Beatriz de Medeiros Gonçaves1
Juliana Salgado Oliveira Machado1
Leila Alves Pimenta1
Milena Cristina de Oliveira1
Ana Paula Barbosa2


RESUMO

Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa para verificar quais eram as primeiras idéias sobre profissões de crianças e adolescentes do Recanto Samaritano localizado na cidade de Franca-SP. Alguns jovens não possuem conhecimento e informação básica necessária das diversas carreiras existentes e assim acabam se desiludindo com a opção escolhida. Surgiu então, a necessidade de apresentar as características e habilidades correspondentes da profissão. De acordo com a amostragem com 6 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos com aplicação de questionários, utilizando como método a pesquisa de campo, em que pudemos observar que os jovens possuem uma dificuldade na escolha profissional, devido a pouca exploração do tema e da vasta possibilidade de profissões.

Palavras- Chave: Profissão, Características, Conceito, Jovens.

ABSTRACT

This article was compiled from a survey to see which were the first ideas about occupations of children and adolescents of the Corner Samaritan in the city of Franca-SP. Some young people lack knowledge and basic information required of the various careers available, and so end up disillusioned with the option escolhida. Arose then the need to present the characteristics and abilities of the corresponding profession. according to the sample with 6 children and adolescents aged 10 to 14 years with questionnaires, using field research method, where we observed that young people have a difficult career choice, because little exploration of the topic and the wide possibility of professions.

Keywords: Occupation, Characteristics, Concept, Young.


1 Alunas do 2o ano do curso de Psicologia da Universidade de Franca.
2 Professora orientadora do Projeto : Psicóloga, Especialista em Didática, Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em serviços Social pela UNESP Franca.

INTRODUÇÃO

Por desconhecimento das variedades de carreiras ou por ausência de informações, muitos jovens optam por decisões que uma hora ou outra lhes decepcionam. Houve então, a necessidade de alguém que pudesse levar informações ao conhecimento do jovem.
A sociedade impõe a escolha de uma profissão sem ele ter tempo de encontrar a identidade profissional sendo que coincidentemente ocorre quando o caráter esta sendo desenvolvido.
Portanto, surgiu-se a necessidade de proporcionar às crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que são abrigados pelo Recanto Samaritano a oportunidade de conhecer a diversidade de profissões e carreiras existentes no mercado de trabalho atualmente.
Neste trabalho, nossos objetivos foram apresentar algumas características das diversas profissões existentes no mercado de trabalho atualmente e proporcionar aos adolescentes a oportunidade de conhecer e de se informarem sobre a atuação desses profissionais na sociedade, possibilitar aos adolescentes uma perspectiva de futuro, analisando e demonstrando as potencialidades de cada um e salientando a importância do estudo para uma carreira de sucesso.
Para as alunas foi de fundamental importância poder observar diretamente as dificuldades enfrentadas pelas crianças e adolescentes na escolha da profissão, além disso, também foi importante a contribuição para a instituição, pois os jovens tiveram oportunidade de conhecer, refletir e debater sobre os diversos tipos de carreira da atualidade.

