PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais

Curso de Ciências Contábeis- 5º Período Noite

Contabilidade de Custos

Cultura Religiosa

Planejamento Fiscal e Tributário

Projeto de Estágio Supervisionado

Sistemas Contábeis I

Teoria Avançada da Contabilidade

 

Bruna Lays Ribeiro Gondim

Gabriela Vilaça Severino

Gisele Aparecida Rocha

Laís de Freitas Rodarte

Mariana Gonçalves Evaristo

Tamara Cunha Nataliza

Thamara Lopes Chaves

 

 

 

CONTRIBUIÇÕES DAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO PARA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

 
Belo Horizonte
01 Novembro 2012

 

Bruna Lays Ribeiro Gondim

 

Gabriela Vilaça Severino

Gisele Aparecida Rocha

Laís de Freitas Rodarte

Mariana Gonçalves Evaristo

Tamara Nataliza Cunha

Thamara Lopes

 

 

CONTRIBUIÇÕES DAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO PARA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Trabalho apresentado às disciplinas Contabilidade de Custos, Cultura Religiosa, Planejamento Fiscal e Tributário, Projeto de Estágio Supervisionado Sistemas Contábeis I, Teoria Avançada da Contabilidade do 5º Período do Curso de Ciências Contábeis Noite do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais da PUC Minas BH.

                

 Professores: Alex Magno Diamante

                     Anete Roese

                     Fátima Maria Penido Drumond

                     José Luiz Faria

                     José Ronaldo da Silva 

                     Rubens de Oliveira Gomes

                     

 
Belo Horizonte
01 Novembro 2012
 

RESUMO

 

            O presente trabalho consiste em um artigo científico feito pelos alunos do quinto período do curso de Ciências Contábeis, que relaciona as disciplinas de Contabilidade de Custos, Cultura Religiosa, Planejamento Fiscal e Tributário, Projeto de Estágio Supervisionado, Sistemas Contábeis I e Teoria Avançada da Contabilidade. Os objetivos trabalhados no artigo foram: a relação entre as áreas de conhecimento e atuação do profissional contador, os aspectos tributários sobre o valor adicionado e como são dividido em relação às três esferas do governo, a identificação das contribuições das disciplinas de Sistemas Contábeis na formação e atuação do profissional contábil, os Princípios Contábeis e sua aplicabilidade no contexto empresarial moderno frente a uma abordagem de gestão e os valores religiosos e espirituais presente na cultura, nas religiões e nas experiências espirituais que podem ser fonte de equilibro na vida um contador. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho destaque-se em pesquisas bibliográficas, em livros, além desta fonte utilizamos entrevista com um profissional da área contábil e analisamos as demonstrações financeiras da sociedade empresária Usiminas S.A. na tentativa de obter informações qualificadas.

 

Palavras-Chave: Aspectos tributários. Atuação do contador. Espiritualidade. Valores. Princípios contábeis. Sistemas ERP. Valor adicionado. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. 1.                  INTRODUÇÃO

 

O presente trabalho tem como tema as Contribuições das diversas áreas do conhecimento para a formação e atuação do profissional de ciências contábeis. Tem como objetivo adquirir conhecimentos específicos e de fundamental importância para a profissão contábil e apontar o reconhecimento do campo de atuação do profissional contábil relacionando-o com as áreas de conhecimento.

Neste artigo são abordados os pontos mais relevantes dos temas estabelecidos por cada professor. Mostra o valor adicionado distribuído em relação a cada esfera do governo por meio da DVA, onde apontamos qual a parcela das riquezas geradas é repassada para o âmbito tributário e o quanto a entidade contribui para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) do país, as diversas áreas de atuação do contador, os custos em geral de uma empresa, a visão dos sistemas de gestão como apoio na execução das atividades referente a lançamentos básicos de uma empresa e a exigência de tarefas a serem executadas dentro de uma ética determinada em cima de valores e da espiritualidade de cada ser humano.

            A atuação do profissional contábil deve ser sempre baseada em princípios que fundamentam sua atuação, dos quais eles fazem com que o profissional exerça sua profissão de forma correta atingindo seus objetivos.

           

  1. 2.      O PROFISSIONAL CONTÁBIL E SEUS CAMPOS DE ATUAÇÃO

 

A Resolução 560 do CFC dispõe sobre as prerrogativas profissionais de que trata o artigo 25 do Decreto-lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946. A contabilidade fundamenta-se em princípios, normas e regras estabelecidas a partir do conhecimento abstrato e do saber empírico, e não a partir de leis naturais. Ela visa à guarda de informações e ao fornecimento de subsídios para a tomada de decisões, além da guarda de informações com respeito a determinadas formalidades.

“A contabilidade é uma das áreas que mais proporcionam oportunidade para o profissional.” (MARION, 2009 p. 29).

