Consumo de Suplementos entre Frequentadores

da Academia Wave Barra norte

Bruna Regiane de Souza[*]

Sirlei Rodrigues**

George Saliba Manske***

Resumo

Este trabalho teve como objetivo verificar os aspectos relacionados com o consumo do suplemento alimentar entre os  frequentadores da academia Wave barra norte na cidade de Balneário Camboriú – SC do período vespertino. A amostra foi constituída por indivíduos de ambos os gêneros com idades entre 19 e 67 anos. O método utilizado para produção deste artigo é a pesquisa de campo com caráter exploratório e abordagem quantitativa. Como instrumento foi aplicado 20 (vinte) questionários contendo 10 questões fechadas, que abordavam (idade, gênero, objetivo com o uso do suplemento e indicações, etc.). A Coleta de dados foi realizada entre os dias 17/09/2014 e 08/10/2014. Após a análise de dados percebemos que há um importante caminho a ser percorrido em relação ao consumo de suplementos, e constatamos a carência de informações ao publico que faz uso dos mesmos, essas informações devem estar ao alcance das pessoas da mesma maneira que os produtos estão.

                                                                                                 

Palavras-chaves: Suplemento Alimentar; Academia.

  1. 1.      Introdução

 

     Assim como a atividade física, a suplementação esta em continua ascensão, podemos perceber nas academias, e através da mídia, a influência desses fatores na vida dos indivíduos, e com isso cresce também o consumo inapropriado de suplementos e a carência de informações adequadas para sua utilização. Nosso estudo baseia-se pelo aumento no consumo de suplementos e pela carência de informações a respeito dos mesmos, temos como objeto de estudo detectar o consumo de suplemento alimentar na academia Wave barra norte.

   O ambiente das academias juntamente com a influência midiática favorece para a busca de padrões estéticos, “Corpos Perfeitos”, e essa imagem corporal que vem sendo reforçada constantemente muitas vezes faz com que as pessoas busquem uma forma mais rápida de alcançarem seus objetivos, com isso acabam optando por medicamentos, suplementação inadequada, regimes estrambólicos, entre outros procedimentos. Fayh (2013) apud Hirschbruch et al., (2009) “Pesquisas apontam que o uso de suplementos entre a população não atleta também é expressiva, principalmente entre o público praticante de exercício físico”.

          Nosso objetivo com esse estudo foi verificar os aspectos relacionados ao consumo de suplementos alimentares entre os frequentadores da academia Wave barra norte no período vespertino, assim descrevendo quais tipos de suplementos são mais utilizados e quem são os principais responsáveis pela indicação dos mesmos. Levamos em conta o fato que a suplementação está sendo um fenômeno crescente nas academias e considerando que a sua utilização muitas vezes de maneira errônea por pessoas que nem sempre necessitam desses produtos e levando-se em conta que a prescrição desses produtos em sua grande maioria é indicada por profissionais não especializados na área. Os médicos e nutricionistas que são os mais aptos, não são as principais fontes de prescrição.

“As próprias definições de suplementos são demasiadamente amplas e não contribuem para o esclarecimento de suas funções para gerarem mais confusão ao publico leigo” (PEREIRA, LAJOLO e HIRSCHBRUCH, 2003).

Pode se dizer que o ambiente das academias está cada vez mais servindo como uma vitrine, tanto para a qualidade de vida, quanto para corpos malhados, ambas trazem consigo mudanças de hábitos alimentares, sendo quaisquer que sejam os motivos para se obter uma melhora na saúde e na vida das pessoas são importantes e devem ser estudados, os conhecimentos técnico e prático aprofundados para que as orientações a respeitos dos mesmos sejam repassadas de forma clara e objetiva para que o usuário não queira seguir padrões de beleza a qualquer custo, colocando em risco sua saúde física. 

  1. 2.      Revisão de literatura     

2.1   Suplemento alimentar

Para esclarecer o que define se por suplemento alimentar podemos dizer que segundo Araújo, (2002).

“Suplemento alimentar é o produto constituído de pelo menos um desses ingredientes: vitaminas (A, C, complexo B, etc.); minerais (Fe, Ca, k, Zn, etc.); ervas e botânicos (ginseng, guaraná, em pó,); aminoácidos (BCAA, arginina, glutamina); metabólicos (creatina, L carnitina); extratos (levedura de cerveja) ou combinações dos ingredientes acima”.

