Ana Paula Silva
Érica Gonçalves de Sousa
Gius Carlos Soares Rocha
Núbia Fátima de Oliveira
Silvana Vieira Marques

CONTRIBUIÇÕES DAS DIVERSAS ÁREAS DO 
CONHECIMENTO PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO
PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho irá abordar a contribuição das diversas áreas do conhecimento para a formação e atuação do profissional contábil. 
As organizações estão passando por um momento de reestruturação que exige a observância dos fundamentos legais. Nesse contexto, torna-se relevante o cumprimento das normas contábeis no exercício da profissão contábil, uma vez que as normatizações são parte integrante das atividades executadas pelos contadores. Além disso, os princípios contábeis formam os pilares da profissional contábil e servem de base para a elaboração de informações que serão úteis ao processo decisório dos usuários internos e externos.
Por meio de entrevistas concedidas aos acadêmicos, será possível um melhor entendimento quanto à verdadeira contribuição das diversas áreas de conhecimento na formação e atuação do profissional contábil, visto a necessidade do contador adquirir conhecimentos múltiplos a fim de se destacar no mercado e proporcionar um melhor desempenho à organização.
Ao citar os diversos campos de atuação do profissional contábil e descrever as atividades desenvolvidas por um Analista de Custos, irá esclarecer os benefícios que o conhecimento acerca da contabilidade de custos, sistemas contábeis, planejamento fiscal e 3 tributário, matemática financeira e micro e macroeconomia trazem à formação e atuação do contador. Por meio do estudo da ArcelorMittal Brasil LTDA, empresa escolhida para o estudo de caso, irá reconhecer a importância da Demonstração do Valor Adicionado - DVA como fonte útil de informações que favorece a formação do Produto Interno Bruto - PIB.
A partir de entrevistas, retratará a contribuição dos sistemas contábeis à atuação do profissional contábil e os benefícios trazidos pelo desenvolvimento dos sistemas ERP no que se refere ao cumprimento das normas contábeis e a otimização dos resultados da empresa, visto que a integração das informações torna-se essencial frente ao novo cenário do mercado.
Por fim, esclarecerá a importância dos profissionais buscarem, além dos conhecimentos técnicos, o conhecimento humano e espiritual, visto que o ritmo acelerado dos dias atuais têm levado as pessoas a perderem um pouco da essência humana e a desenvolverem comportamentos prejudiciais às relações pessoais e profissionais.