Ao decorrer do curso é visível observar os vários campos de atuação que um contador pode exercer sua profissão e as áreas de conhecimento, diante disso, pode exercer suas atividades na condição de profissional liberal ou autônomo. De empregado regido pela CLT, de servidor público ou em qualquer situação jurídica definida pela legislação e exercendo qualquer tipo de função sendo estas: contador, analista contábil, assessor contábil, assistente contábil, auditor contábil interno e externo, conselheiro, consultor contábil, controller, educador, escriturador contábil ou fiscal, fiscal de tributos, legislador, perito contábil e fiscal, professor de ciências contábeis e etc. Alguns exemplos mais detalhados, de acordo com José Carlos Marion, (2009, p. 29 e 30) são:

  • Contador de custos: voltado para o cálculo e interpretação dos custos dos bens fabricados ou comercializados, ou dos serviços prestados pela empresa.
  • Auditor contábil interno: é o auditor que é empregado da empresa em que faz o exame da Contabilidade e cuida dos contratos internos da empresa.
  • Analista financeiro: analisa a situação econômico-financeira da empresa por meio dos relatórios fornecidos pela Contabilidade.
  • Perito contábil: o contador fará uma verificação na exatidão dos registros contábeis e em outros aspectos.

            Dentre os exemplos citados por José Carlos Marion, pode-se observar que todos utilizam das informações e conhecimento das diversas matérias como direito tributário, contabilidade fiscal e tributária, planejamento fiscal e tributário, direito civil, direito trabalhista (para, por exemplo, um perito fiscal), contabilidade avançada, contabilidade intermediária, teoria básica e avançada da contabilidade (para um contador, analista contábil ou controller), matemática financeira e estatística (para um auditor contábil).

De um modo geral toda empresa, seja ela privada ou pública, requer profissionais cada vez mais capacitados para competir no meio profissional. No caso do contador o perfil deste é de um profissional autêntico, criativo, prudente, atualizado, correto, atento às várias áreas de conhecimento, procurando sempre estar em contanto com os outros setores da empresa e acima de tudo, ser um profissional ético.

O contador Walter Fernandes (19 out. 2012 – Apêndice A) disse que o campo de trabalho do contador é muito abrangente, pois desde a Micro Empresa até as grandes organizações precisam de um contador para a abertura da empresa, registrar suas operações, cumprir obrigações legais em todas as esferas.

Ainda de acordo com Walter (19 out. 2012 – Apêndice A), a Auditoria é uma ótima perspectiva como profissão, assim como os Concursos para ocupar cargos nos grandes órgãos governamentais e grandes empresas sediadas no Brasil.

 

2.1  Análise e relacionamento de diversas áreas   

 

            Para a tomada de decisões dentro da empresa precisa-se ter um conhecimento em diversas áreas e algumas de tamanha importância como a Matemática, Tributos, Sistema de Informação etc.

            Para Walter Fernandes (19 out. 2012 – Apêndice A), além das atribuições normais, atualmente o contador é consultado sempre que os administradores das empresas tem o objetivo de expansão dos negócios, lançamento de novos produtos, abertura de novas unidades de produção ou venda, para que por meio de diversos cálculos possa informar sobre as reais probabilidades de metas estimadas.

            A matemática é uma das áreas que tem um papel de tamanho caráter. Dentre suas rotinas financeiras podemos destacar os descontos de duplicatas, ajuste a valor presente e capital social.

            O desconto de duplicatas que é um título causal que documenta uma venda mercantil ou uma prestação de serviço. Ela é emitida de forma unilateral pelo credor, conforme a lei da fatura e da duplicata. (GUILHERME, 2009, p. 252).

            A principal característica dos títulos de créditos é a circulação, pois quando alguém emite uma cambial, muito provavelmente é para negociar com terceiros a riqueza criada onde se aplica o conhecimento em cálculos matemáticos para o seu processo. Já o ajuste a valor presente seu registro deverá ocorrer já no momento inicial da transação.

O investimento efetuado na companhia pelos acionistas, que é representado como capital social, abrange não só as parcelas entregues por eles, mas também aos valores obtidos sendo as parcelas entregues pela sociedade por decisão dos proprietários. 

 

2.2  Custos no sentido amplo da palavra e dentro das empresas

 

Os custos financeiros serão a apropriação dos custos bancários e financeiros que são considerados indicadores de insuficiência de capitais próprios. Assim, os fatos geradores mais comuns são: Cobrança de contas, desconto de duplicatas, desconto por antecipação do pagamento pelos clientes, financiamento a clientes na venda a prazo e etc.

            O resultado financeiro líquido consolidado da Usiminas, anexo A e B, apresentou uma despesa de R$50,0 milhões no ano de 2011, contra uma receita de R$13,2 milhões em 2010, basicamente em função dos efeitos cambiais decorrentes da desvalorização de 12,6% do real frente ao dólar norte-americano em 2011 e da sua valorização de 4,3% em 2010.

