A influência da Psicanálise sobre a cultura de modo geral foi profunda. Certos conceitos freudianos conquistaram uma vasta aceitação e foram assimiladas por diversos setores da sociedade e foram de grande utilidade para se entender melhor o que ocorria na educação de uma pessoa. Entre esses conceitos, os principais foram , o papel da motivação inconsciente, a importância das experiências infantis na formação do comportamento adulto e o funcionamento de mecanismos de defesa.O interesse por essas 'áreas gerou numerosas pesquisas e o resultado delas foram amplamente usados na escola.
A psicanálise permitiu entender como funciona o aparelho psíquico, através do esclarecimento das três instâncias que o compõem, o Id., o Ego e o Superego, permitindo ver como são formadas e influenciadas e possibilitou que se entendesse quando a pessoa está agindo mais influenciado por uma instância do que por outra.
Entender sobre o funcionamento psíquico nos permite ver como as pessoas se relacionam em grupo e na escola, como se dá a relação professor -aluno. Se o professor agre de uma maneira extremamente liberal e confusa, se é democrático e coerente, ou se é autoritário e também como seus alunos percebem essa maneira de agir.

Quando a Psicanálise nos explica como as fases do desenvolvimento psicossexual ocorrem, compreendemos por exemplo que uma pessoa que teve dificuldades na fase oral quando houve algum excesso ou falta nessa fase, terá dificuldades em aprender uma matéria, terá dificuldades em memorizar, em integralizar, ou mesmo cometerá abusos com álcool e drogas.
Já na fase anal, quando esta não foi bem vivenciada, o indivíduo apresentará muitas d dificuldades em se adaptar no ambiente escolar, demonstrará muita insegurança e dependência dos professores. Poderá apresentar problemas como disgrafia e não conseguirá ser muito organizado e ter cuidados com a limpeza.
Entender a fase fálica e o complexo de edipo, nos permite principalmente trabalhar na escola questões como limite e a masturbação, sabendo que o que ocorre é normal para aquela fase e ao conversarmos com a criança e esclarecermos a ela que não há nenhum problema naquilo, só que deve ser reservado, mostramos a ela que sua sexualidade é bem aceita, mas que é preciso escolher a hora e o local e aí, mostramos a ela o limite entre o prazer e a realidade.
A psicanálise nos permite entender também que muitos dos problemas que as crianças apresentam na escola têm causa muito distante e que ela age daquela maneira, por ser a melhor maneira, a mas saudável que conseguiu. Aprendemos a não culpar os pais por tudo e ver que muitas coisas foram inbutidas neles, através da imposição sutil da cultura e que eles estão repassando valores culturais aprendidos, sem perceber.

Ela nos permite também, ver que muitas das dificuldades dos alunos não são Os deles, mas nossa, enquanto professores e na nossa relação com eles.
Temos que levar em conta também , quando procuramos entender nosso aluno, do conceito de Freud, sobre a série complementar, ou seja, o que é genético da pessoa, o que é das experiências que a criança viveu, a maneira como ela percebeu essas experiências e o fator que desencadeou aquele problema e só ai , podemos analisar o sintoma que o nosso aluno apresenta, pois como cita KUSNETZOFF( 1982) um sintoma ou um conjunto deles é o produto final de uma complicada série de fatores e situações que aparecem hoje, mas na realidade se originaram em outro tempo e outro
Mesmo entendendo um pouco sobre a teoria psicanalítica, precisamos estudar muito para conseguir entender o ser humano de modo geral, pois este é muito complexo e o que ás vezes achamos "que é assim" pode ser de uma outra forma e cometemos um engano. Devemos sempre ter vários "porquês"para assim errarmos menos.



BIBLIOGRAFIA
VEIGA,Franscisco Daudt da,A Criação Segundo Freud - O que queremos nossos filhos?, Relume Dumará.
KUSNETZOFFJuan Carlos , Introdução à Psicopatologia Psicanalítica, Nova
Fronteira, 1982.