"CONSULTOR / GESTOR DE SEGURANÇA: TENHA SEMPRE O SEU"


Existem inúmeras definições para a palavra segurança, podemos escolher algumas, entre elas; é o estado ou qualidade do que é seguro; é a condição daquele ou daquilo em que se pode confiar; é a certeza, a firmeza e a convicção. A questão da segurança como defesa, é a sensação de está seguro, e protegido contra os riscos.

Existem inúmeros tipos de segurança entre eles: Internacional; Nacional; Pública e Privada. E neste texto vamos tratar da segurança privada.

A falta de segurança nas grandes cidades, trás preocupações a sociedade, desta forma uma das saídas encontradas, é a segurança privada. O mercado da segurança privada, financeiramente é atrativo e muito explorado na parte comercial. Não só no Brasil, como em outros países de primeiro mundo.

Vivemos no mundo globalizado na era da informação e da tecnologia, e desta forma existe também o avanço da criminalidade, e os criminosos todos os dias surgem com novas técnicas para burlar a lei.

Os desafios corporativos estão a cada dia maiores, e os concorrentes estão cada vez mais desempenhando seu papel em busca de novas tendências. E para se adequar a esta realidade o gestor administrativo, que não tem conhecimento em gestão de segurança, tem também este desafio pela frente, e a consultoria é uma boa alternativa.

É neste momento que entra o papel fundamental do Consultor / Gestor de segurança. As empresas de segurança privada contam com este profissional em seu quadro de colaboradores, ou contratam seus serviços através de consultoria. Hoje o mercado conta com inúmeras consultorias especializadas nesta área, que pode vir agregar a relação custo x beneficio aos diversos segmentos de atividades.

Ao contratar os serviços do consultor de segurança, este será imparcial em sua análise gerencial de riscos. Toda sua análise será baseada em soluções apropriadas e técnicas as necessidades reais do seu contratante, que visa tão somente assegurar a integridade física e moral das pessoas, a proteção patrimonial e a imagem física e jurídica, eliminando e reduzindo os riscos em potencial.
Em sua avaliação para o desenvolvimento do futuro sistema de segurança, o consultor deverá elaborar um planejamento técnico e tático operacional, aliado a coordenação, comando e controle, e serão avaliados os desempenhos destes indicadores, que são ferramentas gerenciais importantes. Acompanhar os resultados dos indicadores e do clima organizacional, procurar identificar os pontos fracos da organização entre seus colaboradores, é de extrema necessidade e importância.

O consultor tem que trabalhar em parceria com o setor de RH, nos processos de seleção e contratação, adequando a forma da integração de novos colaboradores, e nos treinamentos para os atuais funcionários. Em contra partida o RH é responsável pela capacitação dos profissionais da área de segurança. Esta é uma medida importante na redução de riscos para a organização. Na atualidade temos que ver a gestão da segurança com uma visão sistêmica e holística, na parceria dos recursos humanos com o total apoio da tecnologia.

O consultor / gestor de segurança, não só tem uma visão dos padrões de segurança na forma empírica, mas tem também na forma acadêmica cientifica, ele agrega as suas experiências com novos conceitos de padrão internacional no que diz respeito à segurança corporativa. Este modelo de gerenciamento será utilizado objetivando as mudanças necessárias para que a organização alcance as metas pré-estabelecidas não só no que tange a segurança, mas em todas as metas da empresa. A gestão da segurança é complexa e importante, assim como a gestão dos demais departamentos de uma grande empresa.

Desta forma senhores gestores administrativos, não percam seu tempo, não fiquem atrelados só as promessas e aos valores apresentados pelas empresas prestadoras de serviços de segurança, ou em qualquer área terceirizada. Não esqueçam que o foco tem que ser a "Segurança" e não a praticidade, economia, lucro e o conforto. Não deixe a segurança em ultimo plano.

Importante:
Quando surge algum problema de saúde, procuramos um Médico;
Quando precisamos que avalie nossos direitos, procuramos um Advogado;
Quando necessitamos de uma avaliação de segurança, para nós, nossa família e nossos bens, devemos sempre consultar um Consultor / Gestor de Segurança?