            Os custos operacionais são custos que foram realizados por terceiros, ou simplesmente terceirizados, estão ligados à concentração de esforços na atividade-fim do empreendimento e também à insuficiência de conhecimentos ou habilidades em funções específicas.

A Usiminas vem implementando medidas que visam à melhoria do seu desempenho operacional, a redução do seu endividamento e a manutenção de um adequado nível de liquidez. Dentre elas destacam-se o aumento no nível de utilização da capacidade instalada nas usinas, com melhor absorção dos custos fixos; a redução das despesas estruturais (vendas e administrativas); a redução do capital de giro, notadamente dos estoques de produtos em processo, acabados e de almoxarifado; e a redução dos investimentos.

Os resultados do quarto trimestre da Usiminas foram afetados negativamente pelo menor volume de vendas da siderurgia e pela continuidade da pressão dos custos das principais matérias-primas. Ao final do exercício, em decorrência principalmente desses fatores, a geração de caixa e o lucro foram significativamente afetados. Receita Liquida de R$ 11,9 bilhões.

Ela avançou com o plano de redução de capital de giro e neste trimestre reduziu em R$480 milhões, por meio da redução de estoques de produtos em processo, acabados e de almoxarifado, redução do prazo médio de contas a receber e alongamento dos prazos de contas a pagar. Nos primeiros 6 meses de 2012, a companhia obteve uma redução de capital de giro de R$938 milhões.

            Os custos tributários, como todos os custos, são gerados pelo exercício das funções de produzir, administrar e comercializar, exceto os custos com venda que na maioria das vezes são considerados como custos fixos. Os fatos geradores dos tributos e contribuições são de várias naturezas, de onde resultam distintas classificações na contabilidade de custos. Exemplos: IPI, IR ICMS, PIS, COFINS, ISSQN, ITR, IPTU, IPVA, II, IE, entre outros.

 

2.3  Custos sociais, Impactos ambientais e Custos de recuperação

 

A Usiminas, em suas operações, adota como diretriz o desenvolvimento de atividades em harmonia com o meio ambiente por meio de práticas integradas sustentáveis para a diminuição dos impactos ambientais das suas operações. Assim, preocupa-se preventivamente com a geração de resíduos sólidos, emissões atmosféricas e ruídos, uso racional de água, energia e insumos e o descarte dos efluentes hídricos. Em 2011, os investimentos e gastos ambientais, tanto em ações de preservação do meio ambiente quanto em despesas ambientais de operação, representaram R$ 174 milhões.

O valor dos custos sociais inerentes à atividade da Usiminas foi R$1.740.317,00 no ano de 2011, este valor se compõem de salários, encargos, abonos, entre outros.

A Usiminas tem vários projetos sociais voltados para a cultura e incentivos, dentre eles está o Circuito Cultural Usiminas e muitos outros com parceria do governo e instituições.

 

 

 

 

 

 

 

3        ASPECTOS TRIBUTÁRIOS SOBRE O VALOR ADICIONADO

A empresa Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. (USIMINAS) contribui para geração da riqueza tributária brasileira, assim como outras entidades que são efetivadas, principalmente pela arrecadação de tributos e que são divididos em três esferas.

As informações para a elaboração dessa demonstração (Unafisco, 2009) são retiradas dos demais demonstrativos contábeis como a DRE (nesta, os valores de materiais consumidos são apresentados líquidos de ICMS e IPI; contudo, para fins de DVA, esses valores deverão incluir tais impostos), Balanço Patrimonial, anexo A e B, e principalmente, notas explicativas, exceto o item materiais e serviços adquiridos de terceiros. As informações deverão ter como base o princípio contábil do regime de competência de exercícios.

            Na Demonstração do Valor Adicionado (DVA) da empresa, referente ao ano de 2011, o somatório dos tributos Federais, Municipais e os Incentivos Fiscais arrecadados, totalizaram o valor de R$462.165.000,00, entretanto houve um saldo negativo de R$688.687.000,00 em arrecadação para o Estado. No ano de 2010 não ocorreu saldo negativo, mas sim uma arrecadação de R$2.161.154.000,00, dessa forma houve uma redução de 78,61% dos valores arrecadados por meio de tributos para os cofres públicos. (Anexo C)

3.1  Tributos Federais

            Os tributos federais são recolhidos pela União de acordo com o art.153 CF/88 eles se dividem em impostos e contribuições, entre eles temos o Importo de Renda (IR), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto de Produtos Estrangeiros (IE), Contribuição Para Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e o Programa de Integração Social (PIS).

            A entidade arrecadou no ano de 2011, anexo C, R$388.906.000,00 em tributos federais correspondendo 13,74% do valor adicionado a ser distribuído que foi de R$2.830.904.000,00. No ano 2010 os tributos Federais somaram R$1.156.818.000,00 que se equivale a 19,70% do valor adicionado a ser distribuído daquele ano.

