RESUMO

A urbanização no Brasil teve início em 1532, mas urbanização eclodiu no século VXlll, com o ciclo da mineração. Após a Independência do Brasil (1822)
iniciou-se outra etapa na evolução urbana do país. Em 1872, no primeiro recenseamento oficial do Brasil, e só no Rio de Janeiro já havia cerca de 275 mil habitantes.Com o aumento populacional aumentam também os problemas sociais e econômicos, como a economia informal, a pobreza, a exclusão social e o número de moradores em favelas e dos sem teto. Também agravam as questões sociais e ambientais, desmatamentos, ocupação de áreas de preservação, sendo assim é necessário saber que, sem uma educação ambiental, o nosso país e o mundo poderão atingir um nível elevado de destruição e a educação ambiental poderá proporcionar um esclarecimento à população diminuindo assim os impactos ambientaisvisando um crescimento espacial equilibrado e a educação poderá levar o homem a desenvolver-se cuidando e protegendo o planeta. As questões ambientais têm preocupado algumas pessoas, por isso são criados projetos visando uma melhoria em relação ao meio ambiente, mas o que se percebe ainda que, por falta de senso e até por comodismo algumas pessoas estão esquecendo que aquilo que fazemos com o planeta se voltará contra nós, é preciso então mostrar que se o planeta se destruir nós também o seremos. E agora o que fazer para mudar essa situação, pois a cada dia mais problemas ambientais o nosso planeta apresenta.
Com o aumento populacional, o planeta terra suportará tantas agressões? Pensando nisso será que uma boa educação ambiental solucionaria o problema? Nós, seres humanos, que temos a capacidade de pensar, falar e tomar decisões estamos aptos para uma mudança de atitude diante desta situação devastadora em que o planeta se encontra?