PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais

Curso de Ciências Contábeis

6º Período Noite

Análises de Custos

Auditoria

Contabilidade e Orçamento Empresarial

Contabilidade Governamental

Ética Profissional

Sistemas Contábeis II 

 

Andressa Ferreira Caldeira

Carla Thamiris Santos Amorim

Paloma de Freitas carvalho

Sarah Duarte Millard 

Relatório apresentado às disciplinas: Análise de Custos, Auditoria, Contabilidade e Orçamento Empresarial, Contabilidade Governamental, Ética Profissional, Sistemas Contábeis II do 6º Período do Curso de Ciências Contábeis Noite do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais da PUC Minas BH.

Professores: Amaro

                     Amilson

                     Alex

                     Giovani Caixeta

                     José Ronaldo da Silva

                     Silvana

    

Belo Horizonte

18 maio 2015

CONTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL:

contabilidade como ciência social aplicada a micro e pequenos empresários prestadores de serviços da região metropolitana de Belo Horizonte

 

RESUMO

 

Uma característica marcante da economia brasileira é o grande número de micro e pequenos empresários em todas as categorias econômicas. Desde prestadores de serviços até ao setor industrial este grupo empresarial consome do total cerca de 90% das empresas destes setores. Entretanto, de acordo com Esmeraldo (2012, p. 237-239) os dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pesquisa realizada pelo SEBRAE (2012), as micros e pequenas empresas são responsáveis pela geração de 97,4% dos postos de trabalho do país, também corresponde a 99% das empresas formais; 25% do PIB; 51,6% dos empregados registrados e 39,7% dos salários pagos. Observa-se ainda em mesma pesquisa que 42% destas “fecham suas portas” nos primeiros cinco anos de existência.

O propósito deste projeto de extensão universitária é compreender os fatores que ocasionam o encerramento precoce das atividades mercantis destas entidades e atender um grupo de empresas a fim de conhecer de perto como é atualmente o dia-a-dia destas instituições, entender suas principais dificuldades e propor uma análise sistemática de seus processos e auxiliá-las ao desenvolvimento de qualidade.

Nesse sentido, propõe-se uma ação extensionista num grupo de cinco micro empresários prestadores de serviço. Estes passarão por visitas técnicas e devemos fazer uma revisão de seus processos internos, definirem seus gargalos e auxiliá-los a compreensão de como atuar com qualidade e manter o controle da solvência econômica de seu negócio.

A proposta implica que o resultado destas visitas atenda tanto o microempresário quanto os estudantes de contabilidade, no sentido de compreender a responsabilidade social da contabilidade no cenário da economia brasileira e como esta é de fato uma ferramenta social.

PALAVRAS-CHAVE: Contabilidade, Responsabilidade Social, Economia Brasileira, Extensão Universitária, Micro e Pequeno Empresários.