3.2       Tributos Estaduais

            Os tributos estaduais estão previstos no art. 155 da CF/88 são eles o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação Serviços (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto sobre Transmissão "Causa Mortis" e Doação (ITCM).

            A Usiminas apresentou um valor negativo no ano de 2011 R$ 688.687.000,00 esta situação pode ser atribuída a diversos fatores, como por exemplo, credito tributário superior a um débito, recurso recebido do Estado aonde à entidade possui sedes ou filias. Tal fato impossibilitou a analise dos tributos estaduais sobre o valor adicionado no ano de 2011. No ano de 2010 a situação foi inversa houve arrecadação para o estado de R$ 958.388.000,00 correspondendo 16,32% do valor adicionado. (Anexo C)

3.3  Tributos Municipais

            Os impostos Municipais são regulamentados pelo art. 156 da CF/88 são eles: Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto Sobre a Transmissão "inter vivos" de Bens Imóveis e de Direitos Reais Sobre Imóveis (ITBI), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

            A Usiminas no ano de 2011, anexo c, arrecadou R$54.993.000,00 para o município correspondendo a 1,94% do valor adicionado a ser distribuído, em 2010 foi R$ 37.676.000,00 representando a 0,64% do valor total a ser distribuído naquele período.

3.4  Incentivos fiscais

            A arrecadação de Incentivos fiscais no ano de 2010, anexo D, foi no montante de R$8.272.000 que equivale a 0,14% do valor adicionado do mesmo ano. Já em 2011 o montante arrecadado foi de R$18.266.000 equivalente a 0,65% do valor adicionado total do ano correspondente.

            A entidade aproveitou dos incentivos fiscais para redução do Imposto de Renda e da Contribuição Social. Esse tipo de dedução é regulamentado pelo inciso I, do artigo 231 do Decreto n°3.000, de 26 de março de 1999, conhecido como Regulamento do Imposto de Renda (RIR). A empresa disponibilizou em seu site que além de recursos próprios ela também utiliza recursos derivados de leis de incentivos fiscais recompensando os investimentos nas áreas de esporte, cultura, educação.  (Anexo D)

 

3.5    Desenvolvimento Social

A DVA atende aos interesses dos mais diversos usuários das informações contábeis, que não somente aqueles conhecidos como investidores, governo, fornecedores, instituições financeiras e administradoras, mas também, aos empregados, prestadores de serviços e toda a sociedade.

Ela é usada como índice de avaliação do desempenho na geração de riqueza, ao medir a eficiência da empresa na utilização dos fatores de produção, comparando o valor das saídas com o valor das entradas, assim como índice de avaliação do desempenho social à medida que demonstra, na distribuição da riqueza gerada, a participação dos empregados, do Governo, dos Agentes Financiadores e dos Acionistas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4        CONTABILIDADE SOCIETÁRIA E FISCAL

O sistema utilizado para esta finalidade tem como principal característica a concepção gerencial, trazendo grande facilidade para sobrevivência dos demais subsistemas.

O objetivo desse subsistema é criar e estruturar a base de dados para que possa atender as informações de caráter legal da legislação fiscal. Como enfoque básico, o subsistema tem o processamento, o armazenamento e a evidenciação para os relatórios contábeis.

As principais funções são: Administração do fluxo geral de informações contábeis; Administração dos modelos de informação contábil; Administração e operacionalização da estrutura legal do sistema; Organização do processo de integração com os demais subsistemas; e Conciliação contábil.

            Com relação às operacionalidades do sistema, há a necessidade de se trabalhar com uma estrutura flexível e que, ao mesmo tempo permita segurança. Este sistema deve permitir a criação de novas estruturas informacionais a partir de banco de dados já existentes. Outra operacionalidade do sistema é o gerador de relatórios que deve permitir aos usuários formatar os relatórios com facilidade. O sistema deve ter como funcionalidade o processo de encerramento automático das contas de receitas e despesas, tendo como base as definições de períodos contábeis.

            Após o subsistema de contabilidade receber todas as informações de outros subsistemas, deve prestar-se a fornecer dados para outros sistemas e gerar dados relevantes para o gerenciamento da empresa.

4.1  Controle patrimonial

 

            Permite o controle específico dos ativos imobilizados, além de assegurar o controle físico e escritural de todos os itens tidos como ativos imobilizados dentro da empresa e também permitir o processo de controle de impostos recuperáveis das imobilizações.      Os Eventos Patrimoniais podem ser classificados como as entradas e saídas de bens do ativo imobilizado. Os principais eventos patrimoniais são: Aquisição e venda de bens do ativo imobilizado; transferências de bens; entre outros.

