PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais
Curso de Ciências Contábeis
6º Período noite
Contabilidade Internacional

Levy Gonçalves Medeiros Junior
Nilva Ednamar Ferreira
Weder Bragança

1 INTRODUÇÃO

O artigo apresentado vem proporcionar maiores esclarecimentos referente a utilização dos pronunciamentos contábeis pelas pequenas e médias empresas, ela define os conceitos e princípios básicos que suportam as demonstrações contábeis das pequenas e médias empresas.
O objetivo das demonstrações financeiras que são elaboradas pelas pequenas e médias empresas é oferecer informações que possam mostrar a posição financeira, o desempenho e fluxo de caixa da entidade que será útil para tomada de decisão, sendo importante é claro para disponibilização dos resultados da diligência da administração.
A partir da abordagem de uma análise dos dados coletados, durante o processo da pesquisa feita com base no Comitê de pronunciamentos técnicos para as pequenas e médias empresas. No decorrer deste artigo científico, objetivo almejado é permitir maiores esclarecimentos sobre as obrigações contábeis nelas inseridos. As pequenas e médias empresas não tem a obrigação de prestar contas, elaboram as demonstrações contábeis para fins externos, para auxiliar na tomada de decisão.
Com este artigo a pretensão é despertar e ampliar os conhecimentos aos técnicos da área Contábil e aos estudantes a ter noção mais rigorosa dos fatos das aplicações e dos conceitos no qual foram apresentados.