 Como o nome já sugere o suplemento alimentar, é um complemento da dieta, por esse motivo não deve ser considerado como alimento convencional da dieta (LOLLO e TAVARES, 2003).

Segundo as normas brasileiras os suplementos para praticantes de atividade física são divididos em: repositores hidroelétricos, energéticos, proteicos, compensadores e aminoácidos de cadeia ramificada (BLESEK et al.,2005, p.283). Ou seja, repõe ou compensa a falta de algum nutriente que o corpo esteja necessitando e não como fonte única de alimentação, como vem sendo utilizada.

“Suplementos nutricionais são definidos como substancias adicionais à dieta principalmente: vitaminas, minerais, ervas e botânico, aminoácidos, metabólicos, constituintes, extratos ou combinações de qualquer desses ingredientes” (WILLIANS, 2004 apud HALLAK, 2007).

Já Linhares et al (2006), afirma que os suplementos alimentares são classificados em: Ergogênicos, Termogênicos e Anabólicos. Os Ergogênicos como sendo as substâncias ou fenômenos que melhoram o desempenho de um atleta e se subvidem em três grupos: fisiológicos, nutricionais e farmacológicos. Os Termogênicos, caracterizado como substâncias que aumentam a temperatura corporal, ocasionando uma maior queima de calorias e reduzindo o apetite, auxiliando na metabolização de gorduras, convertendo as energias disponíveis. Os anabólicos como drogas que ajudam no crescimento das células musculares, geralmente o hormônio masculino, a testosterona (BISCALA, 2004 apud LINHARES, 2006).

Percebemos que o uso de suplementos em frequentadores das academias é cada vez mais comum. Após observação e informações dos frequentadores e da nutricionista constatou-se que o uso de suplementos em sua grande maioria é sob nenhuma orientação, e quase sempre indicado por profissionais com pouco ou nenhum conhecimento técnico, sendo assim informações referentes à contra indicação de algumas determinadas substancias para portadores de doenças como diabetes, hipertensão, pessoas que já tiveram ou que tenham pré-disposição ao câncer, entre outras é desconsiderada, podendo agravar esses problemas de saúde.

Estudos de Costley et al (2006) apud Besek et al (2006) aponta a forte evidência de que a principal fonte de informação era proveniente de treinadores, membro da família ou amigo, revistas e livros e por ultimo nutricionistas. Isso só vem a confirmar dados obtidos através do questionário aplicado, que reforça ainda mais na prática a falta de informação dos usuários de suplementos.

Estudiosos na área afirmam que a dieta muitas vezes basta para fornecer os nutrientes necessários para ter uma vida saudável. A partir dessa informação pode-se dizer que a suplementação deve ser utilizada em casos específicos como atletas de alto rendimento e pessoas com alguma deficiência nutricional.

“A procura por uma vida saudável, com alimentação equilibrada unida aos exercícios físicos vem crescendo tanto entre aqueles que antes só se preocupavam com a estética quanto em outros grupos com maior preocupação em relação a saúde”. (PEREIRA, LAJOLO, HIRSCHBRUCH,2003) 

Fatores como perder peso, ganhar massa muscular ou simplesmente combater o envelhecimento precoce, ou seja, a busca do “corpo perfeito” acompanhada com a forma mais rápida de alcançar esses resultados juntamente com a desinformação muitas vezes faz com que as pessoas se submetam a procedimentos ou a ingestão de substancias que podem como consequência ocasionar problemas renais, dermatológicos, cardiovasculares entre outros.

2.2   Academia

“Os indivíduos cada vez mais têm procurado adquirir como habito a pratica de atividades regulares, quer seja por motivos estéticos ou para manutenção de um estilo de vida saudável, sem o tomar parte em competições, caracterizando assim o conceito de esportista” (RODRIGUES, 1984 apud ARAÚJO, 1999).

Nancy Clark em seu livro guia de nutrição desportiva, descreve relatos de pessoas que apontam razões pelos quais praticam exercícios físicos, entre eles para aliviar o estresse, para competir Ironman, para o corpo voltar à forma após a gravidez, para ganhar uma bolsa de estudo na universidade, e relata também que para cada motivo que as pessoas se exercitam há uma razão para se alimentar bem, independente de estar se exercitando para melhora do desempenho, saúde, perder peso ou ganhar massa. Ela coloca também dúvidas que surgem nas pessoas relacionadas à ingestão adequada dos alimentos como o que comer antes de ir a academia, o que fazer para obter energia, para perder peso.

