CONSTRUINDO MUROS DE PROTEÇÃO AO REDOR DE MINHA FAMÍLIA

Quando eu falo em muros duas finalidades precípuas me vem a mente, separação e proteção. Alguns muros são construídos para separar um espaço, deixar esse espaço reservado, delinear um território, quando eu construo um muro ao redor de minha casa é como se eu dissesse: Esse espaço já tem dono, é reservado.
Outra finalidade do muro é estabelecer segurança e proteção, muitas vezes quando eu quero morar em um lugar e desejo estar tranqüila eu construo uma grande muralha.
Imaginemos uma situação: eu me mudo para uma cidade desconhecida e segundo as notícias essa cidade é bastante perigosa, duas casas são me proposta para eu morar com minha família, sendo que uma é bem murada e a outra, embora linda e bem construída não possui nenhum muro, ficando totalmente vulnerável. Qual das duas eu irei escolher? Parece bastante óbvio, eu vou escolher a que me proporcione maior segurança e bem estar.
Interessante que Jesus quando passou por aqui sempre que estava com o seu povo Ele utilizava de parábolas, ou seja, Ele utilizava fatos cotidianos para transmitir suas mensagens ao seu povo.
Hoje eu quero falar sobre a construção de alguns muros, muros espirituais, muros que eu não posso ver ou tocar, mas que podem me proporcionar segurança como nenhum outro.
1- Muro da oração: Éfesios 6:18. Uma família que não desenvolve um relacionamento com Deus através da oração é uma família que está desprotegida. Interessante como nós somos treinados desde pequenos a construir coisas, queremos construir uma casinha de boneca, depois queremos uma casa, um carro, enfim, passamos nossa vida sonhando em construir, mas precisamos entender que nossa família e relacionamentos exigem investimentos, e se quero viver uma vida com Deus, ter minha família protegida e experimentar o melhor de Deus preciso aprender a orar. A oração leva minha casa até Deus e traz Deus para minha casa.
Se fossemos falar profundamente em oração todo o tempo seria extremamente pouco pela grandeza dessa palavra. Partiremos porém, do pressuposto que nada pode proteger mais minha família durante nossa trajetória aqui nessa terra que a oração.
2- Muro do perdão: Mateus 06:12. Precisamos aprender a perdoar, a falta de perdão deixa a família vulnerável a muitas situações, tais como: amarguras, desesperos, doenças; já está provado que o ser humano quando não sabe perdoar vive menos. Pior ainda quando eu não ensino os meus filhos a exercitar o perdão, nós não temos sequer idéia de como a falta de perdão deixa minha família a mercê da miséria e das artimanhas de satanás e por vezes me impede de viver o melhor de Deus. Ilustração do mendigo e da festa.
3- Muro da determinação: Provérbios 16:33. Ser determinado é não desistir dos propósitos, eu preciso saber o que eu quero, quem eu sou e para onde eu estou andando; da mesma forma minha família precisa saber o que quer, quem ela é, e qual o seu propósito enquanto família. Nossa família não pode ser apenas um amontoado de gente dividindo casa, comida e roupa lavada, isso os albergues também fazem. Nossa família precisa saber que Deus nos fez família com um propósito especifico e precisamos viver em função desse propósito.
Nunca houve um tempo com tantas crianças inseguras, tantos adolescentes sem personalidade, sem rumo na vida; mas ninguém pode dar aquilo que não tem, como pode uma criança ou adolescente ter determinação para algo se os pais, que deveriam ser referência não possuem determinação nenhuma. Precisamos ensinar aos nossos filhos que não podemos desistir dos nossos sonhos e projetos por maior que sejam as oposições.
Muitas vezes conversamos com cristãos que não possuem objetivos, alvos, projetos, nem materiais, nem espirituais, nem familiares. Quando não temos determinação, quando não temos uma causa maior pela qual vivemos, estamos desprotegidos, vulneráveis a sermos levados por qualquer vento contrário.
4- Santidade. Vivemos em um tempo muito difícil, a sociedade pós-moderna tem se corrompido, os jovens tem mudado os seus valores, e por vezes a sociedade sequer tem valores. Lutar para preservar a santidade diante de Deus precisa ser um objetivo de nossa família. Um dia apresentaremos nossa família a Deus e como será que temos cuidado dela? Será que a maior preocupação minha como pai e mãe é com a roupa, o tênis, o colégio de meu filho? Será que preservar sua santidade diante de Deus, ensiná-los padrões bíblicos tem ocupado algum lugar em meu tempo? As vezes nós nos pegamos reclamando de algumas atitudes erradas na vida dos nossos adolescentes e das nossas crianças, mas a palavra de Deus para nós hoje nos exorta a se preocuparmos mais em construir o muro da santidade em nossa família.
Quando eu falo em santidade, eu falo em separação, em vida com Deus, em renuncia ao pecado, a imoralidade, a corrupção, eu não posso exigir de meu filho um comportamento se eu na verdade eu faço errado. Não posso cobrar dele santidade, se na verdade eu acho que para viver o evangelho não precisa de tudo isso.
Quer saber o que minha família vai colher amanhã é só eu verificar o que andamos plantando hoje!!!
Amados, precisamos tomar cuidado com a televisão, internet, a pornografia tem deturpado a mente de nossas crianças e adolescentes. Não estou falando em radicalismo, "agora ninguém mais assiste TV nessa casa"...não podemos criar normas que nós estamos dispostos a cumprir, mas precisamos juntos buscarmos pela santidade de Deus em família e o espírito santo nos orientará qual a melhor maneira de alcançarmos essa santidade.
5- Amor. De todos os muros citados, eu quero falar agora de um que o principal, o fundamental para proteger minha família.
O amor protege meus filhos das drogas.
O amor protege meu casamento do adultério.
O amor protege minha casa da miséria.
O amor me ajuda a orar.
O amor me ajuda a perdoar.
O amor me auxilia na busca pela santidade.
O amor me torna determinado, me proporciona alvos pelos quais estou disposto a lutar.
O amor me faz vencedor.