Consumo e estilo de vida

No que diz respeito ao estilo de vida, o mesmo envolve o proceder ou modo como o individuo gostaria de ser visto diante da sociedade que o rodeia.Adotar um estilo de vida pode sugerir portanto, uma representação social, assumindo assim explicitamente o modo em que gostariamos de ser encarados pelos outros.Estilo de vida é a forma pela qual uma pessoa ou um grupo de pessoas vivenciam o mundo, e, em consequência, se comportam e fazem escolhas. Onde o

Indivíduo adopta um comportamento que pode depender não somente de como gostaria de ser visto mas também em que classe social está ou pretende ser inserido. No mundo globalizado as pessoas tendem a parecer-se mais umas com as outras, e os médias apropriam-se disso para influenciar às pessoas adotarem estilos parecidos com os de grandes "estrelas" do cinema, moda, etc. A publicidade, bem como a cultura industrial, a televisão, internet e o cinema, exercem forte influência nas pessoas. No contexto atual, o esteriotipo são ferramentas utilizadas pelos marketeers na promoção de seus produtos para o consumo; instrumento muito bem explorado pela publicidade, pela média e por técnicas de exposição, quando estas fixam nos produtos (desde automóveis, electrodomésticos e bebidas, até uma simples caneta) imagens de beleza, sedução, auto-realização, romance e até mesmo de qualidade de vida, desestabilizando a noção original e tornando as mercadorias verdadeiras ilusões culturais, que fascinam o consumidor pela sua estética, associando ? as com signos.
Apropriando-se da semiótica as mensagens publicitárias exercem forte influencia no estilo de vida que o consumidor deverá adoptar. Uma análise das subjectividades e gosto, entretanto, acabam por detectar que tais valores são moldados por condições concretas de vida que os gerem e que por eles são definidas num estilo.
Um estilo de vida ou o uso de determinado produto ou marca faz com que o consumidor por assim dizer adopte um comportamento de actor perante o meio em que está inserido, impondo assim explicitamente porém, o que pode ser inconsciente ou consciente o que os outros pensem o que é ou gostaria de ser.
Actualmente, com a ascendência de mercado emergentes, em que pessoas que outrora tinham poder aquisitivo reduzidos e passaram a pertencer a uma nova classe social, no caso classe média alta, o indivíduo nesse estágio de transição tende a querer reafirmar-se como pertencendo a uma nova classe social, mostrando assim para a sociedade o seu novo estilo de vida; seu poder de compra; seu estatus; enfim, querem mostrar que agora já se consolidaram como tal. A publicidade acompanhando as oportunidades tira vantagens, proporcionando ao novo consumidor agora mais exigente pode consumir, adquirir bens que indicam o seu poder de compra.
O consumidor com maior poder de compra pode escolher a forma de usar o seu dinheiro, e o tempo gasto para isso, bem como poderá adoptar atitudes que reflectem nas opções de consumo. Um estudo detalhado sobre estilo de vida será muito eficaz no posicionamento de produtos específicos para diferentes segmentos; Detectando, portanto, as referências do consumidor lançando produtos que satisfaçam as mesmas.
Destacarei publicidades que apropriam-se dos anseios intrínsecos e estilos que as pessoas gostariam de expor. E o que a publicidade e marcas fazem para segmentar e consolidarem no mercado, bem como atender os interesses. A grande vantagem em posicionar-se é que o consumidor passa a identificar-se com determinado produto o que o fará a adopta-lo como um modo de vida específico.
Publicidades segmentando estilo de vida
Tomemos como exemplo a Volkswagen, que em 1993 resolveu inovar e desenvolver um veículo que passaria a ser utilizado por pessoas com estilo de vida mais jovem, dinâmico e diferente; o fato seria que o posicionamento seria mais adequado ao estilo de vida do actual consumidor. O desafio seria sair do segmento anterior que eram, carros para pessoas com maior faixa etária e, enquadrar-se também em um novo grupo de jovens com maior poder de compra mas que preferiam carros de maior porte e glamour.

No lançamento desse carro, que outrora fez muito sucesso, mas que fora substituído por carros de maiores porte deveria levar em consideração o estilo de vida actual das pessoas, seus anseios expectativas, sem correr o risco de segmentar somente para um público-alvo incorrendo no erro de posicionamento. Seria preciso constatar as tendências e os etilos preferidos pelo Consumidores modernos. A decisão mais acertada da Volkswagen em publicidade e segmentar o new Beetle foi escolher como público-alvo, os baby-boomers, jovens e mulheres executivas, pois os mesmos adoptam estilo de vida arrojado, elevado poder económico, idades próximas (mulheres executivas e baby-boomers), vasta experiência de vida, o que permitia que o proprietário do New Beetle seja visto como uma pessoa aventureira, desportiva, Moderna, jovem e com poder económico.

Fama e Produtos Naturais

Tomando partido da tendência de uso de produtos naturais, a modelo brasileira umas dos Ícone de beleza mundial, Gisele Bündchen, acaba de lançar no Brasil sua própria linha de produtos para o rosto lança no primeiro trimestre de 2011, a linha chama-se Sejaa Pure Skincare, que vêm com conceito de beleza e juventude.
A modelo apropria-se de sua fama mundial e beleza fazendo publicidade direccionada ao público feminino e, portanto, sugerindo um estilo de vida de "supermodelo" e fama, fazendo referência à tendência mundial de uso e produção de produtos naturais, segmentando o seu público-alvo.
A nova marca de Gisele Bündchen é uma "óptima chance para que você se sinta como uma top model".

Essa ideia de uma marca direccionada à beleza e natural surgiu após a filosofia de vida de Gisele, que é ligada ao ioga e á meditação.
Publicidade aliada à fama, beleza, estatus e sentir-se bem relaxada, o motivo pelo qual o nome da marca ser Sejaa, com dois "As", de acordo com ela isso vem da ioga que é como uma religião em que ela segue á risca, e o som do "A" é o som da expiração, que é quando a pessoa relaxa. Ambos factores relacionados ao produto parecem propor a "receita" ideal e perfeita.
Influência da Publicidade
A publicidade apropria-se dos desejos e anseios do consumidor procurando métodos e promovendo produtos que os satisfaçam. Adquirir determinado produto significa também atribuir valores a si mesmo tendo, também conotação simbólica, ou seja o que os outros pensarão que sou. O comportamento e atitude do consumidor poderá ser fortemente influenciado pelo estilo de vida dos que o rodeiam, tendências e estatus que gostariam de ter. Tais factores são ferramentas perfeitas para promoção e divulgação de produtos no mercado.
Cada vez mais o consumidor busca por produtos que consolidem o seu poder de compra e que transpareçam o seu poder aquisitivo.
Comprar determinado bem ou serviço passa a não somente ser satisfação de necessidades básicas mas sim objectos de auto afirmação e realização pessoal.

Referencias Bibliográfica
BOURDIEU, Pierre La Distinction. Critique sociale du jugement. Les Editions de Minuit, Paris, 1979
GOFFMAM,Eving .A representaçãodo eu navida de todosos dias.Relógio dágua,Lisboa 1993
Www.portaisdamoda.com.br/noticias.cosmeticos+de+gisele+bundchen+chega+ao+mercado.htm