CONTRIBUIÇÕES DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho consiste em apresentar as principais contribuições das diversas áreas do conhecimento para a formação e atuação do profissional de ciências contábeis
A Contabilidade básica cita os temas: informações empresariais requeridas pelos stakeholders como objetivo, de que o contador precisa ter uma visão gerencial e estratégica, além do conhecimento técnico.
O Direito do Trabalho e o Direito tributário citam o tema: as relações do contador com ao várias áreas do Direito que consiste demonstrar a elaboração do regulamento da empresa, planejamento salarial, elaboração da folha de pagamento e das rotinas trabalhistas. Direito Tributário que consiste em elaborar o planejamento tributário, pesquisar sobre os tributos e a rotina fiscal do Contador. Direito Ambiental, descrevendo a responsabilidade das empresas diante da preservação do meio ambiente.
A Macroeconomia com o tema a relevância do domínio dos fundamentos econômicos para o exercício do contador e sua contribuição na área contábil, uma vez que através e suas funções e aplicações é feito os levantamento de indicadores financeiros, tributários, e também conhecimento de quais são os fatores que influenciam nos níveis de renda e produto na economia.
A Administração Geral cita o tema da interlocução da administração com a contabilidade, e a contribuição das teorias científicas e clássicas para o sistema de gestão do contador.
A Estatística cita os levantamentos qualitativos e quantitativos dos resultados para analisar a melhoria na mensuração dos resultados.
A Filosofia citam as diferenças existentes na informação e conhecimento a superação dos obstáculos ao conhecimento contábil e a importância dos métodos para divulgação deste conhecimento.
A metodologia utilizada pelo grupo para desenvolver as áreas de estudo e elaborar o trabalho, consiste em pesquisa de campo com entrevistas, pesquisa bibliográfica internet com o uso da técnica de leitura analítica, que se aplica a análise textual para conhecer e preparar os textos, identificar e esclarecer as dúvidas, buscar dados do autor dos textos, bem como análise temática onde é identificado o tema do texto, separa-se as idéias principais das secundárias para concluir após análise interpretativa e, apresentar as contribuições para as teóricas que o trabalho interdisciplinar proporciona ao conhecimento do aluno.