CONTRIBUIÇÕES DAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 

 
Belo Horizonte

01 novembro 2012

Amanda Cristina Corgozinho

Deise de Cássia Graciano Mogiz

Edneusa Olinda Santos

Jéssica Aparecida Martins Monteiro

Tatiane Nonato de Sousa

Thais Thamara Menezes dos Reis

CONTRIBUIÇÕES DAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Artigo Científico apresentado às disciplinas: Contabilidade Avançada, Direito Tributário, Fundamentos de Marketing, Introdução à Ciência Atuarial, Planejamento e Gestão Governamental, Sistemas Contábeis I e Teoria Básica da Contabilidade do 4º Período Manhã do Curso de Ciências Contábeis do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais da PUC Minas BH. 

Professores:  Alex Magno Diamante

Alisson Costa

Amaro da Silva Júnior

Fátima Maria Penido Drumond

Geraldo de Assis Souza Júnior

Homero Domingues

Sérgio Ribeiro da Silva 

Belo Horizonte

01 novembro 2012

CONTRIBUIÇÕES DAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

RESUMO

 

O tema deste artigo consiste nas contribuições das diversas áreas do conhecimento para a formação e atuação do profissional de ciências contábeis. Tem como principal objetivo relacionar as disciplinas cursadas no período, a fim de esclarecer como tal integração contribuiu para formação deste profissional. Além disso, busca relacionar as teorias desenvolvidas em cada disciplina para avaliar a distribuição do valor adicionado pela empresa na sociedade. Através desse estudo se pode constatar a afinidade entre as disciplinas estudadas, bem como as suas características divergentes e ao mesmo tempo inter-relacionadas, propiciando assim, uma formação completa ao futuro profissional contábil. 

PALAVRAS-CHAVE 

Contador. Integração. Análise. Demonstração do Valor Adicionado. Planejamento Tributário. 

1 INTRODUÇÃO 

O presente artigo pretende relacionar as disciplinas cursadas no período, a fim de esclarecer como tal integração contribuiu para formação do futuro profissional contábil. E ainda, procura esclarecer como a integração de tais disciplinas pode colaborar para a compreensão da empresa como a unidade econômica geradora e irradiadora central da riqueza de um País. Para o desenvolvimento deste artigo foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros e sites na internet, entrevistas com contadores e coletou-se dados tanto de empresa pública quanto privada, utilizando, para tanto, dados do Balanço Patrimonial e Social, da Demonstração do Valor Adicionado (DVA) e de Notas Explicativas destas empresas.

O presente artigo é dividido em cinco tópicos. O primeiro trata da Demonstração do Valor Adicionada (DVA) e qual é a sua relação com PIB. Em seguida, coleta dados obtidos da DVA do ano 2010 e 2011 da Companhia Paranaense de Energia (Copel) para cálculo dos índices, a fim de analisar o desempenho da empresa de um ano para outro. Ainda, relaciona as teorias estudadas em cada disciplina com a intenção de avaliar a distribuição do valor adicionado pela empresa na sociedade.

O segundo tópico, primeiramente, aborda o Sistema Tributário Nacional, os princípios constitucionais tributários relacionados à Limitação ao Poder de Tributar e a Obrigação Tributária, informando os seus elementos, o seu marco inicial e término. É visto sobre Planejamento Tributário e o papel do contabilista neste planejamento. Logo, é apresentada a relação tributária entre o Poder Público e o Privado, para tanto, utilizou-se a empresa Usiminas como objeto desse estudo.

O terceiro tópico trata da integração da disciplina de Sistemas Contábeis com outras áreas do conhecimento, assim expõe a importância dos sistemas contábeis nas organizações e descreve o inter-relacionamento desta disciplina com as disciplina de Contabilidade Avançada, Direito Tributário e Planejamento e Gestão Governamental.

O quarto tópico apresenta o perfil para o atual profissional contábil, ou seja, qual o perfil pessoal, as características profissionais e as habilidades técnicas, bem como as áreas de atuação desse profissional e os princípios contábeis que este deve seguir. Em seguida, é apresentada a contribuição do marketing para a atuação do contador em uma empresa de contabilidade, através dos conhecimentos adquiridos por esta disciplina ao longo do semestre.

O último tópico aborda a importância do seguro para a proteção do patrimônio da empresa. Inicialmente é apresentada a conceituação de seguros, a seguir, verifica-se qual a política de seguros adotada em relação ao ativo permanente da Usiminas, os riscos segurados, as seguradoras envolvidas na apólice de seguros, bem como o valor do prêmio pago.  E finalmente é exibida a importância da política de seguros para esta empresa.

A abordagem do tema justifica-se pela importância da integração das diversas disciplinas estudadas para a formação e atuação do profissional de ciências contábeis. Assim sendo, visando analisar o assunto proposto de maneira ordenada e sintética, pretende-se através deste artigo expor de forma clara e precisa o tema pesquisado.