CONTABILIDADE RURAL: UMA NECESSIDADE URGENTE

 

Carine Daiane Maganha[1]

Claudia Isabela Maidana[2]

Vanusa Marques[3]

Darci Capeletti[4]

RESUMO

Atualmente a contabilidade rural é uma das ferramentas menos utilizadas por alguns proprietários rurais, pois muitos não tem conhecimento suficiente e nem interesse em utilizar a contabilidade rural como uma ferramenta gerencial permitindo assim através das informações contábeis obtidas um planejamento e um controle que ajudará na tomada de decisões, outro ponto também a ser observado é a falta de interesse de alguns contabilistas que se deve pela complexidade e o custo para manter este serviço contábil e a dificuldade que se tem em separar o que é gastos de produção do gasto pessoal do proprietário.

 

Palavras-chave:contabilidade rural, dificuldades,importância

                                               

INTRODUÇÃO

A Contabilidade Rural não é muito utilizada no Brasil isso se deve ao pouco conhecimento de alguns empresários em relação às informações obtidas através da contabilidade e também por não evoluírem seu ponto de vista acreditando ainda que as experiências adquiridas ao longo de suas vidas valem mais do que os dados reais obtidos através das informações contábeis deixando assim de ter segurança na hora de tomar as decisões.

Para se ter um bom empreendimento precisa-se de uma base forte, cheia de informações reais para que no momento em que enfrentamos situações difíceis como competitividade global possamos ter um suporte que nos auxilie e é exatamente este o papel que a contabilidade rural desempenha contribuindo assim para um bom rendimento. Podemos afirmar que a administração financeira e contabilidade rural devem caminhar juntas, pois o empresário precisa conhecer a contabilidade e as finanças para assim poder interpretar melhor os resultados com base nas informações contidas nos relatórios podendo tomar decisões e saberá de que forma seus recursos estão sendo aplicados e se está tendo um retorno financeiro no seu empreendimento.

  1. ATIVIDADE RURAL

A agricultura vem aumentando a cada ano a sua participação no mercado brasileiro com isso o empresário rural precisa ter conhecimento para desenvolver formas e métodos que servem para controlar os custos da sua produção de sua empresa rural conseguindo assim obter um resultado positivo.

São consideradas empresas rurais as que utilizam a capacidade de produção do solo através da criação animais, cultivo do solo e a modificação de certos produtos agrícolas. Segundo Marion (2009. p. 02) as atividades rurais se dividem em três:

-produção vegetal- atividade agrícola

-produção animal-atividade zootécnica

-indústrias rurais- atividade agroindustrial

Para uma empresa rural se desenvolver de maneira correta alguns fatores são importantes:

-terra: deve ser de boa qualidade para que as culturas possam se desenvolver e ela que sustenta a produção;

-capital: são os bens que adquirimos durante o desenvolvimento de nossas atividades rurais sendo eles as benfeitorias, máquinas, animais de produção e os insumos.

-trabalho: atividades que são exercidas pelo ser humano bem como as atividades que se referem a parte administrativa.

 A grande maioria das empresas rurais são administradas pelos próprios proprietários sendo assim deve se ter um conhecimento em administração e contabilidade já que proprietário terá que tomar decisões importantes como qual será o produto a ser cultivado, as melhores épocas de plantio, explorando de forma proveitosa a terra os capitais e a mão-de-obra e também desenvolvendo atividades e funções com o único objetivo de se obter lucro.

 

A ele não cabe somente a função de coordenar a atividade dos demais trabalhadores como também de combinar a utilização de todos os fatores de produção com a finalidade de se obter resultados econômicos e manter elevada produtividade daqueles fatores. Para isso o empresário deve-se preocupar com dois aspectos, a organização e o manejo da empresa. (CREPALDI, Silvio Aparecido, 2006, p. 27).

 

Na atividade agrícola o clima, as condições biológicas, a terra e a incidência de riscos podem influenciar e muitas vezes prejudicar a administração e essa instabilidade dificulta muito a contabilidade rural.

 

  1. CONTABILIDADE RURAL

 

A contabilidade rural nos proporciona informações que nos ajudam na tomada de decisões, podendo assim avaliar também o resultado de nossa produção para obter a lucratividade.

Crepaldi define que a contabilidade rural é um instrumento da função administrativa e tem como finalidade controlar o patrimônio das entidades, apurar o resultado e prestar informações sobre o patrimônio e sobre o resultado das entidades aos diversos usuários (2006, p. 86).

Para Sá (apud Rosilei Sost 2010, p. 03), define a contabilidade rural como: “contabilidade aplicada á propriedade rural: compreende tanto parte agrícola como a pastoril, estudos de contabilidade aplicados a azieda que se dedica às atividades do campo”.

Podemos perceber que o principal objeto da contabilidade rural é o patrimônio, mas alem disso a contabilidade visa o controle das atividades que a empresa exerce e seu planejamento para poder alcançar os resultados esperados.

