"Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Pois toda carne é como a erva, e toda a sua gloria, com a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada. Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso." (I Pedro 1:22-2:3)

John Piper nesse livro fala sobre o novo nascimento; o nascer novamente em Cristo Jesus.
O capitulo 14, cujo esse é o tema, me chamou atenção, pois ao nascermos de novo, nosso maior desejo é pregar o Evangelho. Já viram o novo convertido, o amor com que prega sobre a Salvação, sobre a obra de Cristo? E nós que a mais tempo estamos no caminhar com Deus estamos desanimados e desencorajados a pregar o Evangelho aos incrédulos, ao que ainda estão mortos.
John Piper ele diz que "A verdade biblica de que a fé salvifica é possível somente porque Deus faz incredulos nascerem de novo (I João 5:1) pode nos fazer sentir cheios de poder, encorajados, ousado e esperançosos em nossa evangelização pessoal ou nos fazer sentir fatalistas, inúteis, desmotivados e paralisados em nosso testemunho com os incrédulos."
Ele fala que os sentimentos ficam confusos com a verdade, cita seu exemplo dizendo que todos os dias procura colocar seus "sentimentos errantes em harmonia com aquilo que é verdadeiro."
Ainda escreve: "Então, quando me encontro desanimado, sentindo-me inútil, desmotivado ou paralisado em meu testemunho para os descrentes, por causa de alguma verdade bíblica ? como o fato de que a obra de Deus no novo nascimento precede e possibilita a fé salvifica -, abro meu coração para o Senhor e digo: ó Deus, essa verdade é manifestada em tua Palavra; concede que, por teu Espírito, eu veja essa verdade de um modo que me liberte, me dê poder, me encoraje, me faça alegre e ousado em meu testemunho e esperançoso em minha evangelização."
Devemos contar as pessoas as Boas Novas com amor e uma vida dedicada a servir (II Coríntios 4:5)
John Piper diz "Servos silenciosos que nunca falam do evangelho contradizem o amor. "Pregamos... Cristo Jesus como Senhor e nós mesmos como vossos servos." É isso que fazemos para ajudar as pessoas a nascerem de novo. Nós lhe contamos as boas novos de Cristo, com um coração cheio de amor e uma vida dedicada a servir."
O versículo 22 fala que devemos amar, não fingidamente, mas de coração, uns aos outros ardentemente.
Sem o novo nascimento não somos capazes de amar aos outros, não como devemos, pois é o amor de Deus que nos permite amar aos outros (I João 4:7-8), pois a natureza de Deus é amor, e quando nascemos com Ele, compartilhamos dessa natureza.
"Amado, se Deus de tal maneira nos amou (ou seja, a ponto de mandar o seu Filho para morrer pro nós), devemos nós também amar uns aos outros" (I João 4:11)
Isso quer dizer, devemos IMITAR A CRISTO, amando uns aos outros.
Assim, uma pergunta fundamental, como então os incrédulos podem nascer novamente? A semente que salva é Palavra de Deus. "O instrumento cirúrgico que abre os olhos do cego são as palavras que você transmite ao anunciar e explicar o evangelho." (John Piper)
"Segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade" (Tiago 1:18)
I Pedro 2:9
Hoje vemos que os cristãos não tem o desejo ardente de pregar o evangelho ao incrédulo.
John Piper diz o seguinte: "Um dos motivos por que não fazemos isso como deveríamos é que a vida é tão cheia de entretenimento, que pensamentos sobre necessidades espirituais desesperadoras e eternas são difíceis de serem nutridos por nós e mais difíceis ainda de serem compartilhadas com os outros. O mundo é interessante e divertido demais. Parece inadequado tornarmos a nós mesmos ou aos outros desconfortáveis com pensamentos sobre pessoas que estão perecendo. Fazer isso é árduo. E a nossa vida é tranqüila."
Outro ponto crucial é nosso comodismo, o sair da nossa zona de conforto e nos depararmos com pessoas transtornadas por seus problemas, sem saberem a sua raiz, que é o pecado.
O importante é sempre lembrarmos que a obra não é nossa é de Deus; é Ele que abre os olhos (Atos 26:18), portanto, "não pare porque você não consegue fazer isso. É claro que você não consegue. Só Deus abre os olhos dos cegos (II Coríntios 4:6). Mas o fato de que você não consegue fazer a eletricidade ou criar a luz nunca o faz parar de apertar o interruptor. O fato de que você não pode criar fogo em cilindros nunca faz você parar de girar a chave do carro. O fato de que você não consegue criar tecido celular nunca o faz parar de comer suas refeições. Não permita que a sua impossibilidade de criar o novo nascimento o faça parar de falar sobre o evangelho." (John Piper).
