Continente Asiático
 
Continente Asiático
 


Eliel Manasses da Rocha
Professor Davi de Miranda
Centro Universitário Leonardo da Vinci ? UNIASSELVI
Geografia (GED 0611) ? Pratica Educativa Modulo V
25/06/2010

RESUMO
O continente asiático é o maior continente da terra em formação territorial. É o continente mais populoso também com mais da metade da população mundial. Possui cidades muito importantes para a economia do continente e desenvolvimento de seus países. Seu relevo é bastante diversificado, localizando nessa região, o pico mais alto do planeta, o monte Everest e também outras formações montanhosas, como é o caso das cordilheiras dos Pamir. Clima também bastante diversificado, ocorrência de clima polar na região norte e ocorrência de clima desértico na região central. O continente possui rios importantes para a sobrevivência do povo, como o caso do Rio Ganges dentre outros.

Palavra chave: Ásia; Economia e Desenvolvimento.


1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo trazer informações e curiosidades a respeito da formação territorial e populacional do continente asiático. Informações essas que tem por finalidade trazer ao conhecimento dados que falem a respeito da formação territorial, divisão administrativa, principais cidades, relevo, hidrografia, clima e vegetação. Também curiosidades a respeito de: maior e menor país em formação territorial; extremos de elevação, com pontos mais altos e mais baixos; maior lago; maior ilha; país mais populoso e menos populoso (densidade demográfica); país mais povoado e menos povoado; línguas mais faladas; renda per capita (país mais rico e mais pobre); dentre outra informações que agregaram valor no conhecimento a respeito do continente.

2. CONTINENTE ASIATICO
2.1 O CONTINENTE

O continente Asiático é o maior continente do mundo em território, com aproximadamente 44 milhões de quilômetros quadrados, correspondentes a quase um terço das terras emersas do Planeta. Maior continente da terra, com 8,6% da superfície planetária - 29,5% das terras emersas -. Parte oriental da Eurásia, a Ásia é também o continente mais populoso, com mais de 60% da população mundial.Ao Norte, tem seu limite com o Oceano Glacial Ártico; ao Sul com o Oceano Índico; a Leste com o Oceano Pacífico; a Oeste com o Mar Vermelho, e ao canal de Suez (que a separa da África) e com o Mar Mediterrâneo, os Montes Urais, os mares Cáspio, Negro e a cadeia do Cáucaso (qual a separam da Europa).Localizado a Leste do Meridiano de Greenwich, quase totalmente no hemisfério Norte (com apenas uma parte das ilhas meridionais da Indonésia ocupando hemisfério Sul). O continente estende-se de 10° de latitude Sul a 80° de latitude Norte e é cortado por 11 fusos horários, desde o meridiano de 25° Leste até o de 180°. A Ásia abrange todas as zonas climáticas do hemisfério Norte: equatorial, tropical, temperado e polar. (LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA, 2009).


2.1.1 Divisão Administrativa

O continente é dividido em seis regiões, sendo elas: Ásia Central, com os países: Afeganistão, Cazaquistão, Quirguízia, Tadjiquistão, Turcomênia e Uzbequistão; Extremo Oriente - China, Coréia do Norte, Coréia do Sul e Japão -. Norte da Ásia - Mongólia e Rússia -; Oriente Médio - Arábia Saudita, Bahrain, Chipre, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Qatar, Síria e Turquia -; Sudeste Asiático - Brunei, Camboja, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia e Vietnã - e Sul da Ásia - Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão e Sri Lanka. Com uma área total de território de 43.810.582 Km². População de 4.050,404,000 Habitantes. Densidade demográfica 89,07 Hab/ Km². (RICHTER 2010).

Tendo também algumas informações que se tornam importantes para o conhecimento do território e sua formação:
? Maior País: Rússia;
? Menor País: Ilhas Maldivas;
? Ponto mais alto: Monte Everest, situado no Nepal, próximo a fronteira com a China;
? Ponto mais baixo: Mar Morto, alimentado pelo rio Jordão, banhando as terras da Jordânia, Israel e Cisjordânia;
? Maior lago: Mar Cáspio, com 371.000 Km²;
? Maior ilha: Bornéo, com 743.294 Km²;
? País mais populoso: Republica Popular da China, com uma população de aproximadamente de 1.321.851,888 Hab;
? País menos populoso: Ilhas Maldivas, com população de aproximadamente de 359.106 Hab;
? País mais povoado (Densidade demográfica): Cingapura. População de 6.389 Hab/ Km²;
? País menos povoado (Densidade demográfica): Mongólia. 1 Hab/ Km²;
? Línguas mais faladas: Chinês, Russo, Árabe e Inglês;
? País mais rico (Renda Per Cápita): Qatar, com 39,607 Dólares/Hab/Ano e
? País mais pobre (Renda Per Cápita): Mianmar, com 160 Dólares/Hab/Ano;