            A principal atribuição deste subsistema é o conceito de controle. Este controle pode ser: Físico e escritural de todos os imobilizados; apenas escritural; ou controle parcial físico e escritural apenas dos itens relevantes e apenas escritural dos itens considerados não relevantes. Pode-se afirmar, então, que a principal função do Subsistema de Controle Patrimonial é atender às necessidades legais e gerenciais de forma escritural, como as contabilizações e as transferências e baixas, quando houver.

As decisões dos critérios para o cálculo da depreciação e do ativamento dos gastos internos ou com obras civis, também são funções deste subsistema.

Os recursos mais importantes e conhecidos do subsistema de Controle Patrimonial são:

  • Controle patrimonial como banco de dados, onde o sistema tem que guardar as informações dos bens separados com as especificações relevantes para o controle do mesmo, para que se possam obter relatórios específicos e de qualidade sobre como estão os bens da empresa em cada departamento.
  • Módulo de calculo de atualização, que é o módulo que calcula se houve alguma correção financeira e a depreciação apurada no mês.
  • Módulo de previsão, que possibilita a atualização dos bens para que se possa obter uma projeção de desgaste do bem para os próximos anos.
  • Reavaliações, Incorporações e valor único dos bens e direitos, que é o aumento do valor original do bem, onde o sistema tem um controle do valor acrescido, do valor antigo e do valor atual total.
  • Baixas parciais, que é o módulo que permite excluir uma parte do bem e não o bem por completo.
  • Bens de pequeno valor/ativamento por lotes, onde bens com um valor pequeno que pode ser controlados juntos, ou controlados na despesa pelo fato ser bens com o valor econômico baixo.

            No que tange à integração com outros subsistemas, o subsistema de Controle Patrimonial, tem poucas integrações, que são com: Subsistema de entradas de materiais e serviços; subsistema de controle de projetos; subsistema de emissão de notas fiscais e faturamento; subsistema de contabilidade societária e fiscal; subsistema de custo; subsistema de contabilidade por responsabilidade. No geral, as informações deste subsistema são atinentes aos itens que controla e, conforme as necessidades atendem a qualquer usuário dentro da empresa, segundo suas especificações.

5        OS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

Os Princípios Fundamentais da Contabilidade são regidos pela Resolução CFC 1.282/10, de 28 de maio de 2010, que atualiza e consolida os dispositivos da resolução 750/93, passando a ser chamado de Princípios de Contabilidade.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) por conta do processo de convergência das normas internacionais, para que ocorra uma harmonização para o entendimento dos usuários das demonstrações e profissionais da contabilidade, atualiza e consolida dispositivos da Resolução CFC n.º 750/93.

O CPC menciona os pressupostos básicos da contabilidade, tais como o regime de competência, a continuidade, compreensibilidade, relevância, confiabilidade, comparabilidade, prudência, entre outros.

O profissional deve respeitar os princípios, além de exercer as funções de acordo com a Resolução 560 do CFC dispõe sobre as prerrogativas profissionais de que trata o artigo 25 do Decreto-lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946. De acordo com a resolução o patrimônio o objeto fundamental da Contabilidade, chegando ser denominada “ciência da contabilidade”.

 

5.1  Entidade

 

O princípio da entidade é um dos princípios mais desrespeitados pelos profissionais da contabilidade, sócios e empresários, pois ele determina que o patrimônio da entidade não se confunda com o de seus proprietários.

De acordo com a entrevista realizada com o contador Walter Fernandes, (19 out. 2012 – Apêndice A), o princípio da entidade é o mais importante e o que ele mais utiliza no seu dia-a-dia.

 

5.2  Continuidade

 

As demonstrações contábeis são normalmente preparadas no pressuposto de que a entidade continuará em operação no futuro previsível, assim, presume-se que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem reduzir materialmente a escala de suas operações.

 

5.3  Oportunidade

 

O Princípio da Oportunidade determina que sejam mensurados e apresentados os componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.

 

5.4  Registro pelo valor original

 

Determina que os componentes do patrimônio devam ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional. Podendo sofrer alterações de acordo com a Resolução CFC Nº 1282/10, art. 7º, parágrafo 1º, inciso II, alínea a), b), c), d), e).

 

5.5  Competência

 

As demonstrações contábeis são preparadas conforme o regime contábil de competência. Os efeitos das transações e outros eventos são reconhecidos quando ocorrem e são lançados nos registros contábeis e reportados nas demonstrações contábeis dos períodos a que se referem. Desta maneira, as demonstrações contábeis informam não somente sobre as transações passadas, mas também sobre as obrigações de pagamento e recursos do futuro. A empresa Usiminas apresenta seus demonstrativos de acordo com o princípio gerando informações mais úteis aos usuários da contabilidade, facilitando nas tomadas de decisões.

 

5.6  Prudência

 

Para que ativos e receitas não sejam superestimados e passivos e despesas não sejam subestimados, é necessário um emprego de um grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza.

