SOUZA, Juliano Ribeiro de¹
MOREIRA, Keila Correia¹
BARCO, Juliana Alexandra Pereira de carvalho²

RESUMO

A contabilidade publica é o ramo que estuda e controla o exercício do governo durante sua gestão, seja ela, executivo, legislativo ou judiciário. Todo governo federal, estadual ou municipal, deve prestar contas a sociedade através dessa contabilidade, ate mesmo os candidatos ao exercício parlamentar.

¹ Acadêmicos da faculdade delta do curso de ciências contábeis do 1° período
² Professora mestra da faculdade delta do curso de ciências contábeis na matéria metodologia do trabalho cientifico.


SUMMARY


The accounting publishes is the branch that the exercise of the government studies and controls during its management, either it, executive, legislative or judiciary. All federal, state or municipal government, must give to accounts the society through this accounting, even though the candidates to the parliamentary exercise.




1.INTRODUÇAO


A contabilidade publica é definida por cuidar, controlar e demonstrar orçamentos contendo atos e fatos da fazenda publica. É essa área da contabilidade que tem o dever de analisar os acontecimentos fiscais e financeiros municipais, estaduais ou federais, que ajudam a detectar problemas que afetam o código civil. É sobre esse assunto tão minucioso e delicado, que iremos tratar, no discorrer desse artigo. Introduziremos, analises de pessoas especializadas no assunto e discutiremos propostas impostas por pessoas que há anos estudam sobre esse assunto, e a cada dia descobrem novos rumos para uma historia de empenho e responsabilidade fiscal.


2. CONTABILIDADE PUBLICA


Inicio este assunto com uma citação de (FELGUEIRAS, Jose Antonio 2007) "A contabilidade é a ciência da informação que tem como objeto o patrimônio e como objetivo controla-lo." Com isso comprovamos e justificamos a importância da contabilidade na vida do ser humano. Ate pra comprarmos um doce utilizamos a contabilidade. Agora imaginemos isso na contabilidade publica, essa área além de ser um pouco mais complicada, é um procedimento que analisa minuciosamente todas as contas do cofre publico. (PISCITELLI ; TIMBÓ, 2009, p29) afirma que: "Toda atividade devera ajustar-se à programação governamental e ao orçamento-programa." Isso é totalmente necessário, pois, é com esse ajuste que torna-se possível uma boa administração.
Pra ser mais exato, a contabilidade publica, analisa cada conta ligada ao setor publico, desde de uma liberação financeira para um candidato a determinado cargo, ate os gastos orçamentários de um estado ou município, prevendo problemas ou soluções futuras. Enfim o objetivo dessa área é fornecer informações atualizadas e exatas aos gestores para o controle dos órgãos públicos governamentais.

3.OBJETIVO DA CONTABILIDADE PUBLICA.


Alem de registrar todos os fatos contábeis dos órgãos públicos, tem também como dever relacionar os atos acontecidos dentro dos mesmos. Esse monitoramento é necessário para excelência de um trabalho constitucional produzido pela administração publica. Essa área da contabilidade atenta também para as diligências que envolve políticos em exercício, dando aos controladores, segurança nos orçamentos públicos. Para essa confirmação ( PISCITELLI; TIMBÓ, 2009 p 317) diz que as despesas poderão ser feitas em caráter sigiloso, mas de forma algum poderá fugir do regulamento das normas do exercício financeiro. Essas diligências são meios que os gestores encontraram de comprovar que realmente os colaboradores estão assíduos com seus deveres patrimoniais.


4.OBJETO.


O objeto como qualquer outra área da contabilidade, é o patrimônio, só que esse patrimônio seria um pouco diferente, seriam os bens públicos como: lagos, ruas, avenidas, estradas, praças, monumentos históricos, etc. E essa preocupação dos controladores dessa contabilidade com esses patrimônios, são de preservarem para que não sejam necessários mexer nessa verba orçamentária, para que não haja aumento nos impostos pagos pelo cidadão.


5.REGIME CONTABIL DA RECEITA.


Na administração publica temos a receita, chamada receita de prestações de serviços. É nessa área que são analisados os tributos públicos, podendo ser definidos como estagio da receita. Existi um recolhimento na receita, e quando esse recolhimento não acontece a receita envia essa cobrança pra divida ativa da união.
6.CAMPO DE APLICAÇÃO.


O campo de aplicação dessa área se dividi em três: Federal, estadual, municipal, não esquecendo do DF. Dentro dessas áreas engloba todo e qualquer despesas orçamentárias existentes no órgão em questão.
Esse campo é dividido da seguinte maneira:
? Poder Executivo: Presidência da republica, secretaria referentes, ministérios civis e da defesa.
? Poder Judiciário: Todos os tribunais.
? Poder Legislativo: Câmaras dos deputados e senado federal.
E cada orçamento é cobrado no seu devido campo de aplicação.