 Partindo desses relatos pode se dizer que questões entre atividade física e boa alimentação estão estreitamente aliadas, porém existem também fatores externos como falta de tempo, se alimentar fora de casa, que contribuem para que as pessoas optem por suplementar, muitas vezes pelo fato de por diversos fatores terem uma alimentação carente de vitaminas e nutrientes para uma boa saúde.

Araújo (1999), afirma que existe uma relação entre a nutrição e a atividade física, diz que a capacidade de rendimento do organismo melhora através de uma nutrição adequada, com ingestão equilibrada de todos os nutrientes, sejam estes carboidratos, gorduras, proteínas, minerais e vitaminas.

Percebe-se em ambientes de academias que há uma forte tendência de aliar a prática de atividade física com a suplementação, isso se dá por vários fatores, como a exploração da mídia, a exposição de corpos malhados juntamente com a divulgação de dietas, suplementos e treinos que foram utilizados para chegar a esse fim, como a extensão das academias que dentro ou muito próximo tem uma loja que comercializa suplementos, enfim, são muitos os fatores que podem influenciar ou até mesmo induzir as pessoas tanto para a prática de atividade como ao consumo de suplementos.

“As academias estão a cada dia mais presentes na vida social, trata-se de uma organização associada a concepções sobre lazer, ao descanso e a prática de atividades físicas, atualmente em plena valorização do corpo “malhado” e por servir de prevenção aos problemas de saúde” (LIMA et al, 2003)

Como aponta Barretos, 2003 a grande ganância por obter um ótimo desempenho numa atividade física e um corpo idealizado pela sociedade fez com que o conceito de “Esporte e Saúde” fosse sendo enfatizado somente no esporte em detrimento da saúde.

  1. 3.      Metodologia

O presente estudo é caracterizado como pesquisa de campo com caráter exploratório e abordagem quantitativa. A pesquisa de campo consiste na observação dos fatos tal como ocorrem espontaneamente, na coleta de dados e no registro de variáveis presumivelmente relevantes para ulteriores análises (RUIZ, p.50, 1976).

Como instrumento foi desenvolvido e aplicado um questionário contendo 10 questões fechadas, das quais abordavam (idade, gênero, objetivo com o uso do suplemento, indicações, resultados obtidos etc.). Segundo Perrien (1986), os questionários normalmente levantam informações sobre o posicionamento demográfico, tais como idade, grau de escolaridade, atividade, renda, etc.; e o estilo de vida, traduzido sob os aspectos de atitudes, interesses e opiniões.

Pesquisa realizada na academia Wave Barra Norte localizada na Rua Miguel Matte n° 252, bairro Pioneiros no município de Balneário Camboriú. Contendo em sua estrutura física sala da nutricionista, sala da avaliação física, sala do pilates (aparelho), sala de musculação, sala de RPM e Bike Wave 30, espaço de avaliação fisioterapêutica e sala de atividades coletivas (pilates (solo), zumba alongamento, local, jump e boxe pamp).

A amostra foi constituída por indivíduos de ambos os sexos com idades entre 19 e 67 anos, independente do tempo de frequência ou de periodicidade à academia. Os alunos eram abordados de acordo com a disponibilidade e voluntariedade para responder o questionário, foi aplicado um questionário com 20 alunos, dos quais 12 eram do sexo masculino e 8 do sexo feminino. Essa amostra aconteceu no período vespertino, atingindo as diferentes faixas etárias, coleta de dados realizada nos dias 17/09/2014 e 08/10/2014.

                                                

  1. 4.      Analise dos dados

Dos 20 questionários aplicados, obtivemos o resultado de que 6 indivíduos, correspondendo a 30% da amostra, não fazem o uso do suplemento alimentar, dentre eles 3 do gênero feminino e 3 do gênero masculino. Os questionários apontam que 14 indivíduos correspondendo a 70% da amostra, fazem uso do suplemento alimentar 9 são do gênero masculino e 5 do gênero feminino. Pereira et al (2003), a procura por uma vida saudável, com alimentação equilibrada unida aos exercícios físicos vem crescendo tanto entre aqueles que antes só se preocupavam com a estética quanto em outros grupos com maior preocupação em relação à saúde. 

                             

Pecebemos através das respostas dadas que o motivo da não aderência  ao consumo do suplemento, se dá aos individuos não se interessarem, não gostarem e/ou preferirem a dieta.