 

6        VALORES RELIGIOSOS E ESPIRITUAIS NA VIDA DE UM PROFISSIONAL DAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

      Na vida de um contador, não tão diferente de algumas profissões, há muitas responsabilidades. No que diz respeito à geração de relatórios e informações relevantes que auxiliam nas tomadas de decisões, o contador sente a necessidade de buscar um equilíbrio psíquico, físico e espiritual para que haja com consciência e tranquilidade em tais situações, baseando-se assim em seus valores religiosos e espirituais, que foram obtidos ao longo de sua vida.

6.1  Dessemelhanças entre valores Religiosos e Espirituais

 

  • Valores Religiosos

São vinculados a crenças na salvação, ato de fé. Segundo o escritor Leonardo Boff (2006, p. 15) esses valores estão associados a dogmas, instituições e rituais, que dizem respeito à relação do homem com o Sagrado.

            Para Dalai Lama não existe uma religião que se sobressaia à outra, ou que seja considerada a melhor, ele afirma que “A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor.”, e prossegue dizendo o que te faz ser uma pessoa melhor “aquilo que te faz mais sensí­vel, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável...”, e logo conclui “A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião.”.

            Leonardo (2006, p. 43) ressalta que a igreja deve ser vista como um caminho para a solução dos problemas e não como a solução em si.

 

  • Valores espirituais

 São uma das dimensões do humano é a Espiritual, ela é a dimensão racional, onde se situam as decisões, reflexões, ética e moral. É a capacidade de discernimento, de preocupar-se com o efeito que as ações irão proporcionar futuramente. É a espiritualidade que nos dá o equilíbrio (fonte pessoal).

            Os valores espirituais estão diretamente ligados a uma transformação interna e na geração de algo novo, “Espiritualidade é aquilo que produz no ser humano uma mudança interior.”, (Dalai Lama).

Boff (2006, p. 15) também cita que a espiritualidade é a busca de valores fundamentais ao espírito humano, como a compaixão, o amor e até mesmo a religião porque ela se relaciona com a aceitação de algo sobrenatural, e acrescenta que os religiosos precisam cultivar a espiritualidade a fim de repassá-las aos fiéis como ensinamentos que os transformem em pessoas melhores.

6.2  Aplicações dos valores no cotidiano de um profissional contábil

Na intenção de se obter um equilíbrio diário no ambiente de trabalho, todo profissional incluindo o contador precisa de espiritualidade, religião e valores para se sentir completo.

Antes de se tornarem líderes revolucionários Mahatma Gandhi que foi um advogado e Martin Luther King um sociólogo e teólogo, sempre tiveram a ética como base para suas condutas. “O amor é a única força capaz de transformar um inimigo em amigo.”, (Martin Luther King).

Portanto a ética é indispensável às pessoas, ela nos direciona tanto nas relações pessoais como também nas profissionais, sempre em busca de uma convivência agradável.

Os valores também são indispensáveis, o espiritual está ligado às qualidades do espírito humano (BOFF, 2006), eles se relacionam com contador não o deixando levar vantagens nem ser desonesto com clientes e/ou empregadores e não fornecer falsas informações e relatórios inverídicos, mas inclui também o espírito de reconhecimento e cooperação gerando dignas relações humanas.

Já os valores religiosos estão presentes quando se assumem falhas e reconhece os erros, quando se disponibiliza a ajudar o próximo que está com dificuldades. Boff (2006, p. 17) diz que “toda religião promete ao ser humano salvação, defende a vida e nos abre à eternidade [...] ela mostra o caminho para chegar a essa eternidade, que é o caminho da reta doutrina e da retidão da vida”, ou seja, o comportamento que definitivamente salva e faz as pessoas se tornarem melhores.

Se o contador basear-se nos valores que foram adquiridos e procurar sempre exercitar atos dignos e nobres em sua carreira, buscando também uma boa convivência e um bom exercício da conduta profissional ele estará apto a enfrentar o seu trabalho com tranquilidade e equilíbrio e consequentemente alcançará o sucesso profissional como também no âmbito pessoal.

7        CONCLUSÃO

 

            Após a realização do trabalho acadêmico, ficou evidente a importância dos termos abordados dentro da contabilidade. Torna-se mais clara a necessidade de se estudar as matérias propostas pela Universidade Católica de Minas Gerais, que proporcionam um maior entendimento por parte dos alunos a respeito das demonstrações fornecidas pelas empresas atuais.

            Tivemos a oportunidade de observar os aspectos relacionados à Demonstração do Valor Adicionado e de que forma os tributos foram utilizados no desenvolvimento do nosso país, os tributos distribuídos entre as esferas governamentais facilitam a análise proposta acima. Além disso, foram apresentados neste trabalho objetivos, funções, operacionalidades, atribuições, recursos tanto do subsistema de contabilidade societária e fiscal quanto de controle patrimonial e observamos que é de grande importância para as organizações, pois o subsistema objetiva criar e estruturar a base de dados fornecendo informações seguras e tempestivas no processo de tomada de decisões.

