Resumo

A procura indiscriminada por suplementos nutricionais vem aumentando a cada dia principalmente por praticantes de musculação em academias. Os suplementos de uso mais comum para atletas que visam a hipertrofia são os suplementos a base de carboidratos, proteínas e creatina. A suplementação a base de proteínas desempenha papel importante na liberação de hormônios anabólicos que facilitam a entrada de aminoácidos na célula muscular, potencializando assim a síntese protéica, já os suplementos a base de carboidratos ajudam a aumentar a reserva de glicogênio muscular fornecendo energia durante o exercício físico e por ultimo destaca-se a suplementação a base de creatina que desempenha papel importante na produção de energia fornecendo à pessoa um fortalecimento durante o treino. Observou-se que o consumo desses suplementos pelos praticantes de musculação é bem alto. Com isso, evidencia-se a importância do profissional nutricionista como mediador de ações de educação nutricional e prescrições dietéticas adequadas, com vistas a garantir segurança no consumo dos suplementos voltados para hipertrofia muscular.

Descritores: Suplementos nutricionais, alimentação, praticante de atividade física.

Abstract

Introduction - The indiscriminate demand for nutritional supplements is increasing every day especially for bodybuilders in gyms. The most common use of supplements for athletes who seek hypertrophy are based supplements carbohydrates, proteins and creatine. Supplementing the basis of proteins plays an important role in the release of anabolic hormones that facilitate the entry of amino acids into the muscle cell, thereby enhancing protein synthesis, since the carbohydrate based supplements help increase muscular glycogen reserves providing energy during exercise physical and finally there is the basis of creatine supplementation which plays an important role in energy production by providing a person a building during training. It was observed that the consumption of these supplements by bodybuilders is pretty high. With this highlights the importance of professional nutritionist as a mediator of actions of nutrition and appropriate dietary prescriptions, in order to ensure safety in the consumption of supplements geared toward muscle hypertrophy.

Descriptors: Nutritional supplements, diet, physical activity practitioner.

Introdução

A prática de exercício físico vem se expandindo nos últimos anos por questões multifatoriais tais como: modismo, estética e busca por um melhor desempenho físico associado a questão da saúde. Paralelo a esse crescimento pode-se observar que os suplementos têm se destacado como instrumento na melhora da performance esportiva. O acesso a esse tipo de produto é facilitado devido à popularização dos mesmos em academias e em outros espaços de prática de atividade física1.

A utilização indevida de suplementos pode trazer riscos a saúde relacionados ao desequilíbrio no metabolismo dos aminoácidos e intoxicação. O desequilíbrio ocasiona uma mudança nas proporções de aminoácidos na dieta resultando em uma redução no crescimento muscular, já na intoxicação a uma ingestão excessiva de aminoácidos individuais, provocando uma redução no crescimento muscular2.

A busca pelo corpo perfeito e um ótimo rendimento no exercício físico levam inúmeras pessoas a adotarem estratégias radicais, que nem sempre proporcionam o resultado esperado. Vê-se que é preferível, por grande parte do público freqüentador de academias, fazer a ingestão errônea de suplementos nutricionais ao invés de optarem por uma busca de alimentação saudável ou reeducação alimentar3.

A nutrição corresponde a processos gerais de ingestão e conversão de substâncias alimentícias em nutrientes que podem ser utilizados para manter as funções orgânicas, tais como fornecer energia ao corpo e fazer reparo dos tecidos. Quando os nutrientes são fornecidos em quantidade adequada para promover bem-estar e melhora na performance do atleta, há uma redução nos casos de fadiga e lesões. Quando o atleta não tem suas necessidades de nutrientes supridas pela alimentação ou quando este não consegue atingir o objetivo de hipertrofia muscular, o uso de alguns suplementos pode ser indicado2.

 A resolução número 18 de 27 de Abril de 2010 do Ministério da Saúde, foi criada com intuito de estabelecer a classificação, requisitos de composição e de rotulagem dos suplementos. A partir disso, a comercialização desse tipo de produto passou a obedecer aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde5. Esta pesquisa teve como objetivo descrever o consumo de suplementos nutricionais por praticantes de musculação5.

