 ago. 2016.

IMPRENSA GUIA-SE. Números do Facebook e Whats App surpreendem no Brasil e no mundo. Disponível em: <http://www.guiase.com.br/numeros-do-facebook-e-whatsapp-surpreendem-no-brasil-e-no-mundo/>. Acesso em: 07 ago. 2016.

SMAAL, Beatriz. A história do Twitter, fev. 2010. Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/rede-social/3667-a-historia-do-twitter.htm>. Acesso em: 07 ago.