TEMA : EDUCAÇÃO INFANTIL.

TÍTULO : CONTOS DE HISTÓRIA: ESTIMULANDO A IMAGINAÇÃO E CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

 

INTRODUÇÃO:

           A literatura infantil é um recurso importantíssimo para o desenvolvimento das crianças, porque desenvolve principalmente a imaginação, a criatividade , a oralidade , podendo ser trabalhada em qualquer época do universo da criança.
            O primeiro  contato da criança com um texto , é feito oralmente  pelo  pai, mãe  ou  avós , que  contam histórias infantis, trechos bíblicos e até mesmo histórias inventadas (ABRAMOVICH). Depois se concentra na escola.
Sem ter aspecto de aula, se ensina ética, cultura, afeto.
            Ler histórias para crianças é poder sorrir, achando graça com situações vividas pelos personagens. É através delas que pode-se descobrir outro lugar , outros tempos , outros jeitos de ser e agir, é imaginar o inimaginável. Para contar uma história, seja qual for, precisa-se saber como se fazer. Existem vários  recursos  como: fantoches, avental  de histórias, tapetes, dramatização , uma simples folha  de  papel  e  etc. Assim  se  descobrem  novas  palavras , se entra em contato com sonoridades , nomes.
            Mesmo estando em um mundo digital , as crianças continuam amando ouvir histórias.Comparando personagens bons , maus , belos , feios , as crianças compreendem valores básicos da conduta humana. Vários temas podem  ser  tratados  de  forma  lúdica  e  sendo  assim ,  o  aprender  e  o educar se tornam divertidos e prazerosos.
            Os  contos  são  carregados  de  simbologias , que  permitem  um acesso direto  ao  inconsciente ,  elaborando questões que angustiam , criando valores  morais, fortalecendo  heróis ( que são os desejos ) e  destruindo  os   vilões  (que são os medos ) .

É  a   partir   do  faz - de - conta   que   vamos  conduzindo  a criança no aprendizado da vida.(REVISTA PROFESSOR SASSÁ).
            Contar histórias está presente na maioria das escolas, mas muitos educadores não estão preparados ou não dão devida importância a essa atividade. Por isso, quanto mais preparado e atualizado o professor for, melhor para a criança. O repertório do professor deve ser vasto: contos faz-de-conta, poesias, livros  de   figuras , folclore, e  até  assuntos   atuais. Pode-se trabalhar de várias maneiras e com vários  assuntos.
            O ambiente também é muito importante. Criar uma biblioteca pequena em plena sala de aula estimula as crianças, fazer um cantinho de leitura é primordial.  O educador pode fazer a tradicional rodinha para contar uma história,e assim todos podem participar. Após ouvir e participar do conto , a criança pode expressar seu sentimento representando , trocando idéias ou desenhando em uma folha de papel o que entendeu da história.

  

METODOLOGIA:

 Este trabalho acadêmico, cuja pesquisa tem como área de conhecimento as Ciências Humanas, focando a importância dos contos na educação Infantil, terá como metodologia: em primeiro lugar o aporte teórico de autores como: Fanny Abramovich,Maria Alice Faria,e de revistas especializadas no assunto proposto.Em segundo lugar se optou por observação de uma professora da Educação Infantil  no Jardim Escola Castelinho contando histórias para os alunos , com a intenção de saber a importância dada por essa profissional aos contos infantis.Em terceiro lugar , será observado a reação das crianças na vivência de ouvirem histórias.Por último será feita análise deste material. Assim, tal metodologia servirá para posterior escrever meu trabalho acadêmico.

DESENVOLVIMENTO:

 Nos contos infantis, é muito comum a presença de protagonistas que podem ser crianças com comportamento exemplar,ou como vilãs.É comum também crianças lendo livros, amiga de animais falantes,ouvindo histórias, interagindo com pais e professores nas histórias.

Muitos professores utilizam o recurso da literatura infantil como fonte de aprendizagem , mas muitos não sabem como agir , como proceder e não sabem o que estão perdendo,pois a literatura infantil pode e deve ser usada como recurso lúdico,desenvolvendo assim, um comportamento prazeroso na criança.

Segundo  ABRAMOVICH  ( 2008 - p. 24 ),
Ouvir histórias é viver um momento de gostosuras,de prazer,de divertimento dos melhores...É encantamento,maravilhamento,sedução...

O livro da criança que ainda não lê é a história contada.E ela é (ou pode ser) ampliadora de referenciais,poetura colocada,inquietude provocada,emoção deflagrada,suspense a ser resolvido,torcida desenfreada,saudades sentidas,lembranças ressucitadas,caminhos novos apontados,sorriso gargalhado,belezuras desfrutadas e as mil maravilhas mais que uma boa história provoca...(desde que seja boa).