Revisão da Literatura

Este trabalho é um artigo de revisão narrativa da literatura. As buscas bibliográficas foram feitas de fevereiro a maio de 2014 com os seguintes descritores: Suplementos alimentares, praticantes de atividade física e alimentação. As bases de dados foram da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO); o Portal on line Periódicos Capes foi utilizado para busca nestas e em outras bases de dados. Foram selecionados somente artigos publicados nos anos de 2008 a 2014.

Suplementação

Suplementos nutricionais são definidos como produtos que contenham um “ingrediente dietético” designado a aumentar o valor nutricional da dieta. Este ingrediente dietético pode ser uma ou mais combinações das seguintes substâncias: vitaminas, minerais, aminoácidos e metabólicos. Os suplementos podem ser encontrados em cápsulas, líquidos e em pó6.

A indicação para o consumo de suplementos nutricionais é de responsabilidade do nutricionista, no entanto apenas 20,5% das prescrições emergem deste profissional. Em torno de 27,5% a 40,3% desse público recorrem a indicação de um educador físico, que não é habilitado para esse tipo de procedimento7. O Código de Ética do nutricionista prevê que a prescrição nutricional é atividade exclusiva do profissional de nutrição8.

A prescrição de suplementos deve vir acompanhada de orientações sobre leitura de rótulos, evidenciando para o atleta a importância de ter conhecimento sobre a regulação da empresa fabricante junto à anvisa, composição de nutrientes, recomendações de armazenamento e data de validade9.

Os suplementos existentes no mercado que “prometem” resultados eficazes na hipertrofia muscular são à base de carboidratos, proteínas e creatina9.

Suplementos a Base da Proteína do Soro do Leite

Os suplementos a base da proteína do soro do leite ou whey protein são de rápida absorção e digestão o que proporciona uma elevação da concentração de aminoácidos no plasma, com favorecimento da síntese protéica nos tecidos. Esses suplementos também contribuem com a hipertrofia muscular, pois favorecerem a liberação de hormônios anabólicos como a insulina, facilitando a entrada de aminoácidos na célula muscular e potencializando assim a síntese protéica10.

Por conta das diferentes técnicas de produção e processamento, o whey varia de acordo com sua concentração, mistura ou valor biológicos. Há basicamente três classificações para o produto: isolado, concentrado e hidrolisado. O whey protein concentrado é rico em aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada, que permite a liberação de hormônios bioativos responsáveis pela aceleração do anabolismo e recuperação muscular, seu uso não é indicado para portadores de intolerância à lactose por conter alto teor desse carboidrato2.

A forma isolada de whey mais pura, contém cerca de 90% de proteína em sua composição e é indicada por ser uma proteína de rápida absorção. Já a forma hidrolisada exige que ingredientes sejam colocados em maior quantidade por não conseguir desempenhar suas funções sozinhas, como o caso de alguns conterem maltodextrina um carboidrato de lenta absorção2.

Suplementos a Base de Carboidrato

A utilização do carboidrato antes do exercício físico aumenta a reserva de glicogênio muscular e hepático e durante o esforço ajuda na manutenção da glicemia sanguínea e da oxidação desses substratos. O glicogênio é a forma com que o carboidrato é estocado no nosso organismo, contribui para o fornecimento de energia durante o exercício físico de alta intensidade evitando assim a fadiga muscular. A fadiga muscular é causada em exercício prolongado de alta intensidade que contribui na desidratação, depleção de glicogênio e na hipoglicemia11.

Os carboidratos podem ser considerados como poupadores de proteínas, pois permitem que os aminoácidos sejam usados para o reparo e manutenção da proteína tecidual, ao invés de sintetizarem a glicose. Os suplementos mais utilizados pelos praticantes de atividade física com estas finalidades são a maltodextrina e a dextrose12.

A maltrodextrina possui na sua composição mistura (dextrose e glicose) obtida na fécula da mandioca, por processo de hidrólise parcial enzimática. Este carboidrato Fornece energia durante atividade de longa duração e para retardar a fadiga muscular, pois proporciona a liberação gradual de glicose para o sangue2.

Suplementos a Base de Creatina

A creatina é um nutriente natural encontrado na carne animal e seu suplemento é muito utilizado por praticantes de musculação para elevar o ganho de força e massa muscular por ter excelentes resultados rápidos13.

