RESUMO

JUNIOR, AILTON SOARES SILVA. Colaboração do profissional de Educação Física para a prática do cicloturismo. 2008. 63 p. (Monografia-Licenciatura em Educação Física). Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR - Betim - MG

Estudos relatam que bicicleta inventada no século XIX na Europa segundo Pequini (2000), veio cada vez mais se aprimorando, tanto em recursos, como no design, componentes, modelos, materiais, aerodinâmica, dimensionamentos, possibilitando aos usuários a criarem novas maneiras para usá-la, de acordo com os objetivos específicos.
Com isso veio a surgir o Cicloturismo, que é considerada uma das modalidades não competitivas do ciclismo, e para muitos uma atividade recreativa (ROLDAN, 2000).
Driver et al. (1980), relata que, como boa parte dos praticantes se adapta melhor a esta modalidade por não ser competitiva, ainda assim exigirá certo grau de condicionamento físico e aptidão física dos mesmos. E de acordo com Ambrosini et al. (1990), a escolha correta da bicicleta e equipamentos, é de fundamental importância ergométrica do ciclista para uma pratica saudável e prazerosa.
Gera-se então uma necessidade da intervenção dos profissionais de Educação Física (CONFEF- Artigo 1º, 2000), pelo seu amplo conhecimento em várias áreas pertinentes a saúde do desportista, pois qualquer atividade física realizada de maneira incorreta poderá acarretar em uma série de problemas, tais como lesões GRISOGONO (1989), e até mesmo graves acidentes, como é advertido por Egermann e Schmitt (2003).
Palavras- chave: Profissional de Educação Física. Cicloturismo. Intervenção. Bicicleta.