Entretanto na atividade rural o aumento da tributação de renda agrícola, a retirada de subsídios e incentivos fiscais, tem aumentado a procura por profissionais da contabilidade rural. Tendo em vista que a contabilidade é de grande importância nas empresas, já que proporciona informações e dados reais, a situação real da empresa, apresenta técnicas de investimentos e tem como objetivo a tomada de decisões para obter a lucratividade.

2.1.        PRINCIPAIS DIFICULDADES

O processo de administração em geral nas empresas rurais é precário e com baixos níveis de conhecimentos específicos e modernização, incluem-se nessa carência principalmente os processos de contabilidade, tendo em vista que os empresários rurais têm como teoria que a contabilidade é um processo muito complexo e que haveriam mais gastos e menos lucros. O real problema de se exercer a contabilidade no Brasil é de que existem poucos profissionais interessados, pois a complexidade os deixam intimidados.

 

O grande problema para utilização efetiva da contabilidade rural está na complexidade e no custo de manutenção de um bom serviço contábil a dificuldade de separar o que é custo de produção do que é gasto pessoal do empresário rural, a inexistência de recibos, notas fiscais, avisos de lançamentos e cópias de cheques ou extratos de contas bancárias pessoais fazem com que não se possa adotar a contabilidade para esse fim. (CREPALDI, Silvio Aparecido, 2006, p. 62)

Outra dificuldade é o encerramento do ano agrícola da empresa rural que é diferente do encerramento do exercício de uma empresa social, isso faz com que muitos contabilistas não demonstrem interesse sobre essa área e sem o apoio desses profissionais alguns agricultores acabam caindo na falência, pois não tem muito conhecimento em como administrar nem tão pouco como fazer a contabilidade da sua produção para ver se realmente esta obtendo lucro ou prejuízo.

Numa atividade agrícola os agricultores obtém sua receita logo após a colheita, e o término da colheita pode se dizer que é o fim do ano agrícola que é período em que se planta,se colhe e se vende a safra. Segundo Marion (2009) não existe melhor momento para medir o resultado do período senão logo após a colheita e sua respectiva comercialização. Não a lógica esperar até o final do ano para mensurar o resultado da safra agrícola.

Alguns agricultores cultivam culturas diferentes apresentando assim colheitas em diferentes épocas do ano fazendo com que o encerramento do ano agrícola se de após a colheita da cultura que prevaleça economicamente.

 

  1. CONTROLE GERENCIAL

 

Quem administra um empreendimento precisa saber como está sendo aplicado os seus recursos e se está tendo o retorno desejado.

O controle gerencial nas empresas são resultantes de informações consistentes em um embasamento lógico, mas ainda existe uma dificuldade de se obter estes dados concretos já que a produção e a criação tem a influência de vários fatores. O controle gerencial é constituído basicamente por informações que indicam qual a melhor forma de o produtor aplicar os seus recursos e qual o será retorno que a empresa está obtendo.

Para Crepaldi, o produtor tem em suas mãos a maioria dos dados necessários para definir a situação econômico financeira do seu empreendimento, o que falta é trabalhar tais informações para obter os resultados num modelo gerencial a ser adotado. (2009, p. 67)

Um modelo gerencial que poderia ser adotado pelas empresas rurais poderia o controle baseado nas movimentações financeiras. Que é de simples entendimento. Para isso o empresário precisa ter um controle sobre suas compras, vendas e principalmente sobre sua movimentação do caixa.

Através da escrituração das receitas, dos seus investimentos e das despesas o empresário poderá fazer a classificação dessas movimentações e depois de definir onde se encaixa cada movimentação é só fazer o agrupamento e o lançamento para poder definir o resultado.

               
     
   
   

CLASSIFICAÇÃO

 
       
 
 
 

 

 

 

 

Apuração de resultado pela movimentação financeira

Fonte CREPALDI (2006, p. 68)

 

 

Nas empresas rurais devem existir procedimentos que viabilizam as informações e os dados necessários para que facilitem a gerencia empresarial e é de extrema importância estabelecer metas, ter um planejamento seguido de um sistema de informações, também se deve investir em equipes de execução de tarefas eficientes essas iniciativas resultarão em um bom desempenho gerando assim lucratividade.

Segundo Crepaldi, o grande objetivo da contabilidade é planejar e colocar em prática um sistema de informação para uma organização, com ou sem fins lucrativos. (2008, p. 02).

Conforme Rodney Wernke, a contabilidade gerencial deve tentar informar custos precisos dos produtos. (2004, p. 19).

A contabilidade gerencial busca informações precisas a fim de adequar as empresas rurais nas mudanças, sem ter prejuízo, proporcionando as tomadas de decisões necessárias para enfim alcançar seu objetivo final, o lucro.