Durante os primeiros segundos de exercício de alta intensidade, o ATP encontrado na musculatura é mantido em níveis mais ou menos constante, esse ATP utilizado como quebra de energia é rapidamente resposto devido a quebra de creatina fosfato. Após o exercício de alta intensidade cerca de 50% dela é regenerada em 1 minuto e o total de sua regeneração acontece depois de 5 minutos6.

A síntese da creatina ocorre no fígado, pâncreas e rins tendo três aminoácidos como precursores: arginina, glicina e metionina. Uma vez dentro da célula, a creatina é fosforilada durante o repouso pela enzima creatina quinase, esta enzima tem papel importante em criar reservatórios de prótons, permitindo a sinalização para o inicio da glicogenólise no exercício12.

A suplementação com creatina tem sido conduzida com o intuito de aumentar a potência muscular durante contrações musculares de esforço máximo e repetitivo, este aumento esta associado a combinação no aumento das reservas iniciais de creatina fosfato e a ressíntese acelerada de creatina fosfato13.

Relação dos Suplementos com a Dieta

Existe uma relação muito importante entre uma nutrição adequada e atividade física, pois a capacidade do organismo de rendimento é otimizada de acordo com uma nutrição adequada, os praticantes de musculação em busca de um resultado rápido acaba deixando de lado a importância e os benefícios da alimentação saudável1.

A suplementação nutricional em casos de consumo sem orientação de um nutricionista qualificado na área pode causar um desequilíbrio fisiológico trazendo futuras carências nutricionais. Portanto deve sempre procurar um profissional qualificado como o nutricionista a fim de se evitar esses tipos de conseqüências. É de extrema importância conhecer a composição e a finalidade do produto que está sendo consumido pelo praticante de musculação5.

Discussão

De acordo com Pamplona-Lima1 (2014), cerca de 10% dos praticantes de musculação fazem o uso de suplementos com acompanhamento de um profissional qualificado como o nutricionista. O consumo de suplemento nutricional sem orientação de um nutricionista pode acarretar risco a saúde como: fraqueza, cansaço, baixa imunidade, tontura, mudança do humor ficando assim suscetíveis a infecções.

Cerca de 81,1% da população freqüentadora de academias consome algum tipo de suplemento nutricional, principalmente o público do sexo masculino. Percebe-se que, este elevado consumo sugere a ampla difusão de suplementos nutricionais no meio esportivo12

Pontes6 (2013), em seu estudo nas academias questionou o motivo pelo qual os praticantes de musculação fazem a ingestão de suplementos e foi observado que 51,1% dos entrevistados desejava hipertrofia muscular. Dentre os suplementos mais comuns, notou-se que 40,1% do público utilizava o whey protein .

Hallak e colaboradores8 (2007) observaram que os praticantes de musculação não tem foco exclusivo na hipertrofia muscular, mas também no aumento da performance esportiva; detectou-se que os aminoácidos e concentrados protéicos são os suplementos mais ingeridos por freqüentadores de academias.

Ao contrário do ocorre com atletas de endurance, dietas ricas em carboidratos são poucos comuns entre praticantes de atividade física em treinamento de força e potência, devido a preferência de dietas hiperproteicas. Apesar de poucos consumidos esses carboidratos desempenham papel muito importante durante e após o exercício pois causa alterações hormonais benéficas para a reposição de glicogênio muscular10.

Terada10 (2009) observou-se que 21,2% da composição do whey protein corresponde de aminoácidos de cadeia ramificada ou BCAA, o que exclui a necessidade da ingestão de BCAA em cápsulas para ganho de massa muscular.

Pereira e colaboradores13 (2012) demonstrou um aumento da performance em indivíduos que utilizavam suplemento a base de creatina, principalmente para exercícios de força máxima.

Conclusão

Na busca de um melhor rendimento físico associado a uma melhoria na estética, muitas pessoas utilizam suplementos alimentares pelos benefícios que eles supostamente aportam para atingir seus objetivos. Quanto a educação nutricional observou se que a presença de um nutricionista é de extrema importância para auxiliar e orientar sobre o uso correto desses suplementos, proporcionando ao praticante de exercício físico uma melhor adaptação e trazendo sim benefícios em relação a resultados estéticos.