Consulado Italiano RJ: lista de espera

A lista de espera para os brasileiros que desejam reconhecer o seu direito a cidadania italiana no Consulado Italiano RJ é longa. O fato é que no passado o Rio de Janeiro recebeu milhares de imigrantes italianos que desembarcaram nos portos brasileiros para fazer do Brasil sua nova morada e hoje desejam desfrutar dos benefícios de possuir a dupla cidadania italiana.

Este grande interesse acabou acumulando os pedidos de cidadania italiana junto ao Consulado Italiano do RJ. Alguns estados que não possuem uma concentração tão grande de descendentes italianos como o Rio de Janeiro  podem não ter uma lista de espera tão longa, como por exemplo no caso da Embaixada Italiana em Brasília.

Se você está pensando em requerer a cidadania italiana primeiramente leia atentamente as informações do site do consulado italiano do rjpara não perder tempo nem dinheiro.  Vale lembrar que nem todos os descendentes de italiano tem o direito de requerer a cidadania italiana, então, certifique-se que você tem o direito antes de iniciar o processo.

O problema da cidadania italiana por linha materna

As mulheres só adquiriram o direito de passar a cidadania para seus filhos depois de 1948, quando a lei foi modificada, antes disso elas não podiam fazê-lo. Os filhos nascidos depois de seu pai italiano ter se naturalizado brasileiro também não tem direito. Se ao tirar a certidão negativa de naturalização de seu antepassado a certidão sair positiva fique atento a data que a naturalização ocorreu e a data na qual o filho nasceu.

Existem restrições também sobre o território que um dia pertenceu ao império Austro-húngaro e hoje pertence a Itália, essa é região da Itália aonde se situa Trieste. Uma vez verificado o direito é preciso fazer a tradução dos documentos e legalizá-los junto ao Consulado Italiano RJ. Hoje em dia muitos brasileiros tem entrado com o processo de reconhecimento da cidadania italiana diretamente na Itália pois a lista de espera no Consulado Italiano RJé realmente muito longa.

Se você está pensando em uma espera de vários meses, ou quem sabe até um ano, você errou. A lista de espera chega a ser por volta de uma década. Sim, dez, doze anos, até que o processo seja completo, portanto se você tem um plano para o futuro próximo que inclui morar e trabalhar na Europa você precisará encontrar uma solução alternativa.

Cidadania italiana na Itália

Mesmo se você decidir entrar com o processo diretamente na Itália lembre-se que todos os documentos brasileiros devem ser traduzidos por tradutores juramentados e além disso, eles devem ser legalizados no consulado italiano no Brasil para serem considerados documentos validos na Itália.

Apesar de várias empresas do Rio de Janeiro oferecerem assistência para conseguir a cidadania italiana, a lista de espera será a mesma e nenhuma empresa ou indivíduo poderá emitir o passaporte, somente o Consulado Italiano RJ. A única alternativa para obter o reconhecimento da cidadania italiana de foma rápida é realizar o pedido diretamente na Itália. Atualmente é possível inclusive realizar a prática por procuração sem precisar permanecer mais do que 12 dias na Itália. Se você desejar mais informações sobre isso por favor clique aqui.