A internet e as novas tecnologias de informação transformaram o modo de vida das pessoas e também o modo de fazer comunicação. Segundo um site especializado em Marketing¹, com o surgimento do Marketing 2.0 as organizações começaram a se preocupar mais com a opinião do consumidor, fenômeno que ocorreu entre os anos 90 e 2010 com o desenvolvimento, a evolução e a expansão da tecnologia da informação.

Mas com a massificação do uso das redes sociais, aplicativos e outras ferramentas de comunicação, que tem como porta de entrada a internet, as organizações perceberam que todo mundo, incluindo seus funcionários, fornecedores, distribuidores, parceiros e colaboradores (os stakholders), representa um público potencial, um público que é consumidor ativo, capaz de provar, recomendar e destruir a imagem e reputação de uma marca, e também, de uma organização. Um público capaz de influenciar novos consumidores.

Também é necessário mencionar que todos os funcionários, de alguma forma ou em algum momento, farão um papel de cartão de identificação da empresa para a qual trabalha e é para esse momento que o funcionário deve ser visto como consumidor e também como membro integrante da organização.

“A integração de novas ferramentas nos processos de administração do conhecimento, de recursos e do trabalho [...], aliados ao amadurecimento da web (2.0 e 3.0) enquanto a plataforma, fizeram emergir novos protagonistas capazes de influir nos processos de inovação de marcas, produtos e serviços, na gestão de recursos e ainda nos axiomas que moldavam alguns dos clássicos paradigmas da comunicação. O ambiente organizacional dinamizou-se com novos protagonistas”. (MONTEIRO, p. 4, 2014)

Com isso o público 2.0 descobre novas formas de participar da realidade que o envolve, deixando a passividade da recepção de mensagens controladas e passando reformular e transmitir essas mensagens, a ponto de “desafiar a alteração do papel dos gestores e dos responsáveis pela comunicação”. (MONTEIRO, p.5, 2014) Daí o surgimento do Marketing 3.0 focado num consumidor altamente consciente do que compra, consome, recomenda e influencia.

Por Geandra de Sousa

___________________

¹ http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Tipos_de_Marketing.htm

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

MONTEIRO, David; ALMEIDA, Filipe; CAMPOS, João. Comunicação 2.0: como o poder da web influencia decisões e desafia modelos de negócio. Lisboa: Conjuntura Actual Editora, 2014. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR>. Acesso em: 11 mai. 2015.