                            

Os dados abaixo mostram que 9 homens correspondendo 64% e 5 mulheres correspondendo a 36% da amostra consomem suplemento. Sendo os homens os principais consumidores de suplemento alimentar. Ronsen, Sundgot e Maehum (2009) apud Fayh (2013), atribuíram tal achado ao fato de que homens tendem a ingerir suplementos alimentares de forma mais regular, como forma de manutenção dos objetivos.  Já as mulheres são mais preocupadas com a saúde do que os homens, e com isso possuem mais cautela com os produtos que ingerem (MOLINERO et al MÁRQUEZ, 2009).

De acordo com o gráfico abaixo, o objetivo do consumo feminino de 1 indivíduo correspondendo a 17% é o aumento de desempenho, 2 indivíduos correspondendo a 33% da amostra é a saúde/compl. Alimentar e 3 indivíduos correspondendo a 50% da amostra tem como objetivo a hipertrofia.  Jayh (2013), as mulheres utilizam de forma mais ocasional, pois buscam imediatismo em seus objetivos com a prática de exercício e procuram ajuda dos suplementos para alcançar os resultados desejados.

                       

O objetivo do consumo masculino tem a predominância da hipertrofia com 4 individuos correspondendo a 45% da amostra, 3 individuos correspondendo a 33% da amostra é o emagrecimento, 1 individuo tem o objetivo de aumento de desempenho e 1 individuo tem a saúde/compl. alimentar como objetivo do consumo as duas amostras correspondendo a 11% cada uma.

Ao analisar o grafico abaixo, percebemos que a maior indicação é feita pelo profissional de nutrição com 4 individuos correspondendo a 27%, seguido da auto-indicação com 3 individuos correspondendo a 21%, e medico, vendedor/loja e professor de Educação Física com 2 individuos cada correspondendo a 13% cada um. Fayh (2013) apud Araújo et al (2002), estudos recentes apontam as principais fontes de prescrição seriam os treinadores e/ou educadores fisicos, seguidos de vendedores de loja e amigos. Por ter lojas dentro das academias os alunos acabam ficando mais propícios ao apelo comercial, muitas vezes os alunos nem sabem o que estão tomando e nem tem conhecimento do objetivo daquele suplemento, mas, a indicação de uma pessoa confiavel é impresindivel para sua aderência.

O grafico abaixo mostra a substituição da refeição pela suplementação, dos individuos questionados 7 disseram que não substituiam e 7 disseram que substituiam alguma refeição do dia pelo uso do suplemento alimentar.

O gráfico abaixo mostra os suplementas mais sitados como fonte de uso, com 12 individuos correspondendo a 27% da amostra o Whey sendo o mais usado, seguido da BCAA, glutamina, termogênicos e vitaminas complementares com 6 individuos correspondendo a 14% cada uma, o terceiro suplementos mais citado foi a creatina com 3 individos correspondendo a 7% da amostra depois vem os hipercaloricos com 2 individos correspondendo a 4% da amostra, por fim a caseina, malta e aminoácidos com 1 individuo correspondendo a 2% da amostra cada suplemento. Os suplementos que contem a proteina em sua base foram o mais citados como usados na pesquisa por ambos os sexos. Peralta e Amancio (2002) apud Cantori et al (p. 175, 2009), alertam para a necessidade de campanhas de informação e conscientização sobre a real necessidade de consumo de suplementos para a população fisicamente ativa que não pratica exercicios fisicos profissionalmente.  Segundo Fujita, Silva e Navarro (2010) apud Adam (p.34, 2013), a suplementação de proteína antes e/ou após o exercicío favorece na hipertrofia muscular e a força. Já Carvalho et al (2009) apud Adam et al (p.34, 2013), expõe que o aumento do consumo proteico na dieta além dos níveis recomendados não leva a aumento adicional da massa magra, pois argumenta que há um limite para o acúmulo de proteínas nos diversos tecidos.

Os resultados encontrados com o uso foram os que os individuos esperavam, a hipertrofia liderou com 9 individuos correspondendo a 50% da amostra, seguida por aumento de desempenho com 5 individuos correspondendo a 28% da amostra,  saúde/complemento alimentar com 3 individuos correspondendo a 17% da amostra, 1 individuo correspondendo a 5% disse que ainda não tinha notado nenhum resultado por fazer apenas 3 (três) meses que fazia o uso do suplemento.