Observamos também a obediência por parte da sociedade empresária aos princípios contábeis já conhecidos. Além da forma que a matemática financeira influência nas atividades contábeis, como por exemplo, para cálculo de juros, desconto, amortização, séries de pagamentos por parte das empresas, etc. Foi possível também, identificar a influência da religião no profissional contábil e dentro da empresa estudada, os valores, as experiências religiosas tem caráter altamente relevante nesse âmbito.

Ao final da elaboração do presente trabalho acadêmico, a importância do estudo das matérias, aqui apresentadas, na vida de um contador, se torna mais clara e evidente, além de provocar um crescimento intelectual e profissional de cada um dos alunos envolvidos.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade. Resolução 560, de 28 de outubro de 1983. Dispõe sobre as Prerrogativas Profissionais de que trata o artigo 25 do Decreto-Lei n° 9.295, de 27 de maio de 1946. Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/legislacao/resolucaocfc560.htm> Acesso em: 22 set. 2012.

BRASIL. Conselho Federal de Contabilidade. Resolução 750, de 29 de dezembro de 1993. Dispõe sobre os Princípios de Contabilidade – PC. Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/legislacao/resolucaocfc774.htm> Acesso em: 22 set. 2012.

BRASIL. Demonstrativo do Valor Adicionado. Disponível em: < http://www2.unafisco.org.br/tributacao/41/report03.htm >. Acesso em: 30 set. 2012.

BOFF, Leonardo. Espiritualidade: um caminho de transformação. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.

DEMONSTRAÇÕES anuais Usiminas, 2011. Disponível em: < http://www.usiminas.com/irj/servlet/prt/portal/prtroot/pcd!3aportal_content!2fusiminas!2fcomum!2fconteudo!2fiviews!2fbr.com.su.i.iview.JAI_iView_Publica_do_KM/prtl_doc/corporativo/RelatorioAnual/2011/RelatorioAnual2011.pdf> Acesso 01 out. 2012.

DEMONSTRAÇÕES financeiras Usiminas, 2011. Disponível em: < http://www.usiminas.com/irj/servlet/prt/portal/prtroot/pcd!3aportal_content!2fusiminas!2fcomum!2fconteudo!2fiviews!2fbr.com.su.i.iview.JAI_iView_Publica_do_KM/prtl_doc/corporativo/RelatorioAnual/2011/DemonstracaoFinanceira2011.pdf> Acesso em: 30 set. 2012.

GUILHERME, José Carlos Dias. Factoring Teoria e Prática. In: GUILHERME, José Carlos Dias. Títulos Negociáveis: São Paulo: Klarear, 2009. p.251-252.

KOLIVER, Olívio. Contabilidade de custos. 1ª ed. São Paulo: Juruá 2008 – p. 193-202

MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial.15ª Ed: Atlas 2009 – p. 29-31

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Pró-reitoria de Graduação. Sistemas de Bibliotecas. Padrão PUC Minas de normatização: normas da ABNT para apresentação de teses, dissertações, monografias e trabalhos acadêmicos.  Elaboração HELENICE REGO CUNHA. 9. ed. rev. atual. conforme norma NBR n° 14.724 de abril de 2011.  Disponível em<http://www.pucminas.br/documentos/normalizacao_monografias.pdf> Acesso em: 22 out. 2012.

RECEITA FEDERAL. Sistema público de escrituração digital. Disponível em < http://www1.receita.fazenda.gov.br/fcont/o-que-e.htm>. Acesso em: 05 out.2012.

SISTEMA ERP. Fundamentos para sistema de informação. Disponível em <http://gerencial2009.files.wordpress.com/2009/03/fundamentos.pdf>. Acesso em: 05 out. 2012.

SOUZA, Walter Fernandes. Entrevista concedida a Laís de Freitas Rodarte. Belo Horizonte, 19 out. 2012.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

APÊNDICE A – ENTREVISTA COM UM PROFISSIONAL CONTÁBIL

 

Nome: Walter Fernandes da Silva

CRC/MG: 21.567

 

  1. 1.                  Qual sua experiência como contador?

Formado inicialmente como Técnico em Contabilidade, iniciei minhas atividades na contabilidade de uma indústria têxtil, e continuei meus estudos graduando em Ciências Contábeis na faculdade UNA, passando a ser contador desta indústria. Atualmente sou o contador do conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais, uma autarquia pública federal.

  1. 2.                  Com sua vivência como profissional, quais são os campos de atuação para um contador, dentre eles, quais (qual) estão mais disponíveis no mercado e quais tem a melhor remuneração?