 

  1. O PAPEL DA CONTABILIDADE NO AGRONEGÓCIO

 

Com as mudanças provocadas devido o avanço tecnológico nos dias de hoje a agricultura vêm exigindo dos seus proprietários qualificação para que possam administrar de forma correta diminuindo assim os custos e aumentando os lucros e conseqüentemente gerando maior renda e mais empregos. Dessa forma a contabilidade rural e os profissionais dedicados a essa área começam a ganhar seu lugar de destaque, mas para isso os profissionais devem buscar todos os aperfeiçoamentos que são necessários através de cursos especializados e também devem ficar atentos todas as mudanças que ocorrem dentro da legislação para assim poder transmitir as informações corretas e precisas para os proprietários rurais.

A necessidade de uma atualização dos meios de gerenciamento nas empresas é hoje, uma realidade fundamental para alcançar resultados de produção e produtividade que garantam o sucesso do empreendimento. Por meio de tecnologia que permitem interligar criações, pode ser possível obter rendimentos adicionais, diluir custos economizar insumos. (CREPALDI (apud, Roseli Ost, 2009, p. 12)

 

De acordo com a Revista Veja (apud, Patrícia Miranda, 2004, p. 5) “tecnologias novas contribuem para a formação de um círculo virtuoso, no qual quem ganha mais investe mais e pesquisa mais aumentando a produção e lucros futuros”.

O agronegócio no Brasil tem grandes expectativas de crescimento, pois é um país que se destaca no ramo da agricultura e da pecuária. Dessa forma os proprietários devem começar explorar a área da contabilidade rural que é um campo ainda pouco conhecido, pois será através dela que poderá ter mais segurança no momento de tomar as decisões. Tendo uma contabilidade bem feita e conhecimentos práticos com certeza o empresário rural vai obter os resultados que deseja.

 De acordo com Lemes (apud, Patricia Miranda, 2004, p. 5) A contabilidade desenvolvida e aplicada no gerenciamento da propriedade rural será uma ferramenta indispensável para todos os produtores rurais para manter seu controle de custos, receitas e despesas.

 A contabilidade só deve ser exercida por profissionais qualificados, pois é através dela que se conhecem os reais números que constam em uma empresa rural, assim, portanto inicia-se um processo de controle e gerenciamento dando inicio aos planejamentos e as tomadas de decisões, que tem como objetivo final a obtenção de lucro. Conforme Crepaldi, “a contabilidade é a radiografia de uma empresa rural. Ela traduz, em valores monetários, o desempenho do negócio e denuncia o grau de deficiência de sua administração”. (2006, p. 95).

 

CONCLUSÃO

 

Com este estudo podemos perceber que a contabilidade rural hoje ainda é pouco utilizada devido a sua complexidade e também a falta de interesse dos profissionais dessa área. Mas aos poucos com grande tecnologia que existe ela começa a ganhar seu espaço e juntamente com ela apesar das dificuldades encontradas o profissional contábil também ganha seu destaque.

Para se ter um bom empreendimento precisamos saber de que forma estamos aplicando os recursos e se estamos obtendo resultados financeiramente positivos e é através da contabilidade e de um controle gerencial eficaz que teremos as informações necessárias e a segurança que precisamos no momento em que enfrentamos situações difíceis e na hora tomar as decisões necessárias.

O profissional contábil deve aproveitar o máximo as oportunidades que lhe são oferecidas e também deve sempre estar buscando novos aperfeiçoamentos para que possa mostrar para o proprietário rural como é importante ter dentro de uma empresa um serviço contábil pois é somente através dele que os proprietários terão a certeza que seu negócio está trazendo os resultados desejado.

  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade rural: uma abordagem decisorial. 4.ed. São Paulo.Atlas, 2006.

 

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial: teoria e prática.4.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

 

MARION, José Carlos. Contabilidade Rural: contabilidade agrícola, contabilidade da pecuária, imposto de renda pessoa jurídica. 10.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

 

MIRANDA, Patrícia. Contabilidade: fator de desenvolvimento do agronegócio. Disponível em:http://www.paginarural.com.br/artigo/938/contabilidade-fator-de-desenvolvimento-do-agronegocio. 08 de setembro de 2004. Acesso em 28 de abril de 2011.

 

SOST, Roselei, Capelleti, Darci Levino. Contabilidade rural: grandes desafios e um vasto campo a explorar. Revista Fema, Santa Rosa, v.6, p.84-96,jul-dez.2009.

 

WERNKE, Rodney. Gestão de Custos: uma abordagem prática .2.ed. São Paulo: Atlas, 2004.

 

 



[1] Acadêmica do Curso De Ciências Contábeis – 3º semestre. Faculdades Integradas Machado De Assis.

[2] Acadêmica do Curso De Ciências Contábeis – 3º semestre. Faculdades Integradas Machado De Assis.

[3] Acadêmica do Curso De Ciências Contábeis – 3º semestre. Faculdades Integradas Machado De Assis.

[4] Especialista em Contabilidade Gerencial. Orientador. Professor do curso de Ciências Contábeis-3° semestre. Faculdades Integradas Machado De Assis.