2.2. CIDADES

A Ásia é um continente com as maiores cidades do mundo, bem como o país mais populoso. É um continente onde todas as cidades importantes superam os vários milhões de habitantes. Cidades que despontam no cenário mundial. Sendo de grande importância para o desenvolvimento socioeconômico de seus países. A seguir algumas informações de algumas das cidades mais importantes, com informações retiradas do site Wikipédia.org:
? Tókio: Capital do Japão, considerada uma metrópole por seu desenvolvimento tecnológico e numero de habitantes, chegando a 12.790,000 Habitantes, cerca de 10% da população do país. É também o principal centro econômico do continente asiático. Forte ponto turístico, por ser um dos principais pontos históricos e culturais do Japão.
? Pequim: Capital da Republica Popular da China, cujo nome significa Capital do Norte, segunda cidade mais populosa do país, durante séculos foi à maior cidade do mundo, hoje com cerca de 10,3 milhões de habitantes. Conhecida como a cidade proibida. Considerada uma cidade industrial, também cidade histórica e cultural.
? Nova Deli: Também Nova Déli ou Nova Délhi, é a capital da Índia. Com uma área total de 42,7 Km². Situa-se dentro da metrópole de Deli, e atualmente serve como sede do governo da Índia, além do governo do Território da Capital Nacional de Deli Em 2001, Nova Deli tinha uma população de 295.000 habitantes.
? Pyongyang: Capital e maior cidade da Coréia do Norte, situada nas margens do Rio Taedong. Tem cerca de 3,3 Milhões de habitantes (2008) e é o principal centro Industrial do país. Área total 3.194 Km². De acordo com a lenda, Pyongyang foi fundada em 1122 a.C., sendo considerada a mais antiga cidade da Coréia.
? Seul: Capital da Coréia do Sul. Situada no noroeste do país as margens do Rio Han. Nome completo, Cidade Especial de Seul. A cidade tem cerca de 10,3 milhões de habitantes e área de 605,52 Km², sua área metropolitana inclui também a cidade de Incheon chegando a 22,7 milhões de habitantes, tornando-se a terceira maior cidade metropolitana do mundo. É uma cidade importante na área comercial financeira internacional e também a cidade mais cara do Oriente.


2.3. RELEVO

A seguir algumas curiosidades a respeito da formação territorial do continente asiático:
? Monte Everest: é a montanha mais alta do mundo. Localiza-se na cordilheira do Himalaia, fronteira entre Nepal e Tibete ? China -. Também chamado de Sagarmatha, (Rosto do céu), em tibetano Chomolangma ou Qomolangma (Mãe do Universo).
? Planalto Tibetano: Planalto vasto e elevado situa-se na Ásia Oriental, abrange a maior parte da região autônoma do Tibete e província Chinesa de Qinghai. Chamado teto do mundo. Formação ocorrida através da colisão de duas placas tectônicas, a placa indiana e a placa euroasiática durante o período cenozóico.
? Cordilheira Pamir: Situada na Ásia Central, constituída pela união das Cordilheiras Tian Shan, Karakorum, Kunlun e Hindu Kush. Os Pamir estão entre as cordilheiras mais altas do mundo, em Chinês ? Congling -. Abrangem os territórios do Quirguistão, Afeganistão e Paquistão. A província de Tadjique no Gorno-Badakhshan fica no centro da formação dos Pamir. O pico mais alto das cordilheiras são os picos Ismail Samani (7.495 m), Pico da Independência (7.165 m) e Pico Korzhenevskoi (7.105 m).
Fonte: Wikipedia.org


2.4. HIDROGRAFIA

Boa parte dos rios asiáticos nasce na parte central do continente. Às chuvas são abundantes chuvas nessas áreas de clima tropical e equatorial e o derretimento da neve durante o verão que desce das cordilheiras, dão origem a esses rios. Existem na Ásia grandes rios e de elevados índices pluviométricos. A importância desses rios para as populações dessas regiões se da pelo fato de que oferece alimento, água, energia elétrica e servem como via de transporte.
? Os grandes centros de dispersão de água do continente estão na Cordilheira do Himalaia e planalto do Tibete.
? O Ganges é um rio de grande importância para as populações por onde passa e de grande importância econômica, fertilizando terras em épocas de cheias, também conhecido por seu significado religioso (Água santa). Nasce no Himalaia e deságua no Golfo de Bengala.
? O Rio Yang- Tse- kiang (ou rio Azul), o mais extenso do continente com 5500km de extensão. Nasce no planalto do Tibete e desemboca no mar da China. Também nasce no Tibete o rio Amarelo, com 5200 km.
? O Rio Indo, que assim como rio Azul e o rio Amarelo, nasce no Tibete, mas deságua no mar Arábico.
? Na planície da Mesopotâmia correm os rios históricos Tigre e Eufrates, que deságuam no golfo Pérsico. (CONTINENTE ASIÁTICO 2009)


