CONSTRUTIVISMO NA EDUCAÇÃO.

 

 

RESUMO

 

O Construtivismo na educação são reflexões de alguns conceitos básicos enriquecidos nas ideias de  Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, Maria Montessori, Paulo Freire, Dewey, Freinet e outros pensadores. Não há como conceituar a importância desse conceito que transforma visão do professor tanto nos aspectos filosóficos e sócio-antropológicos quanto na sua influência no cotidiano de uma escola.

Palavras-chave: Construtivismo na Educação, pensadores construtivistas e a profissão professor.

 

 

ABSTRACT

 

The Construtivismo in the education is reflections of some enriched basic concepts in the ideas of Piaget, Vygotsky, Pablo Freire, Maria Montessori, Pablo Freire, Dewey, Freinet and other thinkers. It does not have as to appraise the importance of this concept that in such a way transforms vision of the professor into the philosophical aspects and partner-antropológicos how much in its influence in the daily one of a school

 

Word-key: Construtivistas Construtivismo in the Education, thinkers and the profession professor.

 

O que é o Construtivismo na educação? O que pensam os pensadores construtivistas? O que vem a ser  profissão professor?

CONSTRUTIVISMO NA EDUCAÇÃO.

A aplicação do Construtivismo no ensino evoluiu o pensamento do educador brasileiro. A relação professor e aluno tiveram seus horizontes ampliados. A dita “escola forte” passou a ter uma nova conotação influenciada pelo construtivismo. Deixou de ser  um ensino de conteúdos para torna-se um ensino de aptidões intelectuais.

A escola e as suas funções sociais versa em preparar os alunos para o mundo do trabalho. A Unidade Escolar não se reduzir a mera reprodutora de um sistema ou de uma ideologia. Para garantir a sua função social tem que envolver o aluno no processo escolar, evitando a fuga escolar e estimular o seu bem estar. É necessário que o docente com visões construtivista adote seus entendimentos sobre essa ideia e a pratique no seu dia-a-dia na sala de aula.

OS PENSADORES CONSTRUTIVISTAS.

Vygotsky, Jean Piaget, Emilia Ferreiro, César Coll, Elena Martín, Teresa Mauri e outros pensadores entendem que a concepção construtivista cria uma integração entre o processo de ensino e aprendizagem, ao mesmo tempo, razão pela qual eles estabelecem que existam critérios para analisar, planificar, implantar e avaliar os resultados desse processo .

PROFISSÃO PROFESSOR.

Na alfabetização inicial, o professor do Estado do Rio de Janeiro, teve a oportunidade de experimentar a teoria do construtivismo, principalmente, durante o gestão do então governador Leonel Brizola, através da implantação do CIEP. Na prática, os educadores tiveram momentos prazerosos na relação professor e aluno. Porém, com o tempo, e a falta de apoio governamental além de imposições, criticas e etc. o conhecimento modificou as orientações dadas aos processos de ensino e de aprendizagem, desde então, aumentou o impacto do stress profissional advindo desse relacionamento aliado ao absurdo do assistencialismo eleitoral. A profissão professor passa a sofrer os reflexões do abandono na falta de estrutura educacional e muitos profissionais e alunos professorando desistem da profissão e buscam outros mercados.

Considerações Finais

Enfim, a socialização existente na escola, trazida como objetivo básico em preparar os alunos para a vida, iniciada usando a ideia do construtivismo, teve seus momentos de glória e reconhecimento. O ensino focado no desenvolvimento de aptidões intelectuais, evitando a evasão escolar e estimulando o bem estar no relacionamento do aluno e do professor que chegou a renovar toda a estrutura do sistema educacional no Estado do Rio de Janeiro, aos pouco, foi se desfazendo. Hoje, com o resgate da visão do ensino de qualidade, creio que será possível retomar a ideia do construtivismo nas escolas cariocas. Afinal, ser professor é exercer um sacerdócio e abrir mão de algo em detrimento do aluno. Porém, até os padres sabem que viver com dignidade é viver com salários dignos.

 

REFERÊNCIAS:

 

ANTUNES, Celso. Piaget, Vygotsky, Paulo Freire e Maria Montessori em minha sala de aula.São Paulo : Ciranda Cultural, 2008.

AZENHA,Maria da Graça. Construtivismo- De Piaget a Emilia Ferreiro.São Paulo:Ática,2003.

BECKER,Fernando.A epistemologia do professor ( O cotidiano da escola). Petrópolis: Vozes,1993.

COLL, César et al. O construtivismo na sala de aula , Série Fundamentos(132). São Paulo: Ática,1996.

FERREIRO,Emilia. Alfabetização em processo.São Paulo:Cortez-7ªed.,1991.

LUCK, Heloísa.Gestão da Cultura e do Clima Organizacional da  Escola.(vol.v).Rio de Janeiro:Vozes,2010.

MORAN,José Manuel. A Educação Que Desejamos Novos Desafios e Como Chegar Lá. São Paulo: Papirus, 2012.

MORIN,Edgar.Os Sete Saberes Necessários À Educação Do Futuro. São Paulo:Cortez,2011.