Consulado Italiano Curitiba: pedido de cidadania italiana

Para todos os descendentes de italianos residentes nos estados de Santa Catarina e do Paraná que estão começando o processo de reconhecimento da sua cidadania italiana o site do Consulado Italiano Curitibaé sem dúvidas um bom ponto de partida pela quantidade de informações disponibilizadas.

O reconhecimento da cidadania italiana se realizado sem as informações corretas em mãos pode se tornar um processo trabalhoso e demorado já que se faz necessário reunir uma série de documentos para comprovar o direito a cidadania italiana.

Como tirar o passaporte europeu  no Consulado Italiano de Curitiba?

O primeiro passo a ser feito é visitar o site do Consulado da Itália e verificar se você possui ou não o direito a cidadania italiana e depois verificar quais os documentos necessários. Os descendentes de italiano por linha paterna têm direito de obter a cidadania, já se houver uma mulher na linhagem pela qual passa o direito é importante que os filhos dela tenham nascido depois de 01 de janeiro de 1948, se nasceram antes desta data o direito pode estar ameaçado já que as mulheres italianas no passado se casassem com estrangeiro perdiam automaticamente a cidadania italiana.

O pedido de dupla cidadania junto  não é difícil, veja aqui um passo a passo do pedido de passaporte europeu no Consulado Italiano Curitiba. Voltando a falar um pouco sobre o direito a cidadania italiana, se por exemplo o seu o seu bisavô tiver nascido na Itália, e foi para o Brasil aonde morou e trabalhou desde então, é preciso além de verificar a linha de descendência também verificar se  ele se naturalizou brasileiro ou não.

Se for esse o caso poderá não será possível obter a cidadania italiana já que apenas filhos nascidos antes de naturalização tinham o direito a dupla nacionalidade italiana. Veja mais informações sobre quem tem direito a cidadania italiana.  

Cidadania Italiana: documentos necessários ao processo

Um dos motivos pelo qual o processo de reconhecimento da cidadania italiana não é tão simples e direto é o fato de muitos documentos que foram emitidos no Brasil, por exemplo certidões de nascimento, casamento e óbito antigas, possuírem erros que por menores que sejam causam trabalho extra. No Brasil é comum encontrar descendentes de italianos com erros de grafia no sobrenome italiano, também é comum encontrar erros em datas e locais de nascimento nas certidões brasileiras.

Para entender melhor veja o caso de um italiano de sobrenome Romanatti: vamos supor que ao se casar o tabelião da época escreveu o sobrenome na certidão com um só 't', as vezes por um simples erro ao bater a maquina. Esse documento dependendo de onde o processo for apresentado (se no Brasil ou na Itália) terá que ser corrigido, o sobrenome tem que ser exatamente o mesmo que o seu sobrenome na certidão de nascimento antes de ser traduzido. Esse é um exemplo bem simples mas que acontece com frequência e acaba atrasando o processo, lembre-se que os computadores só vieram bem depois da maioria dos documentos que você está procurando e que erros são comuns em certidões antigas.

Nas informações dadas pelo Consulado Italiano Curitiba você irá notar que todos os documentos brasileiros tem que ter as assinaturas reconhecidas em cartório para serem legalizados perante ao consulado Italiano. É necessário também que todas as certidões brasileiras sejam traduzidas para o italianos por tradutor juramentado, porém  não é necessário que a assinatura do tradutor juramentado seja reconhecida em cartório.

A lista de documentos que serão necessários para o pedido de cidadania italiana englobam desde  a certidão de nascimento, casamento e óbito de todos os antepassados pelo quais a cidadania italiana é passada até documentos como Certidão Negativa de Naturalização e não renúncia.

Se você se interessou por obter a sua cidadania italiana veja um roteiro passo a passo de como fazer o pedido de cidadania italiana no consulado italiano de Curitiba ou na Itália