Reforçando os dados obtidos através do questionário, a nutricionista da academia Wave barra norte, Natália1[†], confirma esse uso indevido dos suplementos alimentares: “80% quando chegam até lá, já consomem e querem continuar consumindo, porém 70% utilizam e tomam de forma errada”.

O consumo errôneo dessas substâncias está relacionado com a falta de informação ou informações equivocadas que são passadas para o público da academia, sejam por amigos, companheiros de treino ou até mesmo pelos profissionais do local. Por influência midiática também, os suplementos alimentares se tornam mais conhecidos, aí, a facilidade de oferta se torna muito mais constante.

Natália, em sua entrevista, cita os mais conhecidos: “O principal é o Whey, Glutamina (que agrava o câncer), vitamina C, BCAA, Termogênicos”. Juntamente com eles, vem as promessas que todos procuram: o corpo perfeito. A finalidade de todos os suplementos, na visão da maioria, se torna o mesmo, ou é para emagrecer ou para crescer, independente da composição.

A busca de um corpo esteticamente perfeito e a falta de uma cultura corporal saudável tem levado a população a usar de forma abusiva, substâncias que podem potencializar no menor espaço de tempo possível os seus desejos (SANTOS; SANTOS, 2002).  “Milagre”... É o que diz a nutricionista ao ser questionada sobre o objetivo que eles pretendem ter com o uso dos suplementos alimentares. A mesma ainda ressalta: “[...]eles querem às vezes resultados que não dão para o seu biotipo, mas, eles querem aquilo, o que eles mais esperam é o emagrecimento e eles querem isso pra ontem.”

A falta de informação correta, a impaciência na busca dos resultados e a influência da mídia se tornam influências negativas dentro das academias. Sem saber, o público consumidor pode estar acarretando sérios problemas à saúde, o que torna essa discussão muito mais importante. Natália finaliza falando sobre o uso indevido dos suplementos alimentares por pessoas com má alimentação ou histórico de doenças: “[...]muitas utilizam, sendo que tem alterações na Tiroide, Hipertensão e histórico de câncer e 60% das pessoas que utilizam suplementos se alimentam mal.

  1. 5.      Considerações Finais

O ambiente das academias este cada vez mais tendencioso a aliar a atividade física com a suplementação, percebe-se que na grande maioria das academias tem uma loja de suplemento e em algumas um profissional de nutrição, percebemos através de observação e aplicação do questionário que isso se dá pela necessidade de atender um publico que procura dentre as variáveis melhora no desempenho, hipertrofia, emagrecimento, saúde, dentre outros.

Após a análise de dados percebemos que há um importante caminho a ser percorrido em relação ao consumo de suplementos, e constatamos a carência de informações ao publico que faz uso dos mesmos, essas informações devem estar ao alcance das pessoas da mesma maneira que os produtos estão. Sugerimos para trabalhos futuros que haja um estudo mais amplo em todos os turnos da academia, pois, sabemos que em cada período tem seu público alvo.

  1. 6.      Anexos

 

Consumo de Suplementos alimentares entre frequentadores da academia Wave Barra Norte

Idade:                                       Sexo:   (  ) Fem.      (  ) Masc.

1)      Há quanto tempo frequenta a academia?

(  ) de 5 à 10 anos                   (  ) de 1 à 5 anos                     (  ) menos de 1 ano

2)      Você usa Suplementos Alimentares?            (  ) Sim                                   (  ) Não

Se não por quê? ______________________

3)      Qual seu objetivo com o uso dos Suplementos Alimentares?

(  ) Emagrecimento                                                    (  ) Hipertrofia           

(  ) Saúde/ Compl. Alimentar                                    (  ) Aumento de Desempenho

(  ) Nenhum resultado                                               (  ) Outros ________________

4)      Há quanto tempo utiliza?                  (  ) 1 ano ou mais        (  ) Menos de 1 ano

                   

5)      Esse uso teve influência de algumas dessas opções?

(  ) Médico                  (  ) Profissional de Ed. Física             (  ) Nutricionista

(  ) Amigos                 (  ) Interesse pessoal               (  ) Outros ­­­­­­­­­­­­____________

6)      Esse uso teve indicação de:

(  ) Professor de Ed. Física     (  ) Nutricionista         (  ) Loja / Vendedor  

(  ) Medico                                         (  ) Amigos                 (  ) Outros: _______________

7)      Esse consumo tem ou teve uma pausa?         (  ) Sim                        (  ) Não

Se sim quanto tempo __________________________

8)      Você substitui uma refeição por suplemento?          (  ) Sim                        (  ) Não

9)      Qual dos suplementos a baixo você utiliza?

