Introdução 

A aula de campo é uma ferramenta de essencial importância para o professor de Geografia. Esta serve de auxílio ao professor para demonstrar de forma prática tudo o que foi ou vai ser ministrado na sala de aula. A aula de campo, representa uma possibilidade de contacto directo entre os alunos, o professor e a realidade a estudar, o que permite a eliminação de dúvidas que dificilmente seriam sanadas na sala de aulas de forma teórica. 

A presente pesquisa visa mostrar a importância da excursão geográfica no ensino de geografia. Com este trabalho, espera-se que a aula de campo, ou simplesmente a excursão geográfica passe a ser uma actividade frequente nos estabelecimentos de ensino. 

A transformação do ensino e aprendizagem da disciplina de Geografia (de teórico ao prático) deve começar a pôr-se em prática pelos professores desta disciplina nos diversos níveis de ensino. As aulas de campo permite ao aluno conhecer o espaço, os seus limites e os elementos contidos nesse mesmo espaço que constituem a paisagem, contribuído para uma boa formação dos alunos. 

Para a realização da pesquisa foi usado principalmente o método bibliográfico, auxiliando-se de algumas técnicas de recolha de dados (entrevista e inquéritos) para a percepção do nível de realização de aulas de campo.