CONSTRUINDO PENSANDO NAS CRIANÇAS: AS TICs CONEXÕES INOVADORAS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

 

Autora:* Luciana Cristina Evangelista da Mota

Coautora: **Elivaneide Nicolau de Melo Nunes

*e-mail: [email protected]

**e-mail: [email protected]

 

 

INTRODUÇÃO

Diante do que se ouve tanto em falar que as crianças são o futuro da nação, buscamos em particular dentro da escola municipal Paulo VI, localizada na zona urbana do município do Paudalho da zona da Mata do estado de Pernambuco, a base de observações e questionamentos através da pergunta mais abrangente nesta investigação “O que a escola como o todo, tem feito esse futuro”? 

Seymour Papert em uma das suas brilhantes obras A MÁQUINA DAS CRIANÇAS, coloca o míssil inteligente de certa forma questionando sua fabricação onde se pode perguntar onde estão as crianças neste contexto? E a bomba atômica, a biológica, as rede sociais? Em fim que futuro é esse que não se relaciona com as crianças?

Os nativos digitais assim chamados mostram claramente a evolução humana.

O presente trabalho é uma amostra de como os mundos estão frente em relação às TICs como ferramentas de conexões para aprendizagem significativa. Porém resaltamos que o ambiente de estudo a que este trabalho está relacionado não é conto da carochinha, mas a realidade de um ambiente escolar sem quaisquer ferramentas tecnológicas da qual o professor é o protagonista fazendo veiculação em adquirir, promover, conhecer, e despertar o interesse dos nativos digitais.

Palavras chave: Nativos digitais, aprendizagem significativa, horta, TICs.

 

METODOLOGIA

Através de recortes de jornais, revista escolar Pátio e a boa vontade do professor em inovação sua fala, se apropriando de leituras, pesquisas e aperfeiçoamento através de congressos, palestras, formação continuada entre outras.

As atividades práticas na horta serão precedidas de estudo teóricas na sala de aula, findada a prática de manejo na horta serão escolhidas formas de relatos da atividade e opinião.

 À medida que o projeto vai se desenvolvendo todos os segmentos da escola serão convidados a participar.

Os produtos cultivados na horta terão destino inicial para a merenda escolar, havendo excedentes os alunos participantes poderão levar para suas casas. Os alunos levarão, ainda, mudas excedentes para horta familiar.

Na horta serão cultivados: verdura, legumes, será feito o leirão de plantas medicinais. As atividades desenvolvidas com o uso do computador e câmara digital montando vídeos acontecerá no decorrer das atividades desde o  plantio e manejo da horta até a colheita.

Será usado e montado com as crianças vídeos e fotos da prática na horta.

No Projeto de Horta Escolar, inserimos as TICs como recurso para a pesquisa, relato e inserção dos estudantes às novas tecnologias como ferramentas para o ensino e a aprendizagem. O uso do vídeo facilitará a opinião das experiências motivando-os ainda mais para continuarem no projeto. Além do conhecimento dos alunos, uma vez que a maioria são filhos agricultores nos apropriaremos também do uso da internet como fonte de pesquisa aos saberes necessários para o cultivo e consumo adequado.

Inserir na escola o uso das novas tecnologias de informação e comunicação que montaremos o blog da sala de aula, através do projeto Horta Escolar.

Na possibilidade de identificação dos alimentos de baixo custo de produção e alto valor nutritivo das verduras. Dessa forma relacionaremos a prática de todo o processo para construção da  horta com conteúdos programáticos tais como: cálculos, localização, posição solar, germinação, necessidades das plantas, produção textual e outros.

Assim os alunos serão provocados a adquirirem o gosto pela pesquisa e por novas formas de registros. Levando a compreender o funcionamento de um blog , colaborativo e de infinitas possibilidades.

Conduzindo ao entendimento do processo da construção e publicação de vídeo em blog. Inserindo no mundo a que os alunos da era digital se apropriem de novas linguagens.

 

RESULTADO e DISCUSSÃO

Qual resultado poderia resaltar, Bem a sede de ser “saciados” pelas próprias necessidades.  Pois podemos resaltar que tanto as ferramentas de tecnologias na era da agrícola com na nova era das TICs é que alunos e professores têm possibilidades de manipular as ferramentas para aprendizagem significativa.

A participação do aluno na construção do processo aprendizagem é primordial, no que se diz respeito também diretamente com as experiências.

As TICs mesmo sendo as crianças nativas digitais é preciso que os mesmos usufruam de tais ferramentas e, para isso o professor precisa se aprofundar testando  suas próprias experiências de forma ampla, clara e concisa.

Os resultados alcançados nos instigam a elaborar e implantar um núcleo permanente de TICs que façam conexões em sentido amplo para aprendizagem significativa.

É necessário que seja desenvolvimento das habilidades provocando a inteligência a usar os vários canais de comunicação e de informações.  Os conteúdos programáticos são flexivos e para serem assimilados requer a preparação de um plano pedagógico aplicável.,

 

CONCLUSÃO

Concluímos que o incentivo colaborativo e coletivo utilizando-se do mundo do qual em que as crianças da chã estão inseridas proporcionou uma aprendizagem significativa. Desde o preparo do solo, a seleção das sementes, do plantio das verduras e todos os cuidados até a colheita. As ferramentas de informações e comunicações foram utilizadas  no processo ensino-aprendizagem fortemente relacionadas às correntes da aprendizagem significativa, ou seja, a teoria cognitivista de aprendizagem proposta por David Ausubel.

Fomos instigadas a estreitar o conhecimento e manuseio das TICs, ousando atravessar os portões da escola e apresentar com o mundo a que as crianças da chã pertencem.

O cuidado com o meio ambiente, a contribuição para a merenda escolar e além do uso das ferramentas agrícolas podemos introduzir ferramentas tecnológicas. Nosso laboratório ao ar livre. Utilizamos a câmera do celular para registrar o desenvolvimento das verduras, armazenamos dados no, netbook, analisamos numa amostra no telão improvisado com cartolina, produzindo imagem através do datasow. Todas as ferramentas tecnológicas usadas são de propriedade particular, todo o percurso foi registrado através de fotos e apresentadas em PowerPoint.

Entretanto as crianças para conhecer um objeto e aprender suas propriedades necessitam tocar, manipular, ver, ouvir, sacudir. Pois para uma criança não se faz necessário fazer leituras de manuais, por elas serem visuais e aprenderem tocando no objeto,,

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora da UnB

PAPERT, Seymour M. – A máquina das crianças.

ROGERS, C. R.(19690. Liberdade para aprender. Belo Horizonte: Interlivroos. Tradução de freedom to learn (1969)). Columbus. Ohio: Charles E. Merril