E ABRAMOVICH está certa em seu trecho no livro.A literatura infantil é muito importante no desenvolvimento da criança.Quanto mais a criança lê ou ouve histórias,maior será a sua criatividade, sua aprendizagem,sua imaginação.

Os contos infantis , nunca confrontam as crianças diretamente, ele ajuda a desenvolver a imaginação de acordo com seus acontecimentos.Nos contos , a criança se vê naquele mundo das  histórias , onde na sua imaginação tudo pode ser animado e estar a seu favor.

Segundo FARIA ( 2008 – p.60 ) Eva Furnari , com o livro  A  BRUXINHA ATRAPALHADA, por ser um livro sem nenhum diálogo , possuindo apenas imagens , é bem interessante para se trabalhar a imaginação da criança de qualquer idade.

“Caberá ao leitor fazer a interpretação necessária para entender o que se passou na história.As histórias da Bruxinha mostram que ela gosta de usar sua varinha de condão, mas ainda sem o traquejo das bruxas formadas, acaba fazendo artes pela metade,causando grande espanto nela própria e no seu inseparável gatinho”.(FARIA)

A criança poderá com essa história entre outras que possuem somente imagens,criar o seu mundo a sua história .e uma sempre diferente da outra.

Foi observado também no Jardim Escola Castelinho uma aula com contos infantis.A educadora fazia uma rodinha e perguntava quem havia levado a mala de leitura para casa.Os que haviam levado a mala, traziam além do livro,uma folha com um desenho feito por eles e que expressava o que tinham entendido sobre a história (que era contada por alguém da família).

Em sala de aula, era escolhido um livro com uma história pequena (para que não ficasse cansativo) e reproduziam a história em fantoches feitos de sacos de papel.

A proposta feita pela educadora , foi muito interessante, pois a reação das crianças com esse tipo de atividade é muito positiva. A aula ficou mais dinâmica , alegre ,e as crianças aprenderam palavras novas, construindo assim frases antes nunca mencionadas por elas.

Segundo TRAVASSOS, uma questão sempre presente na fala do professor é o que fazer depois da história contada. Muitas são as atividades que uma história pode suscitar: o desenhar, o representar, o trocar idéias, atividades que podem ampliar a experiência da criança em relação ao universo do conto ouvido.

E na observação da professora e das crianças do jardim lll do Jardim Escola Castelinho,essa experiência é muito bem aplicada e recebida.

A educadora relatou algumas dicas de como prender a atenção das crianças.

- O momento da rodinha é um momento que deve ser valorizado e respeitado;

           - É necessário que seja criado um clima de encanto ,de envolvimento , de magia;

          - O educador deve saber o que está contando. Assim , transmite confiança e motiva a atenção das crianças;

            - É importante mostrar para a criança que o que ela ouviu está impresso em um livro (se for o caso).

Assim,a educadora busca não só conhecer , como desenvolver as competências de cada criança que ali está.

 

CONCLUSÃO

           Ao terminar o estudo,conclui que as crianças que tem a oportunidade de ouvir histórias infantis já quando nascem , conseguem  desenvolver com mais facilidade a sua imaginação , a sua criatividade.Com isso , se tornarão indivíduos seguros ,críticos, inventivos e com idéias inovadoras. Os contos infantis, tem um poder mágico sobre nós, principalmente sobre as crianças.Sentar-se perto de um adulto para ouvir uma história, consegue sim despertar emoção, mesmo com o mundo tecnológico em que vivemos , com brinquedos cada vez mais criativos,cheio de luzes e barulhos.Quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa , principalmente de uma criança , sabe que nada substitui uma boa história bem contada. Ir para um mundo maravilhoso , onde  haverá  bruxas , duendes ,  ladrões , mas  que    no final , tudo acaba bem.
          Assim,considero os contos infantis como um ótimo recurso pedagógico e de grande auxílio na construção do caráter e aprendizagem da criança.

 

 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

 

Livros:

 ABRAMOVICH,Fanny.Literatura Infantil : gostosuras e bobices.5.ed.
São Paulo : Scipione , 2008.

 FARIA,Maria Alice.Como usar a literatura infantil em sala de aula.4.ed.
São Paulo : Contexto, 2008.

 Periódicos:

REVISTA PROFESSOR SASSÁ. Especial Contando histórias. Editora Minuano.Ano1.Nº02.

 Artigo em revista:

TRAVASSOS,Sônia. A arte de contar histórias. Revista SinproRIO , Rio de Janeiro.n 3, p. 32-33 ,junho /2008.