Ao se escolher um produto, não nos damos conta da importância que este ato pode significar e causar no meio em que vive. Consumir não se resume apenas em realizar uma compra, más sim em um evento tão importante que pode mudar comportamentos e gerar benefícios para futuras gerações.

  A quem possa pensar: "Este cara esta falando muita abobrinha.", más basta que analisemos mais a fundo este tema para entendermos que o ato de consumir pode determinar o que somos e o que preparamos para o nosso futuro e de nossos filhos. Então vamos lá, chega de enrolação.
 
  Quando falamos em consumidor, podemos dizer que está nas mãos destes o sucesso ou fracasso de qualquer empresa, assim, sua opinião e escolha pode determinar o rumo dos produtos que são fabricados e ofertados. Os olhos de toda grande empresa estão sempre voltados a identificar e entender qual o comportamento e em que cada um de seus clientes e aqueles que ainda não são valorizam para adequar seus produtos cada vez mais a necessidade do cliente.

  Sabendo desta grande poder em nossas mãos, por que não inverter a ordem das coisas? Comprar o que realmente precisamos, com a melhor qualidade e preço justo, e não sairmos procurando nas prateleiras aquele que tem as características media de qualidade e preço de acordo nosso orçamento. Em vez de sairmos passeando pelos corredores de lojas e supermercados para tentarmos lembrar algo que precisamos ou encontrar algo que poderemos precisar comprar somente aquilo que é necessidade.


  Apenas consumir -  comprar sem ter um planejamento  - pode gerar custos maiores que de alguém que antes de sair para fazer determinadas compras já sabe o que comprar, e apenas o que precisa levar. Além disso, o que consumir deve ser algo claro, para não fazer escolhas erradas, saber o momento exato e realmente necessário de se consumir pode proporcionar condições de aproveitar melhores ofertas e qualidade do produto. De quem consumir é tão importante quanto ou até mais do que os anteriores, pois saber a procedência do que compramos podemos evitar produtos de má qualidade e ainda incentivar aqueles produtores que tem uma maior preocupação em ter praticas sustentável. E especialmente o que fará e em que se transformará aquilo a ser consumido e todos os recipientes que serão descartados após o consumo daquilo que escolhemos.

  Aposto que nunca havia pensado em como nossas simples escolhas do dia-a-dia podem ter impactos tão grandes no meio social, econômico e ambiental em que vivemos, assim está em nossas mãos à escolha de nos tornarmos Consumidores Conscientes e multiplicar essas praticas, a fim de contribuirmos diretamente para uma melhor qualidade de vida de nossa geração e das futuras, além de evitar desperdícios e até economizar uma graninha.

   E aí, acho que depois de ler este texto poderia contribuir para que todos leiam possam ver quais são as atitudes que você pratica e que demonstre como caminha para se tornar cada vez mais um consumidor consciente. Contribua, deixe seu recado você também.