John Piper cita alguns encorajamentos para pregarmos as boas novas:
 Deus usa vasos de barros (II Coríntios 4:4-6), nesse texto o versículo principal é o 7; "isso significa que, se você se sente na media ou abaixo da media em sua aptidão de compartilhar o tesouro do evangelho, você está mais perto da verdade do que alguém que sente poderoso, sábio e auto-suficiente."
 Compartilhe materiais de estudos, aqui John Piper nos encoraja a andarmos sempre com folhetos na bolsa, na pasta, no carro, bem como, oremos a Deus para nos usar. Só uma observação, uma vez meu pastor (Gilson da Batista) disse o seguinte e nunca mais esqueci, que temos que ter a certeza de que queremos servir a Deus, pois ao pedir a Deus para usar-nos, devemos saber que Ele pede tudo, de que devemos abrir mão de tudo. Penso que o principal problema é o nosso comodismo, pois a certeza da salvação nos faz acomodarmos, pois já estamos salvos mesmo, porque nos preocuparmos com os outros? Infelizmente essa tem sido a mentalidade de muitos cristãos.
 Deus usa influencias: aqui ele nos lembra que por menor que seja a palavra que dizemos, ela nunca é dita em vão (I Coríntios 15:58), ou seja, mais tarde a palavra dita vem a mente em alguma circunstancia que Deus usa para chamar a pessoa a fé. Ele cita o exemplo do testemunho de uma moça a qual desde pequena foi criada na igreja, ouvindo o Evangelho, mas quando se tornou jovem se desviou, e numa dessas desviadas ao viajar para praia com as amigas, estava andando pelo calçadão quando alguns garotos passaram por elas e disse: Louvado seja Deus! Talvez aquele moço pensou o quanto fraco sua evangelização, mas não sabe ele que as suas palavras fizeram aquela moça mais tarde se arrepender e entregar sua vida a Cristo.
 Dar com generosidade: ele cita seu próprio testemunho, ao dar livros as pessoas que não conhece. Também diz sobre doar Bíblias. Ele fala que quando viaja de avião sempre da um livro para pessoa que esta ao seu lado, diz que ao perguntar se pode lhe dar um livro nunca recebeu um não.
 Ache as pessoas interessantes: ele diz o seguinte: "sinta-se encorajado pelo simples fato de que achar as pessoas interessantes e se importar com elas é um bom caminho para entrar no coração delas. A evangelização obtem uma reputação ruim quando não estamos realmente interessados nas pessoas e não parecemos nos importar com elas. As pessoas são interessantes. Cada pessoa com quem você fala é uma surpreendente criação de Deus e tem mil experiências interessantes." John Piper cita palavras de C. S. Lewis: "É uma coisa seria viver em uma sociedade de possíveis deuses e deusas e lembrar que a pessoa mais estúpida e mais enfadonha com quem você fala agora pode, um dia, ser a criatura que você, se o visse agora, será fortemente tentado a adorar ou uma manifestação do horror e da corrupção que, por enquanto, você só encontra em pesadelos. Durante todos os dias estamos, em determinada proporção, ajudando unas aos outros a seguir um ou outro desses destinos. É à luz dessas esmagadoras possibilidades, munidos do pavor e da prudência convenientes, que devemos conduzir nosso modo de lidar uns com os outros, em nossos relacionamentos de amizade, de amor, de divertimento, de política. Não há pessoas comuns. Você nunca fala com uma simples mortal."
 Convide as pessoas para irem a igreja: (I Corintios 1:21)
 Encha a cidade com a doutrina do Evangelho
 Use seus dons: devemos descobrir nossas aptidões e colocar em pratica.
 Leia livros sobre evangelização: ele nos da nome de 2 livros "A evangelização e a Soberania de Deus" (J. I. Parcker) e "O Evangelho e a Evangelização Pessoal" (Mark Dever).
 Ore por ousadia: (Romanos 10:1) aqui a oração é dirigida aos incrédulos. Devemos orar por nós mesmos e nossos pastores. (Ts 3:1; Cl 4:3 e Ef 6:18-19).
Devemos ser como uma criança recém nascida que deseja leite, devemos buscar a Palavra todos os dias em nossa devocional com Deus, para crescermos, caso contrário morreremos (Mateus 4:4)

"OH! AMEMOS TANTO O EVANGELHO E TENHAMOS TANTA COMPAIXÃO DOS PERDIDOS, QUE A TRIBULAÇÃO, A AFLIÇÃO, A PERSEGUIÇÃO, A FOME, A NUDEZ, O PERIGO, A ESPADA, AS ARMAS E OS TERRORISTAS NÃO NOS TORNEM MEDROSOS QUE SÓ RECLAMAM, E SIM ARAUTOS OUSADOS DA BOAS-NOVAS." (John Piper)

"FOSTES REGENERADOS... MEDIANTE A PALAVRA DE DEUS... ESTA É A PALAVRA QUE VOS FOI EVANGELIZADA. (I Pedro 1:23-25)

Deus abençoe!

Olivia Eulalia Cenchi Cavalhieri