REFERENCIAL TEÓRICO

Conforme Santos (1), as mudanças socioeconômicas abriram para os indivíduos, tanto na vida profissional quanto na social, um maior número de oportunidades. Isso pode facilitar para alguns, mas por outro lado criar dificuldades para outros, pois as oportunidades são cada vez mais especificas e exigem qualificação adequada. Sendo tais oportunidades cada vez mais abrangentes, menor é a possibilidade dos jovens conhecerem os caminhos que lhe sejam favoráveis.
A escolha profissional é produto de um longo processo que depende da estimulação adequada. É imprescindível que seja criado um clima exploratório que permita uma avaliação pelo próprio indivíduo, de seu nível potencial e de suas condições de adaptabilidade a um determinado trabalho ou a certa ocupação (2).
Um adolescente busca na suas experiências, no ambiente em que vive, na família e na sociedade as referências para escolha profissional, porém por esta ser uma questão que ainda não está amadurecida pode encontrar alguns problemas como:
? A sua própria problemática de adolescente;
? A falta de informação sobre o mercado de trabalho e profissões;
? O medo do desemprego;
? Desligamento do colégio;
? Ingressar no mundo de trabalho;
? Ingressar no mundo universitário;
De acordo com Santos (2) a decisão profissional é um processo complexo sujeito a alguns fatores:
? Oportunidades ocupacionais oferecidas pelo mercado de trabalho
? Interesses que o indivíduo desenvolve como produto de seu crescimento pessoal e social
? Barreiras de ordem econômica e social, que variam desde a política familiar até as limitações geográficas e financeiras que o indivíduo terá de enfrentar para conciliar os problemas de estudos.
A escolha profissional determinará o futuro deste adolescente, que na maioria das vezes se encontra desorientado em meio a tantas opções, assim sendo função dos psicólogos lhes apresentar brevemente um pouco mais e orientá-los quanto à profissão a ser seguida, pois o trabalho dignifica o homem.
De acordo com Weil (3) a época das grandes decisões acontece entre os 12 e 18 anos, assim não podendo ser cobrado de uma criança de oito anos o mesmo comprometimento, pois da mesma forma que existe maturidade cognitiva e motora, há também maturidade vocacional. Outros fatores a ser considerado são a influencia cultural e social.
Para Bujold e Noiseux (4) deve-se considerar uma nova maneira de considerar o desenvolvimento vocacional. Essa metodologia consistiria em propor atividades, experiências, situações de aprendizagem aptas não somente a guiar o desenvolvimento vocacional do individuo, mas também capazes de mobilizar nele os recursos cognitivos e afetivos necessários ao desempenho das tarefas desenvolvimentais. Em suma, essa metodologia visaria instrumentar vocacionalmente os indivíduos.
Infelizmente a pobreza, a falta de desenvolvimento econômico e o preconceito racial e de gênero obriga muitas famílias a precipitar a escolha; muitos jovens, no Brasil são obrigados a trabalhar antes da idade legal. Esta é uma das razões pelas quais convém informa-lós sobre as profissões existentes e como encaminhar- se para elas. A boa informação ocupacional prepara a maturidade vocacional.
Sendo assim este trabalho contribuiu com o nosso desenvolvimento e também trouxe alguns subsídios para a escolha profissional dos adolescentes.

MATERIAL E MÉTODOS

Nosso trabalho foi realizado através do método científico, que para Jung (5) se constitui de etapas dispostas de forma sistemática e os pressupostos iniciais deste se constituem na observação e na experimentação de fenômenos. Segundo Silva (6) o método dedutivo consiste em levantar hipóteses para que se possa, através de duas premissas, chegar a uma conclusão. Para usufruir do referencial teórico, utilizamos a pesquisa bibliográfica que se caracteriza pela busca de informações, com consulta de materiais já publicados como livros, revistas, artigos, internet, etc. Com a intenção de coletar dados para a pesquisa, foi definida também como método a pesquisa de campo, que de acordo com Rodrigues (7) visa ir ao local a ser pesquisado para coletar dados, porém sem intervenções, através da observação dos fatos, para que depois sejam avaliadas as circunstâncias do objetivo pesquisado. Além da pesquisa de campo, também utilizamos a pesquisa ação, que para Silva (6) tem o objetivo de propor soluções para um problema coletivo e os pesquisadores estão envolvidos de modo participativo ou cooperativo na situação.

DISCUSSÃO E RESULTADOS

A análise de dados foi elaborada, a partir do processo de coleta dos mesmos, onde foi utilizado questionário fechado com algumas questões justificadas. A análise foi feita através de gráficos e comentários.
A população amostral é consideravelmente restrita, o questionário foi aplicado para as mães e para os adolescentes.
A seguir apresentamos os resultados dos questionários aplicados para as crianças e adolescentes.

Questão 1: Quais profissões você mais gostou?