2.5 VEGETAÇÃO E CLIMA
2.5.1 Vegetação

A Ásia apresenta muitas variedades de formações vegetais. Em regiões de clima frio, região norte, encontra-se dois tipos de formações vegetais conhecidas como tundra, regiões de frio polar e taiga, ocorrência de frio continental. Na região da Ásia Central, aparece às estepes ou pradarias, próximo aos desertos, constituídas de espécies rasteiras de gramíneas com poucos arbustos que servem de alimentos para rebanhos de ovinos e caprinos. Na mesma região há a ocorrência da vegetação desértica, chamada de xerófila, constituindo-se de arbustos isolados e plantas rasteiras. Próximo a região da linha do equador aparecem às florestas tropicais e equatoriais, devido aos elevados índices pluviométricos como: Península Malaia, Península da Indochina, uma parte da índia e nas ilhas Sumatra, Bornéo, Nova Guiné e Filipinas. Na Ásia Equatorial e Ásia das monções, com altas temperaturas e umidade, ocorre à formação vegetal com arvores de grande porte, vegetação densa, no entanto devido à exploração do homem, essas florestas tiveram seu ecossistema alterado. Na mesma região, próximo as florestas tropicais e equatoriais, ocorrem à formação vegetal das Savanas. Outra formação vegetal que também sofreu modificações devido à exploração do homem e ocupação humana são as florestas tropicais e temperadas, encontradas nos territórios da China, Coréia do Norte e Coréia do Sul e Japão. (JUNIOR, 2006).


2.5.2 Clima

O clima asiático recebe influencia de fatores como: latitude, posição geográfica, altitude, relevo, massas de ar e maritimidade, assim como em outros lugares. Ocorrência de clima frio e regiões de alta altitude (Cordilheira do Himalaia). No sudoeste da Ásia, Península Arábica e Irã apresentam clima desértico e semi-árido, com elevadas temperaturas e escassa humidade, devido a massas de ar quentes e secas vindas da África. Ao Norte da Ásia, os invernos são bastantes rigorosos devido ao relevo bastante aberto, propiciando a penetração de massas polares. Na região central, existem regiões onde as chuvas são mais escassas, ocorrência pelo fato de as massas oceânicas serem barradas pelas altas montanhas, provocando a ocorrência de climas desérticos (Desertos de Gobi e do Tibete, na China). Na parte leste, o continente apresenta relevo no sentido leste-oeste, impedindo a movimentação de massas de ar frio e do norte para o sul e quente do sul para o norte. (JUNIOR, 2006).


3. CONCLUSÃO

Tendo este trabalho o objetivo de trazer informações e curiosidades a respeito do continente asiático, buscou-se colocar dentro do mesmo, as informações e curiosidades propostas, dentro de um parâmetro de pesquisa que permitisse trazer ao conhecimento, informações que possam contribuir para com o conhecimento desse continente. No presente trabalho foram trabalhadas as informações no sentido de se conhecer melhor as formações continentais, divisão administrativa, cidades mais importantes, relevo, hidrografia, vegetação e clima. Dentro do proposto, as informações aqui contidas, buscam explicitar melhor como é a formação desse continente.


4. BIBLIOGRAFIA

ASIÁTICO, Continente. Hidrografia. Continente asiático 2009. Disponível em: . Acesso em 05 de maio de 2010.

GEOGRAFICA, Localização. Continente Asiático. Sete de julho de 2009. Disponível em: . Acesso em 05 de maio de 2010.

JUNIOR, Arlindo Matos de Araújo. Continente Asiático. Geografia. 25 de dezembro de 2006. Disponível em: . Acesso em 05 de maio de 2010.

RICHTER, Denis. Ásia: suas divisões internas. Algosobre Vestibular. Disponível em: . Acesso em 05 de maio de 2010.

WIKIPÉDIA. Cidades do Continente Asiático. Wikipédia.org. Disponível em: ; ; ; e . Acesso em 05 de maio de 2010.

WIKIPÉDIA. Relevo do Continente Asiático. Wikipédia.org. Disponível em: ; e Acesso em 05 de maio de 2010.
 
Avalie este artigo:
(2 de 5)
29 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Eliel Manasses Da Rocha
Talvez você goste destes artigos também