Em faculdades ou mesmo em escolas torna-se constante a tentativa de visitação de pessoas alheias a esse ambiente. Amigos, parentes ou até mesmo conhecidos tentam penetrar nessas entidades todos os dias.  Mesmo que bem intencionados, estes podem ser prejudiciais à esse ambiente que tende a ser bom e harmônico.

Para solucionar problemas como esses existem as catracas, ótimas opções para aqueles que precisam evitar esse tipo de intrusão com menos constrangimento e mais eficácia. Com as catracas a entidade de ensino poderá distribuir cartões únicos que poderão ser utilizados com um intervalo de apenas uma, duas ou até três horas, evitando a entrada de outras pessoas com o cartão de um mesmo aluno.

As empresas que optarem por certificar sua segurança com catracas deverão colocá-las em pontos estratégicos e menos constrangedores. Deverão fazer daquelas catracas algo bom, que os alunos se sintam seguros de freqüentar esse ambiente.

Um cuidado que deverá ser explicitado perante os usuários das catracas e os portadores de cartões para acesso é que os mesmo podem quebrar. São frágeis e uma das medidas de segurança é mantê-los na carteira. Para passar nas catracas, bastará aproximar a carteira da catraca e esperar o sinal verde, que aparecerá na parte superior da mesma.

O cartão poderá ser fornecido pela empresa vendedora da catraca ou pela entidade compradora da mesma, que terá uma máquina para criação do cartão de acesso.

Além disso, existe também um tipo de catraca que se libera mediante a inserção de um código, código do aluno. Essa já é uma opção menos usual mas que mostra uma eficiência impar, igual a da catraca que utiliza o cartão de acesso.

O valor das catracas é algo muito relativo, as mais baratas podem ser encontradas por cerca de dois mil reais.  As mais sofisticadas e que já contam com um sistema digital para monitoramento de dados podem sair por até cinco mil reais, que poderá ser parcelado dependendo da empresa que venderá o produto.

Esse foi um artigo escrito pela equipe de redação especializada em segurança, controle de acesso, catracas, cancelas e muitas outras opções que farão você mais seguro.