Hoje em dia, ouvimos falar muito de fluxo de caixa, mas muitas vezes ainda não sabemos o que realmente ele pode influir, quando temos uma empresa ou pretendemos ter.

Na verdade, ele significa, ter uma visão geral, desde o montante de dinheiro que você tem em caixa, como também de seus pagamentos de faturas, compras de matéria prima e outras não tão importantes, mas necessárias, salário dos funcionários quando houver, etc.

O principal para se ter esse controle rígido e sem falhas é fazer uma planilha, para visualizar melhor todos os seus gastos e tudo o que entra de dinheiro, para que no final de cada mês,você possa fazer um balanço e saber se está tendo lucros ou prejuízos.

fluxo de caixa, dá uma visão geral, de como vai indo a sua empresa e o que deve ser mudado para que ela vá melhor ainda.

Muitas pessoas preferem  fazer um balanço semanal, para não correrem o risco de perder o controle, mas de modo geral, no final de cada mês, isso pode ser feito, o importante é marcar tudo sem se esquecer de nada, até uma simples caneta ou lápis comprado, deve ser marcado, pois o dinheiro está saindo do montante de sua caixa e no final deve estar tudo certinho, o que entrou e o que saiu.

Muitas pessoas usam duas ou três cores de caneta para marcar as entradas e saídas, como também algum supérfluo, que pode ter sido comprado, pois tudo influencia  o caixa central, isto é, tendo como base o montante inicial do seu capital.

Para facilitar a organização de sua planilha, você pode começar colocando as datas do mês, depois os pagamentos, que são de rotina fazer todos os meses, em seguida, os gastos extras que podem surgir, mas que são indispensáveis, eles podem ser escritos de uma outra cor, para facilitar sua visualização.

Quando comprar uma mercadoria anote com uma cor e ao lado, o preço de venda visando o lucro que você precisa ter sem extrapolar, pois senão seus concorrentes vão vender mais do que você.

Cada empresa vai encontrar a planilha certa para marcar seus gastos de acordo com suas necessidades e tamanho de sua empresa, como também a entrada do dinheiro de cada venda feita.

O importante, é saber controlar de uma forma fácil, visualizando toda a entrada de dinheiro, para que no final de cada mês,você saiba  o que deve ser mudado, e possar fazer  a adaptação certa para  a  sua empresa.Da mesma forma que as pessoas são diferentes, as empresas também são, precisando de mudanças constantes, conforme o andamento dos negócios.