Resumo 

Diante da carência de informações na área contábil pelos empresários e sociedades empresárias, o projeto de extensão funciona como um auxílio a estes empreendimentos que são compostos de empreendedores sem conhecimento sobre a Junta Comercial, os serviços por ela prestados e o cancelamento administrativo. Prova disso é que todos os anos diversas empresas são comunicadas para se manifestarem sobre sua paralisação ou manutenção da atividade.

O propósito deste projeto de extensão é atender as necessidades desses empresários de forma a ajudá-los a compreender o que é o cancelamento administrativo, como ocorre e por que ocorre. Dessa forma os empreendedores poderão acompanhar a contabilidade de sua empresa sem o risco de sofrer o cancelamento administrativo. 

 Justificativa 

A elaboração da extensão universitária nas instituições de ensino superior visa à inclusão social do graduando e a sua "formação cidadã e humanista, na perspectiva de desenvolvimento integral do ser humano." (Pucminas, 2006).

A extensão funciona como uma ponte de mão dupla entre a universidade e a sociedade permitindo, simultaneamente, a troca de conhecimentos. Assim, a extensão busca orientar ambas as partes quanto "a defesa da justiça, do respeito às diferenças, da autonomia e da liberdade entre os homens.". (PUC MINAS, 2006).

A profissão contábil atualmente abrange muito mais do que apenas fazer registros de débito e crédito e de guarda livros. Com uma visão mais gerencial, o contador atual precisa compreender os negócios da empresa como um todo e precisa fornecer informações imprescindíveis, fidedignas e tempestivas aos seus usuários. Dessa forma, a instituição de ensino superior deve preparar os alunos para lidar com tais situações que necessitam de análises críticas.

Diante da falta de conhecimento dos empresários e das sociedades empresarias, principalmente de pequeno porte, quanto aos serviços prestados pelas Juntas Comerciais e de suas próprias obrigações perante esse órgão, percebe-se a necessidade de ampliação da divulgação desses fatos para que as consequências sejam amenizadas.

É nessa perspectiva que este projeto de extensão pretende atuar, difundindo o conhecimento acadêmico às sociedades empresárias, alertando-as sobre a possível perda da proteção do nome empresarial e orientar quanto a regularização junto a Junta Comercial de Minas Gerais - JUCEMG.

Para isso será elaborado um folder com todas essas informações e acredita-se que tal iniciativa enriquecera o conhecimento dos graduandos ampliando suas experiências acadêmicas, além de proporcionar uma interação com a sociedade.