A lacuna existente entre a oferta de educação profissionalizante e ensino superior que venha a atender dentro das possibilidades da atual demanda de alunos que egressam do ensino médio ou que por ventura já o tenham concluído em alguma fase da vida não é assunto novo dentro das discussões emergentes na sociedade. Não é novidade alguma o questionamento de muitos jovens e adultos sobre as possibilidades que estes teriam dentro de um mercado altamente competitivo e requerente de capacitação e competências desenvolvidas em que o conhecimento formal é muito mais valorizado do que a experiência pessoal do indivíduo. Buscando alternativas para esta situação não restrita somente ao bairro alvo deste trabalho, mas a todo o nosso país, este trabalho foi desenvolvido com intuito de focalizar um ponto específico do município de São José dos Pinhais onde esta situação perdura e onde se verificou a extrema necessidade de providências para amenizar este quadro. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas e em sites de institutos de pesquisa de onde os dados desta pesquisa foram retirados. Apresentar as possibilidades que a oferta da educação à distância poderia trazer a este local é o limite que buscamos transpor contribuindo tanto para a população residente no local quanto para a oferta de vagas hoje não preenchidas pela falta de pessoal.

Introdução

Ao iniciar a apresentação deste trabalho, faz-se necessário que o tema do mesmo esteja bem claro na visão do leitor. Por este motivo, levantaram-se os seguintes questionamentos. É possível uma localidade apresentar crescimento social, cultural e econômico saudável, não oportunizando aos seus habitantes o acesso à educação profissional, seja esta técnica ou superior?

Seria possível hoje, um bairro fundamentalmente composto por moradores que possuem o grau de instrução variando entre o ensino fundamental e médio, ter acesso com total cidadania às oportunidades ofertadas, seja de trabalho, sejam de busca pelos seus direitos? Ou ainda, como empresas buscando oportunidades de crescimento atualmente instaladas na região poderiam oportunizar a estes moradores colocações de maior encargo sem os mesmo possuírem capacitação formal para tanto? A busca pelas respostas para estes questionamentos foram os estopins necessários para deflagrar os estudos neste sentido.

Desta forma, a delimitação do tema foi determinada pelas contribuições que a oportunização do acesso à educação a distância em nível técnico e superior poderia trazer para a região, que demandas este acesso poderia ajudar a atender, quais seriam os possíveis benefícios decorrentes deste processo e ainda a apresentação de um estudo de caso apresentando como o êxodo rural decresceu nas regiões do Agreste e Sertão pernambucanos com a disponibilização do acesso a educação à distância aos moradores.