Gráfico 1: Ao pesquisar sobre as áreas de interesse profissional dos adolescentes, observou-se que 50% prefere cursos da área da saúde, 33% tem preferência por cursos da área de humanas, 17% não responderam a pergunta e nenhum optou por cursos da área de exatas.


Questão 2. O que é necessário para se tornar um bom profissional?





Gráfico 2: Ao serem questionados sobre os fatores necessários para se tornar um bom profissional, observou-se que 67% das crianças e adolescentes concordam que o estudo é um fator importante e decisivo na escolha da profissão, enquanto 33% considera importante gostar da profissão que se irá exercer. Nenhum adolescente considerou que a dedicação é um fator importante.









Questão 3. O que é mais importante pra você nessa profissão?



Gráfico 3: Verificou-se que nenhuma das crianças e adolescentes considera importante na escolha da profissão o fator lucro e status, no entanto 67% avaliaram que as profissões citadas por eles tem mais oportunidades no mercado de trabalho e 33% considerou que a identificação pessoal pesa muito no sucesso na profissão.


A seguir apresentamos os resultados dos questionários aplicados para as mães sociais.










Questão 4: A maior parte das crianças já tem mais ou menos definidos os interesses para o futuro ou ainda se mostram indecisos?



Gráfico 4: Observou-se que 67% das crianças e adolescentes já têm definidas suas escolhas profissionais, enquanto 33% ainda se encontram indecisos neste assunto.

Questão 5: Quando os adolescentes comentam sobre que querem ser quando crescer, o que eles consideram no emprego?



Gráfico 5: Observamos que os critérios mais importantes para as crianças e adolescentes na escolha da profissão são carreiras que sejam mais valorizadas e que ajudem as pessoas, sendo que 50% escolheram esta resposta. 25% dos adolescentes responderam que uma característica importante na profissão é que esta seja valorizada pessoalmente. O restante, 25% respondeu que o fator decisivo na escolha da profissão é que esta traga mais retorno financeiro.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nós alunos do segundo ano de psicologia alcançamos nossas expectativas esperadas pelo estágio na instituição Recanto Samaritano, sob a supervisão e o auxílio da professora Dra. Ana Paula e com os profissionais da instituição.
Neste estágio concluímos nossa pesquisa ressaltando que a maioria dos jovens já tem definidas suas escolhas profissionais, observou-se também que a maior parte das crianças e adolescentes concordam que o estudo é um fator importante e decisivo na escolha da profissão, enquanto outros consideram importante gostar da profissão que irá exercer.
Este estágio nos possibilitou a observação dos comportamentos e escolhas das crianças e adolescentes, podendo assimilar as teorias estudadas.
Concluindo, o projeto foi uma experiência muito importante para nós, pois tivemos a oportunidade de conhecer melhor as regras, as rotinas e as práticas da Instituição Recanto Samaritano. Também foi possível propor e desenvolver atividades, dinâmicas em grupos e trabalhos interativos, nos quais pudemos observar como são os critérios das crianças e adolescentes no que se refere às escolhas profissionais.







REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Santos OB. Psicologia aplicada à orientação e seleção profissional. 8. ed. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1980. cap. 1.

2. Santos OB. Orientação e desenvolvimento do potencial humano. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1978. cap. 6.

3. Weil P. Sua vida, seu futuro: escolha entre 600 profissões. 13. ed. Petrópolis: Vozes,1991.

4. Bujold, C, Noiseux, G. Desenvolvimento vocacional e crescimento pessoal. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1985.

5. Jung CF. Metodologia científica e tecnológica. Disponível em <http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/mod4.pdf>. Acesso em 05 mar. 2011.

6. Silva EL, Menezes EM. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Disponível em <http://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologia%20da%20Pesquisa%203a%20edicao.pdf>. Acesso em 05 mar. 2011.

7. Rodrigues WC. Metodologia científica. Disponível em <http://www4.fct.unesp.br/docentes/educ/alberto/page_download/METODOLOGIA/metodologia_cientifica.pdf>. Acesso em 05 mar. 2011.