O campo de trabalho do contador é muito abrangente pois desde a micro empresa até as grandes organizações precisam de um contador para abertura da empresa, registrar suas operações, cumprir obrigações legais tanto na esfera Municipal, Estadual, Federal, inclusive trabalhista. Além destas atribuições normais, atualmente o contador é consultado sempre que os administradores das empresas tem o objetivo de expansão dos negócios, lançamento de novos produtos, abertura de novas unidades de produção ou venda para através de cálculos diversos informarem sobre as reais probabilidades de metas estimadas. Ele tem no campo da Auditoria uma ótima perspectiva assim como através de concursos para ocupar cargos nos grandes órgãos governamentais e grandes empresas sediadas no Brasil.

  1. 3.                  De que forma o senhor acha que um profissional contábil deve se atualizar diante da ampla área de conhecimento da contabilidade? O que o senhor faz para sempre estar informado e qualificado?

A atualização do contador deve ser diária por meio de empresas que publicam Manuais de Procedimentos de todas as áreas, trabalhista e previdenciária, tributária (municipais, estaduais e federais), contabilidade, etc. Com o contato com tais empresas, pode-se obter também e-mails com alertas para os profissionais sobre obrigações próximas e de qualquer mudança que irá ocorrer na legislação. Também o CRC (Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais) envia semanalmente um boletim com as principais alterações via e-mail.

  1. 4.                  O senhor acha que os custos operacionais estão muito altos nas compras e nos serviços contratados na sua empresa?

Na empresa que trabalho, por ser uma Autarquia Federal, existe o procedimento de abrir um processo para cada compra e fazer uma cotação de preço entre pelo menos 03 empresas. Além disso, quando o valor é mais alto, tem que ser obrigatório o Pregão Eletrônico.

  1. 5.                  Para ser um profissional bem sucedido a ÉTICA é vista como peça chave. O senhor acredita que a maioria dos contadores possuem esse valor? E você, a usa constantemente no seu dia a dia? 

A ÉTICA é fundamental para o nosso trabalho, pois os resultados que apuramos têm que expressar a real situação da Empresa, a nível operacional, suas disponibilidades e suas obrigações, e seu Patrimônio, de forma que seus sócios e Administradores possam tomar suas decisões administrativa com a certeza que as peças contábeis expressam a realidade.

  1. 6.                  O senhor acredita que os contadores que levam suas experiências e valores religiosos para o ambiente de trabalho têm um relacionamento e um desenvolvimento melhor com os colegas?

Acredito que um bom relacionamento no ambiente de trabalho é fruto de uma boa educação e respeito. Não devemos querer impor nossos dogmas religiosos já que cada um tem a liberdade de escolher os seus.

  1. 7.                  Quais as informações que a DVA fornece ao usuário que o senhor considera mais importante? De que forma essas informações influenciam na tomada de decisão?

A informação da Demonstração de Valor Agregado é mais ampla pois mostra com os benefícios e esforços de um  empresa são divididos entre os empregados, provedores de Capital, Estado e novos Investimentos.

  1. 8.                  Como a maioria das empresas distribuem sua arrecadação de tributos? Essa distribuição só pode ser feita por meio das esferas governamentais ou há alguma outra forma aceitável?

            Os tributos são arrecadados para as esferas governamentais, que por sua natureza devem através de seus orçamentos devolver para a sociedade em forma de obras públicas, segurança, fiscalização, serviços médicos, educação, etc.

  1. 9.                  Qual a importância dos princípios contábeis, e qual deles são o mais utilizado no seu dia a dia?

O postulado da Entidade a Contabilidade é executada e mantida para Pessoas Jurídicas distintas das Pessoas Físicas.

  1. 10.              Qual dos artigos da resolução 560/1983 que regulamenta a profissão de contador mais se enquadram nas funções que o senhor exerce no seu trabalho?

O exercício das atividades compreendidas na Contabilidade, consideradas estas na sua plena amplitude e condições de Ciência Aplicada, constitui prerrogativa sem execução dos Contadores e Técnicos em Contabilidade legalmente habilitados, ressalvadas as atribuições privativas dos Contadores.

  1. 11.              Como um profissional que atua com muita experiência, qual conselho que o senhor daria para os futuros contadores que estão se formando agora?

Dedicação, atualização constante nas legislações trabalhistas, municipais, estaduais e federais; conciliar mensalmente todas as contas. Ao analisar os balancetes comparar historicamente com o anterior. Procurar fazer os históricos com clareza e objetividade.

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO A – BALANÇO PATRIMONIAL (ATIVO)

 

 

Fonte: Demonstrações financeiras Usiminas, 2011. Página 2.

ANEXO B – BALANÇO PATRIMONIAL (PASSIVO)

 

Fonte: Demonstrações financeiras Usiminas, 2011. Página 2.

 

 

ANEXO C – DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO

Fonte: Demonstrações financeiras Usiminas, 2011. Página 03.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO D – INCENTIVOS FISCAIS