(  ) Whey                                (  ) Hipercalóricos                   (  ) Termogênicos

(  ) BCAA                              (  ) Malta                                (  ) Vitaminas complementares

(  ) Glutamina                         (  ) Creatina                            (  ) Outros: _______________

10)  Quais os resultados que você identificou com o uso do(s) produto(s)

(  ) Emagrecimento                                        (  ) Hipertrofia           

(  ) Saúde/ Compl. Alimentar                        (  ) Aumento de Desempenho

(  ) Nenhum resultado                                    (  ) Outros ________________

  1. Referências
  • ARAÚJO, L. R., ANDREOLO, J., Silva, M. S. Utilização de suplemento alimentar e anabolizante por praticantes de musculação nas academias de Goiânia-GO, Rev. Bras. Ciên. e Mov. 10(3):13-18, 2002.

Disponível em: <http://www.sncsalvador.com.br/snc/artigos/proteinastimerelease/uso-de-substancias-ergogenicas-por-praticantes-de-atividade-fisica-estudo-realizado-em-uma-academ.pdf> Acessado em: 30/09/2014 às 14h30min

  • ARAÚJO, Ana C. Matos; SOARES, Yone de N. Gonçalves. Perfil dos repositores proteicos nas academias de Belém, Pará. Rev. Nutr., Campinas, 12(1): 5-19, jan./abr., 1999.

Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rn/v12n1/v12n1a07> Acessado em: 12 de novembro 2014 as 9h 20min.

  • BIESEK, Simone et. al . Estratégias de nutrição e suplementação alimentar no esporte. São Paulo: Manole, 2005.
  • CLARK, Nancy. Guia de Nutrição Desportiva: Alimentação Para uma Vida Ativa. 3° ed. Porto Alegre: Artmed, 432p.,2006.
  • FAYH, Ana P. Trussardi; SILVIA, Cláudia Villela; JESUS, Flávia R. Dotto; COSTA, Gabriela Kerpel. Consumo de suplementos Nutricionais por frequentadores de Academias da cidade de porto alegre. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 1, p. 27-37, jan./mar. 2013.

Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/rbce/v35n1/a04v35n> Acessado em: 19 de novembro de 2014 as 09h 35min.

  • HIRSCHBRUCH, M. D.; FISBERG, M; MOCHIZUKI, L. Consumo de suplementos por jovens frequentadores de academia de ginastica em São Paulo, Revista Brasileira Medicina do Esporte. v.14 n.6.
  • LINHARES, Tatiana C; LIMA, Rodrigo M. Prevalência do uso de suplementos alimentares por praticantes de musculação nas academias de campos dos Goytacazes RJ, Brasil, 2006.

Disponível em: http://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20060008/55 > Acesso em 11 de novembro 2014 10h 00min.

                                        

  • LIMA, Juvêncio B.; ANDRADE, Daniela M. Elementos situacionais e praticas de gestão em academias de ginastica. Brasilia, 2003.

Disponível em:< http://www.anegepe.org.br/edicoesanteriores/brasilia/[63].pdf> Acessado em: 12 de novembro de 2014 as 11h 30min.

  • LOLLO, Pablo Christiano B. TAVARES, Maria da C. G. C. F. Perfil dos consumidores de suplementos dietéticos nas academias de ginástica de Campinas, SP.

Disponível em http://www.efdeportes.com/.com.br Acessado em 20 de setembro de 2014 as 11h20min

  • SANTOS, Miguel A. Alves dos; SANTOS, Rodrigo Pereira dos. Uso de suplementos alimentares como forma de melhorar a performance nos programas de atividade física em academias de ginástica. rev. paul. Educ., São Paulo, 16(2):174-85, jul./dez, 2002.

Disponível em: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/v16%20n2%20artigo5.pdf   Acessado em: 26 de novembro de 2014 as 09h 30min.



[*] *Acadêmica de Educação Física Bacharelado – Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

[email protected]

**Acadêmica de Educação Física Bacharelado – Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

[email protected]

*** Professor e Orientador da Disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Física na Universidade do Vale do Itajaí

[email protected]

                             

[†] Foram utilizados nomes fictícios a fim de preservar as pessoas envolvidas.