7. ATUAÇAO DA CONTABILIDADE AMBIENTAL DENTRO DO ESTADO.


Ao contrario do que as pessoas pensam, o estado não trabalha para si próprio, e sim atentam as pessoas para seus direitos básicos na constituição. ( CELIA BRAGA, 2007 p 1) cita que: " O desenvolvimento econômico sem um compromisso com o capital social torna-se desumano e provoca exclusão social e impactos ambientais que afetam a geração atual e as futuras."E é assim que a civilização tem que se evoluir, através de influencias e ações do estado. Por isso o estado atenta tanto para o meio ambiente, e como eles divulgam esse modo de ajudar o meio ambiente? ( CELIA BRAGA, 2007 p 1) faz uma citação dizendo que para um bom desenvolvimento é necessário que atores sociais participem de projetos ambientais e ações sociais inclusive em órgão públicos, pois esse não tem fundos financeiros para resolver essa situação complexa em que o país vive hoje. A população tem de atentar a um fato que anda empobrecendo os cofres públicos, o meio ambiente, existem varias campanhas voltadas para preservação do meio ambiente e a população deve encarar essas discussões como benefícios e tentar ajudar colaborando com a preservação. Hoje são milhões investidos nessa área e no mesmo momento o resultado é catastrófico, as pessoas não respeitam, então como vão poder cobrar impostos menores se não ajudamos a manter algo que o governo elabora para o povo? Na verdade, esse é um caso que deve ser discutido com urgência, administradores tem de se atentarem logo pra algo que esta se destruindo rapidamente.


7.1. FUNÇAO DO ESTADO NO MEIO AMBIENTE.


Com uma lei decretada em 1988, o meio ambiente passou a ser tutelar a população judicialmente, então desse ponto pode-se perceber que é direito e dever do estado colaborar com essa ação, e cabe a população como tutor desse patrimônio cuidar e preservar esse o mesmo. Como foi dito acima, a contabilidade cuida do patrimônio, então, é mais que correto começarmos a cuidar do que temos por direito e preservarmos para que tenham uma vida prolongada e os nossos sucessores aproveitem disso.


8.BENS PUBLICOS CIVIL DO ESTADO.


Os bens públicos são responsabilidades das pessoas que fazem parte da federação. Então cabe a eles atentarem para este fato e zelar desse patrimônio tão grande chamado "estado". Com esse intuito que maioria deles trabalham tanto em cima de um patrimônio chamado meio ambiente. Claro, eles voltam suas idéias a educação e cultura, mais não se vê há anos políticos se envolver tanto com outra área, em todos os lugares que passam, vê-se construindo lagos, praças, parques, e isso, para melhoria visual do estado. Nunca se viu também, os gestores atentarem tanto para os bens, tanto na maneira de preservar quanto na maneira e reerguer outros bens públicos. Na verdade Goiás que é nosso "país " de origem, esta cada dia ficando mais linda sem precisar que os cofres públicos sejam arrombados, e nosso governo tem ajudado com lições a preservação do mesmo.
9.CONCLUSAO.


De certa forma, o nosso estado tem tido muitos gastos sem atentar pra onde esta indo, mas, devemos atentar também para o lado idôneo dessa contabilidade, o lado onde eles não permitem que uma pessoa que esta errada diante do STF, tenha acesso aos cofres públicos, há uma certa seriedade a esse respeito, pessoas são avaliadas para poderem assumir determinados cargos. Com isso, ainda não deram fim a corrupção, mas já conseguiram afastar muitos e hoje são poucos os que querem se dar bem através da população.
Vale lembrar que é você que ainda os põe lá, então cabe a cada um dos eleitores, analisar irem atrás, pedirem suas fichas. É um direito seu, então, exerça-o. Não jogue no lixo seu direito de ser honesto consigo mesmo.




















10. BIBLIOGRAFIA.


http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/contabilidadepublica.htm

http://www.portalprudente.com.br/apostilas/Contabilidade/Contabilidade_Publica_Alcyon.doc

http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.306/index.php/ufrj/article/viewFile/763/771
BRAGA, Célia. CONTABILIDADE AMBIENTAL: FERRAMENTAS PARA A GESTAO DA SUSTENTABILIDADE. São Paulo-SP: Atlas, 2007.

PISCITELLI, R.B.; TIMBÓ, M.Z.F. CONTABILIDADE PUBLICA: UMA ABORDAGEM DA ADMINISTRAÇAO FINANCEIRA PUBLICA. São Paulo-SP: Atlas, 2010.