Se existe um assunto que é motivador de grandes problemas dentro das organizações, é a questão salarial. Outros motivos existem, porém o que mais trás convergências é o fator salarial.

Toda organização é compostas por diferentes cargos, que por sua vez exercem diferentes funções e necessitam de diferentes habilidades para serem executadas. De acordo com o cargo e suas atribuições, assim é calculado o salário.

Para muitos colaboradores, a relação de cargo e salário é vista da seguinte forma: “Quanto maior for o cargo, maior será o salário”. Tal pensamento na sua essência não esta errado, porém não é apenas isso.

Do outro lado existem as organizações com grandes problemas por não saberem como realizar devidamente a pesquisa salarial, como mapear um cargo e agrupa-lo da forma correta. Muitas vezes não sabem nem o que precisa ser feito, e acabam tendo que pagar dezenas de ações trabalhistas por desconhecerem o modo como proceder.

Um erro muito comum em organizações que não estão devidamente preparadas e orientadas em relação a cargos e salários é acreditar que apenas o fator de aumentar o salário do colaborador irá motiva-lo a trabalhar mais.

O salário pode mantê-lo feliz e motivado a trabalhar durante dois ou três meses. Após esse tempo os problemas reaparecem e o colaborador volta a reclamar do salário, que esta insatisfatório, reclama que o aumento não foi significativo e que necessita de um reajuste maior. Novamente não se sabe o que fazer. É onde a consultoria entra em ação.

A consultoria de Recursos Humanos tem crescido grandemente por cuidar de áreas que as organizações não podem resolver, agindo assim como facilitador, trabalhando em conjunto com todo o corpo de colaboradores e organização para que assim possam chegar ao resultado que seja satisfatório.

Os motivos que leva a empresa a contratar uma consultoria são diversos: a organização não sabe resolver o problema, sabe fazer, mas não pode (exemplo: auditoria), ou sabe, mas não tem interesse de resolver.

A consultoria age diretamente na situação, encontrando assim soluções técnicas para a intervenção no problema. É necessário frisar que toda consultoria tem um tempo para ocorrer, tempo este que é pré-definido entre a organização e a consultoria.

Cada consultoria tem sua área de atuação. Não é possível a resolução de problemas de cargos e salários com uma consultoria especializada em recrutamento e seleção. O resultado obtido dificilmente será o esperado e o tempo e dinheiro desprendidos no processo serão jogados fora.

O programa de cargos e salários é composto por fases, que ao longo da consultoria vão sendo preenchidas e trazendo o diagnostico preliminar do que deve ser feito até a sua implantação. São eles: diagnostico inicial, que é o levantamento do histórico da empresa, onde se verifica a estrutura organizacional e o perfil dos cargos que serão analisados; análise do cargo, que define as atribuições do cargo; descrição do cargo define as tarefas que circundam o cargo e o que o diferencia de outro; avaliação do cargo que avalia o valor do cargo dentro da estrutura organizacional definindo assim a estrutura hierárquica; pesquisa salarial, que nada mais é do que um estudo de salário, equilibrando o salário praticado na organização com o salário oferecido pelo mercado; política de cargos e salários que é o conjunto de diretrizes que orientam assuntos de cargos e salários para todos os colaboradores; aplicação do plano é a fase em que o plano é posto em prática de fato; e por fim manutenção do sistema, onde é feito o feed back e todos os possíveis problemas e duvidas que ocorrerem serão sanados e aprimorados.

É importante que a organização ofereça as informações necessárias para que o trabalho da consultoria possa ser realizado de forma precisa. Não adianta a consultoria ser contratada e paga para realizar a intervenção, sendo que a organização que deveria lhe oferecer todos os subsídios necessários para sua realização não colabora.

Os colaboradores podem também criar resistência, principalmente se não entendem o objetivo do que esta sendo feito. Nas observações, na qual os membros da consultoria coletam informações através de observações e questionários, acabam sendo os que mais oferecem risco caso não forem previamente explicados pela organização, pois ninguém gosta de ser avaliado e observado sem um motivo plausível, podendo até mascarar as respostas, ou nega-las.

Nem tudo que está no papel e esta descrito como procedimento é realizado de fato. Os procedimentos operacionais podem ser outros e a consultoria através do diagnóstico preliminar detecta quais são que de fato são realizados, podendo assim estabelecer a formação de sistemas de procedimentos e competências necessárias para cada cargo.

A questão salarial não é e nem pode ser algo assustador para as organizações. Também não pode ser considerado um fator motivacional. Deve ser, no entanto um direito adquirido de retorno ao serviço prestado, que varia de acordo com a natureza do cargo. A ausência, porém acarreta insatisfações e desmotivação alterando significadamente a imagem da organização perante seus colaboradores e o mercado de trabalho.

Para auxiliar na resolução desses problemas a consultoria de cargos e salários existe, pois analisa o problema que existe e partir do diagnóstico elaborado traça estratégias para sua resolução, aplicando a estratégia que mais se adapte ao problema e acompanha os resultados do processo.