Contabilista terá que ter nível Superior em 2015

A partir de 2015, quem quiser atuar na área contábil terá que, obrigatoriamente, cursar Ciências Contábeis em nível superior. A figura do técnico em contabilidade deixará de existir. Esclarece-se que quem já é formado pelo curso técnico ou que esteja cursando, poderá, sem problema, retirar o registro nos conselhos regionais, mas depois de 2015, somente terá o registro quem fizer a faculdade. Outra novidade na área é que os profissionais que forem atuar no mercado terão de fazer um exame de suficiência com 50 questões alternativas para tirar o registro, tendo de acertar pelo menos 50% da prova. Essas alterações, entre outras, foram definidas em uma lei sancionada em 2010 que alterou parte do texto definido na lei de 1946 que regulamenta a profissão.

Chamado de profissional da área contábil, não mais de contador ou contabilista, esse é um segmento que está em franco crescimento, favorecendo ao profissional encontrar vagas em qualquer área do mercado de trabalho. O profissional pode atuar como empresário, auditor, perito, na parte pública, enfim, hoje o mercado para o profissional contábil é uma das áreas que oferece um leque maior de opções, sobressaindo-se a outras profissões.

A diferença entre a nomenclatura contador e contabilista: contabilista é a classe composta por técnicos e bacharéis em Ciências Contábeis, ambos fazem parte dessa classe. O contador é o profissional da área, mas desde o ano de 2012 não se fala mais em contabilista ou contador e sim profissional contábil.

Curiosidade

Dia 25 de abril é o Dia do Contabilista e, existe também o Dia do Contador, comemorado em 22 de setembro.